dc.creator.ID |
LAURENTINO, J. V. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1822327719338271 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MATOS, Denilson Pereira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MATOS, DENILSON PEREIRA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0733526938088480 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee2ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee3ID |
RAFAEL, Edmilson L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Situada no campo da Linguística Aplicada, esta dissertação surge com o propósito
de examinar práticas de ensino de Língua Portuguesa (LP) em torno de objetos de
conhecimento do eixo de Análise Linguística/Semiótica (AL/S) inseridas em contexto
didático-digital, a partir de videoaulas e comentários on-line. Desenvolvemos uma
pesquisa documental de inspiração netnográfica tendo por base as seguintes
questões norteadoras: o que as práticas de ensino de LP em videoaulas revelam
sobre ideologia linguística? A partir da efetivação dessas práticas, o que os
comentários revelam sobre a ideologia linguística subjacente? Para respondê-las, o
nosso objetivo geral foi relacionar práticas de ensino de LP do eixo AL/S à ideologia
linguística realizada em videoaulas e comentários on-line. Especificamente,
objetivamos (1) caracterizar as práticas de ensino sobre conteúdos de AL/S
presentes em videoaulas; (2) identificar, em práticas de ensino de AL/S, a partir de
videoaulas, a ideologia linguística subjacente e (3) analisar a evidência da ideologia
linguística em comentários relativos aos conteúdos mobilizados nas práticas de
ensino. Como referencial teórico, consideramos contribuições sobre ensino de língua
e pedagogia (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004), descrição
linguística (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) e ideologias
linguísticas (VOLÓCHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY, 2004;
IRVINE; GAL, 2000). Apoiando-nos numa abordagem quantiqualitativa, colocamos
em relevo contextos didático-digitais instanciados pela publicação de videoaula em
três canais pedagógicos sobre LP na rede social YouTube: Professor Noslen,
Redação e Gramática Zica e Português com Letícia. Diante da saliência quantitativa
dos dados, voltamo-nos às práticas de ensino realizadas e aos comentários
vinculados às videoaulas sobre concordância verbal. Percebemos a partilha de
aspectos comuns no tratamento da concordância verbal, referentes ao aparato
pedagógico assumido na efetivação das práticas, os recursos e as etapas didáticas.
Os comentários on-line, quando em contexto didático-digital, apresentam diferentes
focos temáticos, ora incidindo sobre o conteúdo de LP, ora sobre a metodologia, ora
sobre o sujeito expositor e ora sobre a própria videoaula. A partir da caracterização
desses objetos, ponderamos que as práticas de ensino de concordância verbal, ao
significarem, indexam ideologias linguísticas vinculadas aos grupos de prestígio
social, cultural e intelectual, saindo em defesa de uma homogeneização da língua
por meio da descrição exclusiva de uma variedade artefatualizada. Na mesma
órbita, os comentaristas reproduzem os mesmos ideais das práticas, avaliando seus
próprios usos através dos parâmetros artefatuais, ancorados em uma ideologia que
sinonimiza língua e regras gramaticais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Lingüística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de ensino de língua portuguesa em contexto didático-digital: evidências de ideologias linguísticas em videoaulas e comentários on- line. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-07-28 |
|
dc.description.abstract |
Situated in the field of Applied Linguistics, this dissertation arises with the purpose of
examining Portuguese Language (LP) teaching practices around objects of
knowledge of the Linguistic/Semiotic Analysis (AL/S) axis inserted in a didactic-digital
context, from video lessons and online comments. We developed one documentary
research of netnographic inspiration based on the following guiding questions: what
do PL teaching practices in video classes reveal about linguistic ideology? From the
realization of these practices, what do the comments reveal about the underlying
linguistic ideology? To answer them, our general goal was to relate LP teaching
practices from the AL/S axis to the linguistic ideology carried out in video classes and
online comments. Specifically, we aim (1) to characterize the teaching practices on
AL/S content present in video classes; (2) to identify, in AL/S teaching practices, from
video classes, the underlying linguistic ideology and (3) to analyze the evidence of
linguistic ideology in comments related to the contents mobilized in teaching
practices. As a theoretical framework, we consider contributions on language
teaching and pedagogy (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004),
linguistic description (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) and
linguistic ideologies (VOLÓCHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY,
2004; IRVINE; GAL, 2000). Relying on a quantitative-qualitative approach, we
highlight didactic-digital contexts created by the publication of video lessons on three
pedagogical channels on LP on the social network YouTube: Professor Noslen,
Redação e Grammática Zica and Português com Letícia. In view of the quantitative
salience of the data, we turned to the teaching practices carried out and the
comments linked to the video classes on verbal agreement. We noticed the sharing
of common aspects in the treatment of verbal agreement, referring to the
pedagogical apparatus assumed in the implementation of practices, resources and
didactic stages. Online comments, when in a didactic-digital context, present different
thematic focuses, sometimes focusing on the LP content, sometimes on the
methodology, sometimes on the exposing subject and sometimes on the video class
itself. Based on the characterization of these objects, we consider that the teaching
practices of verb agreement, when giving meaning, index linguistic ideologies linked
to groups of social, cultural and intellectual prestige, defending a homogenization of
the language through the exclusive description of a variety artifactualized. In the
same orbit, commentators reproduce the same ideal of practices, evaluating their
own uses through artefactual parameters, anchored in an ideology that synonymizes
language and grammatical rules. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29349 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-11T14:55:59Z |
|
dc.date.available |
2023-04-11 |
|
dc.date.available |
2023-04-11T14:55:59Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa – estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto didático-digital – videoaulas |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino – videoaulas |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos linguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologia linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language – study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic-digital context - video classes |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice – video classes |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic studies |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of languages |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic ideology |
pt_BR |
dc.subject |
La lingüística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Lengua portuguesa – estudio y enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto didáctico-digital - videoclases |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica docente - videoclases |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Estudios lingüísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de idiomas |
pt_BR |
dc.subject |
Ideología lingüística |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LAURENTINO, João Vitor Bezerra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Portuguese language teaching practices in a didactic-digital context: evidence of linguistic ideologies in video lessons and online comments line. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prácticas de enseñanza de la lengua portuguesa en un contexto didáctico-digital: evidencia de ideologías lingüísticas en lecciones en video y comentarios en línea línea. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LAURENTINO, João Vitor Bezerra. Práticas de ensino de língua portuguesa em contexto didático-digital: evidências de ideologias linguísticas em videoaulas e comentários on-line. 2022. 155 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29349 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Ubicada en el campo de la Lingüística Aplicada, esta tesis doctoral surge con el propósito
examinar las prácticas de enseñanza de la lengua portuguesa (LP) en torno a objetos de
conocimiento del eje de Análisis Lingüístico/Semiótico (AL/S) insertado en contexto
didáctico-digital, basado en videoclases y comentarios online. desarrollamos un
investigación documental de inspiración netnográfica basada en los siguientes
Preguntas orientadoras: lo que revelan las prácticas docentes de PL en videoclases
sobre ideología lingüística? A partir de la implementación de estas prácticas, ¿qué
revelan los comentarios acerca de la ideología lingüística subyacente? Para responderlas, el
nuestro objetivo general fue relacionar las prácticas docentes de PL desde el eje AL/S con la ideología
lingüística realizada en videoclases y comentarios online. Específicamente,
nuestro objetivo es (1) caracterizar las prácticas docentes sobre el contenido de AL/S
regalos en videoclases; (2) identificar, en las prácticas docentes de AL/S, con base en
lecciones en video, la ideología lingüística subyacente, y (3) analizar la evidencia de la ideología
lingüística en comentarios relacionados con los contenidos movilizados en las prácticas de
enseñando. Como marco teórico, consideramos aportes sobre la enseñanza de idiomas
y pedagogía (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004), descripción
lingüística (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) e ideologías
lingüística (VOLÓSHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY, 2004;
IRVINE; Gala, 2000). Basados en un enfoque cuantitativo y cualitativo, colocamos
en relieve contextos didáctico-digitales instanciados por la publicación de lecciones en video en
tres canales pedagógicos sobre LP en la red social YouTube: Profesor Noslen,
Escritura y Gramática Zica y Portugués con Letícia. Frente a la prominencia cuantitativa
datos, pasamos a las prácticas docentes realizadas y a los comentarios
vinculado a las lecciones en video sobre el acuerdo verbal. Entendemos el compartir
aspectos comunes en el tratamiento del acuerdo verbal, referido al aparato
rol pedagógico asumido en la implementación de prácticas, recursos y pasos didácticos.
Los comentarios en línea, cuando se encuentran en un contexto didáctico-digital, presentan diferentes
focos temáticos, a veces centrándose en el contenido de LP, ahora sobre la metodología, ahora
sobre el tema del expositor y ora sobre la lección en video en sí. De la caracterización
de estos objetos, consideramos que las prácticas de enseñanza del acuerdo verbal, cuando
ideologías lingüísticas malas e índice vinculadas a grupos de prestigio
sociales, culturales e intelectuales, saliendo en defensa de una homogeneización de la lengua
a través de la descripción exclusiva de una variedad artefactualizada. Lo mismo
órbita, los comentaristas reproducen los mismos ideales de las prácticas, evaluando su
propios usos a través de parámetros artefactos, anclados en una ideología que
sinonimiza el lenguaje y las reglas gramaticales. |
pt_BR |