DSpace/Manakin Repository

Determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo: proposição de um framework.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENDES, J. N. S. pt_BR
dc.creator.ID GARRIDO, J. N. S. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2690638391131938 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DE OLIVEIRA, VERÔNICA MACÁRIO. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, VERONICA MACARIO DE. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee1 TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa.
dc.contributor.referee1ID TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa. pt_BR
dc.contributor.referee1ID TEODÓSIO, ARMINDO DOS SANTOS DE SOUSA. pt_BR
dc.contributor.referee1ID ARMINDO DOS SANTOS DE SOUSA, TEODÓSIO. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2167878748442691 pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Lúcia Santana de.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee2ID FREITAS, LÚCIA SANTANA DE. pt_BR
dc.contributor.referee2ID FREITAS, LUCIA SANTANA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa é propor um framework com os determinantes comportamentais para a prática do Consumo Colaborativo. Diversas metodologias foram adotadas nesta pesquisa exploratória de corte quali-quantitativo. Inicialmente, através de uma pesquisa bibliométrica, foi feita uma análise da estrutura conceitual do consumo colaborativo. Posteriormente, foi realizado ensaio teórico para analisar o mercado do consumo colaborativo à luz da Teoria dos Custos de Transação, abordando os atributos das transações e os aspectos comportamentais e suas relações com os princípios essenciais do consumo colaborativo. Em seguida, foi realizado um estudo bibliométrico sobre as escalas de mensuração para a prática do consumo colaborativo, a fim de mapear e clusterizar o tema, identificando os determinantes comportamentais do consumo colaborativo. Por fim, para o cumprimento do objetivo desta dissertação, foi proposto um framework com os determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo que foi avaliado por especialistas, através da técnica Survey, e os resultados foram, qualitativamente, categorizados e analisados segundo a técnica de validade de translação (validade de face e conteúdo) e, quantitativamente, foram feitas análises com base na média ponderada, desvio padrão e no Índice de Validade de Conteúdo. Este estudo apresenta contribuições teóricas e práticas para o fortalecimento das discussões sobre consumo colaborativo, assim como para o avanço de novas investigações, de forma a ampliar o impacto de novos estudos sobre a temática e sobre novas possibilidades de abordagens e análises nas discussões sobre as práticas de consumo colaborativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo: proposição de um framework. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-08
dc.description.abstract The objective of this research is to propose a framework with behavioral determinants for the practice of Collaborative Consumption. Several methodologies were adopted in this exploratory research with a qualitative-quantitative cut. Initially, through a bibliometric research, an analysis of the conceptual structure of collaborative consumption was made. Subsequently, a theoretical essay was carried out to analyze the collaborative consumption market in the light of the Transaction Cost Theory, addressing the attributes of transactions and behavioral aspects and their relationship with the essential principles of collaborative consumption. Then, a bibliometric study was carried out on the measurement scales for the practice of collaborative consumption, in order to map and cluster the theme, identifying the behavioral determinants of collaborative consumption. Finally, in order to fulfill the objective of this dissertation, a framework was proposed with behavioral determinants for the practice of collaborative consumption, which was evaluated by experts, through the Survey technique, and the results were qualitatively categorized and analyzed according to the technique of translation validity (face and content validity) and, quantitatively, analyzes were performed based on weighted mean, standard deviation and Content Validity Index. This study presents theoretical and practical contributions to the strengthening of discussions on collaborative consumption, as well as to the advancement of new investigations, in order to expand the impact of new studies on the subject and on new possibilities for approaches and analyzes in discussions about practices of collaborative consumption. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29348
dc.date.accessioned 2023-04-11T14:37:18Z
dc.date.available 2023-04-11
dc.date.available 2023-04-11T14:37:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Economia compartilhada pt_BR
dc.subject Consumo colaborativo pt_BR
dc.subject Custos de transação pt_BR
dc.subject Determinantes comportamentais pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject Shared economy pt_BR
dc.subject Collaborative consumption pt_BR
dc.subject Transaction costs pt_BR
dc.subject Behavioral determinants pt_BR
dc.subject Consumer behavior pt_BR
dc.subject Economía compartida pt_BR
dc.subject Costos de transacción pt_BR
dc.subject Determinantes del comportamiento pt_BR
dc.subject Comportamiento del consumidor pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GARRIDO, Jéssika Narjara Silva Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Behavioral determinants for the practice of collaborative consumption: proposition of a framework. pt_BR
dc.title.alternative Determinantes conductuales para la práctica del consumo colaborativo: proposición de un marco. pt_BR
dc.identifier.citation Garrido, Jéssika Narjara Silva Dantas. Determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo: proposição de um framework. 2022. 139 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29348 pt_BR
dc.description.resumen El objetivo de esta investigación es proponer un marco con los determinantes del comportamiento para la práctica del Consumo Colaborativo. Se adoptaron varias metodologías en este investigación exploratoria cualitativa y cuantitativa. Inicialmente, a través de una búsqueda bibliométrico, se realizó un análisis de la estructura conceptual del consumo colaborativo. Posteriormente, se realizó un ensayo teórico para analizar el mercado de consumo colaborativo a la luz de la Teoría de los Costos de Transacción, abordando los atributos de las transacciones y los aspectos comportamientos y sus relaciones con los principios esenciales del consumo colaborativo. En luego, se realizó un estudio bibliométrico sobre las escalas de medición para la práctica de consumo colaborativo, con el fin de mapear y agrupar el tema, identificando los determinantes conductuales del consumo colaborativo. Finalmente, para cumplir con la objetivo de esta disertación, se propuso un marco con los determinantes comportamientos para la práctica del consumo colaborativo que fue evaluado por especialistas, mediante la técnica de la Encuesta, y los resultados fueron categorizados y analizados cualitativamente según la técnica de validez de traducción (validez aparente y de contenido) y, cuantitativamente, se realizaron análisis en base a la media ponderada, la desviación estándar y la Índice de validez de contenido. Este estudio presenta aportes teóricos y prácticos a la fortalecimiento de las discusiones sobre el consumo colaborativo, así como para el avance de nuevas investigaciones, con el fin de ampliar el impacto de nuevos estudios sobre el tema y sobre nuevas posibilidades de abordaje y análisis en las discusiones sobre prácticas de consumo colaborativo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta