dc.creator.ID |
MENDES, J. N. S. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
GARRIDO, J. N. S. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2690638391131938 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE OLIVEIRA, VERÔNICA MACÁRIO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, VERONICA MACARIO DE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
TEODÓSIO, ARMINDO DOS SANTOS DE SOUSA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ARMINDO DOS SANTOS DE SOUSA, TEODÓSIO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2167878748442691 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Lúcia Santana de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, LÚCIA SANTANA DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, LUCIA SANTANA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo desta pesquisa é propor um framework com os determinantes comportamentais
para a prática do Consumo Colaborativo. Diversas metodologias foram adotadas nesta
pesquisa exploratória de corte quali-quantitativo. Inicialmente, através de uma pesquisa
bibliométrica, foi feita uma análise da estrutura conceitual do consumo colaborativo.
Posteriormente, foi realizado ensaio teórico para analisar o mercado do consumo colaborativo
à luz da Teoria dos Custos de Transação, abordando os atributos das transações e os aspectos
comportamentais e suas relações com os princípios essenciais do consumo colaborativo. Em
seguida, foi realizado um estudo bibliométrico sobre as escalas de mensuração para a prática
do consumo colaborativo, a fim de mapear e clusterizar o tema, identificando os
determinantes comportamentais do consumo colaborativo. Por fim, para o cumprimento do
objetivo desta dissertação, foi proposto um framework com os determinantes
comportamentais para a prática do consumo colaborativo que foi avaliado por especialistas,
através da técnica Survey, e os resultados foram, qualitativamente, categorizados e analisados
segundo a técnica de validade de translação (validade de face e conteúdo) e,
quantitativamente, foram feitas análises com base na média ponderada, desvio padrão e no
Índice de Validade de Conteúdo. Este estudo apresenta contribuições teóricas e práticas para o
fortalecimento das discussões sobre consumo colaborativo, assim como para o avanço de
novas investigações, de forma a ampliar o impacto de novos estudos sobre a temática e sobre
novas possibilidades de abordagens e análises nas discussões sobre as práticas de consumo
colaborativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo: proposição de um framework. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-08 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this research is to propose a framework with behavioral determinants for the
practice of Collaborative Consumption. Several methodologies were adopted in this
exploratory research with a qualitative-quantitative cut. Initially, through a bibliometric
research, an analysis of the conceptual structure of collaborative consumption was made.
Subsequently, a theoretical essay was carried out to analyze the collaborative consumption
market in the light of the Transaction Cost Theory, addressing the attributes of transactions
and behavioral aspects and their relationship with the essential principles of collaborative
consumption. Then, a bibliometric study was carried out on the measurement scales for the
practice of collaborative consumption, in order to map and cluster the theme, identifying the
behavioral determinants of collaborative consumption. Finally, in order to fulfill the objective
of this dissertation, a framework was proposed with behavioral determinants for the practice
of collaborative consumption, which was evaluated by experts, through the Survey technique,
and the results were qualitatively categorized and analyzed according to the technique of
translation validity (face and content validity) and, quantitatively, analyzes were performed
based on weighted mean, standard deviation and Content Validity Index. This study presents
theoretical and practical contributions to the strengthening of discussions on collaborative
consumption, as well as to the advancement of new investigations, in order to expand the
impact of new studies on the subject and on new possibilities for approaches and analyzes in
discussions about practices of collaborative consumption. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29348 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-11T14:37:18Z |
|
dc.date.available |
2023-04-11 |
|
dc.date.available |
2023-04-11T14:37:18Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Economia compartilhada |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo colaborativo |
pt_BR |
dc.subject |
Custos de transação |
pt_BR |
dc.subject |
Determinantes comportamentais |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento do consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Shared economy |
pt_BR |
dc.subject |
Collaborative consumption |
pt_BR |
dc.subject |
Transaction costs |
pt_BR |
dc.subject |
Behavioral determinants |
pt_BR |
dc.subject |
Consumer behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Economía compartida |
pt_BR |
dc.subject |
Costos de transacción |
pt_BR |
dc.subject |
Determinantes del comportamiento |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamiento del consumidor |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GARRIDO, Jéssika Narjara Silva Dantas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Behavioral determinants for the practice of collaborative consumption: proposition of a framework. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Determinantes conductuales para la práctica del consumo colaborativo: proposición de un marco. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Garrido, Jéssika Narjara Silva Dantas. Determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo: proposição de um framework. 2022. 139 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29348 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo de esta investigación es proponer un marco con los determinantes del comportamiento
para la práctica del Consumo Colaborativo. Se adoptaron varias metodologías en este
investigación exploratoria cualitativa y cuantitativa. Inicialmente, a través de una búsqueda
bibliométrico, se realizó un análisis de la estructura conceptual del consumo colaborativo.
Posteriormente, se realizó un ensayo teórico para analizar el mercado de consumo colaborativo
a la luz de la Teoría de los Costos de Transacción, abordando los atributos de las transacciones y los aspectos
comportamientos y sus relaciones con los principios esenciales del consumo colaborativo. En
luego, se realizó un estudio bibliométrico sobre las escalas de medición para la práctica
de consumo colaborativo, con el fin de mapear y agrupar el tema, identificando los
determinantes conductuales del consumo colaborativo. Finalmente, para cumplir con la
objetivo de esta disertación, se propuso un marco con los determinantes
comportamientos para la práctica del consumo colaborativo que fue evaluado por especialistas,
mediante la técnica de la Encuesta, y los resultados fueron categorizados y analizados cualitativamente
según la técnica de validez de traducción (validez aparente y de contenido) y,
cuantitativamente, se realizaron análisis en base a la media ponderada, la desviación estándar y la
Índice de validez de contenido. Este estudio presenta aportes teóricos y prácticos a la
fortalecimiento de las discusiones sobre el consumo colaborativo, así como para el avance de
nuevas investigaciones, con el fin de ampliar el impacto de nuevos estudios sobre el tema y sobre
nuevas posibilidades de abordaje y análisis en las discusiones sobre prácticas de consumo
colaborativo. |
pt_BR |