DSpace/Manakin Repository

Práticas de ensino de língua portuguesa em contexto didático-digital: evidências de ideologias linguísticas em videoaulas e comentários on- line.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LAURENTINO, J. V. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1822327719338271 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 MATOS, Denilson Pereira de.
dc.contributor.referee1ID MATOS, DENILSON PEREIRA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0733526938088480 pt_BR
dc.contributor.referee2 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee3 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee3ID RAFAEL, Edmilson L. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.description.resumo Situada no campo da Linguística Aplicada, esta dissertação surge com o propósito de examinar práticas de ensino de Língua Portuguesa (LP) em torno de objetos de conhecimento do eixo de Análise Linguística/Semiótica (AL/S) inseridas em contexto didático-digital, a partir de videoaulas e comentários on-line. Desenvolvemos uma pesquisa documental de inspiração netnográfica tendo por base as seguintes questões norteadoras: o que as práticas de ensino de LP em videoaulas revelam sobre ideologia linguística? A partir da efetivação dessas práticas, o que os comentários revelam sobre a ideologia linguística subjacente? Para respondê-las, o nosso objetivo geral foi relacionar práticas de ensino de LP do eixo AL/S à ideologia linguística realizada em videoaulas e comentários on-line. Especificamente, objetivamos (1) caracterizar as práticas de ensino sobre conteúdos de AL/S presentes em videoaulas; (2) identificar, em práticas de ensino de AL/S, a partir de videoaulas, a ideologia linguística subjacente e (3) analisar a evidência da ideologia linguística em comentários relativos aos conteúdos mobilizados nas práticas de ensino. Como referencial teórico, consideramos contribuições sobre ensino de língua e pedagogia (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004), descrição linguística (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) e ideologias linguísticas (VOLÓCHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY, 2004; IRVINE; GAL, 2000). Apoiando-nos numa abordagem quantiqualitativa, colocamos em relevo contextos didático-digitais instanciados pela publicação de videoaula em três canais pedagógicos sobre LP na rede social YouTube: Professor Noslen, Redação e Gramática Zica e Português com Letícia. Diante da saliência quantitativa dos dados, voltamo-nos às práticas de ensino realizadas e aos comentários vinculados às videoaulas sobre concordância verbal. Percebemos a partilha de aspectos comuns no tratamento da concordância verbal, referentes ao aparato pedagógico assumido na efetivação das práticas, os recursos e as etapas didáticas. Os comentários on-line, quando em contexto didático-digital, apresentam diferentes focos temáticos, ora incidindo sobre o conteúdo de LP, ora sobre a metodologia, ora sobre o sujeito expositor e ora sobre a própria videoaula. A partir da caracterização desses objetos, ponderamos que as práticas de ensino de concordância verbal, ao significarem, indexam ideologias linguísticas vinculadas aos grupos de prestígio social, cultural e intelectual, saindo em defesa de uma homogeneização da língua por meio da descrição exclusiva de uma variedade artefatualizada. Na mesma órbita, os comentaristas reproduzem os mesmos ideais das práticas, avaliando seus próprios usos através dos parâmetros artefatuais, ancorados em uma ideologia que sinonimiza língua e regras gramaticais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística, Letras e Artes pt_BR
dc.title Práticas de ensino de língua portuguesa em contexto didático-digital: evidências de ideologias linguísticas em videoaulas e comentários on- line. pt_BR
dc.date.issued 2022-07-28
dc.description.abstract Situated in the field of Applied Linguistics, this dissertation arises with the purpose of examining Portuguese Language (LP) teaching practices around objects of knowledge of the Linguistic/Semiotic Analysis (AL/S) axis inserted in a didactic-digital context, from video lessons and online comments. We developed one documentary research of netnographic inspiration based on the following guiding questions: what do PL teaching practices in video classes reveal about linguistic ideology? From the realization of these practices, what do the comments reveal about the underlying linguistic ideology? To answer them, our general goal was to relate LP teaching practices from the AL/S axis to the linguistic ideology carried out in video classes and online comments. Specifically, we aim (1) to characterize the teaching practices on AL/S content present in video classes; (2) to identify, in AL/S teaching practices, from video classes, the underlying linguistic ideology and (3) to analyze the evidence of linguistic ideology in comments related to the contents mobilized in teaching practices. As a theoretical framework, we consider contributions on language teaching and pedagogy (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004), linguistic description (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) and linguistic ideologies (VOLÓCHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY, 2004; IRVINE; GAL, 2000). Relying on a quantitative-qualitative approach, we highlight didactic-digital contexts created by the publication of video lessons on three pedagogical channels on LP on the social network YouTube: Professor Noslen, Redação e Grammática Zica and Português com Letícia. In view of the quantitative salience of the data, we turned to the teaching practices carried out and the comments linked to the video classes on verbal agreement. We noticed the sharing of common aspects in the treatment of verbal agreement, referring to the pedagogical apparatus assumed in the implementation of practices, resources and didactic stages. Online comments, when in a didactic-digital context, present different thematic focuses, sometimes focusing on the LP content, sometimes on the methodology, sometimes on the exposing subject and sometimes on the video class itself. Based on the characterization of these objects, we consider that the teaching practices of verb agreement, when giving meaning, index linguistic ideologies linked to groups of social, cultural and intellectual prestige, defending a homogenization of the language through the exclusive description of a variety artifactualized. In the same orbit, commentators reproduce the same ideal of practices, evaluating their own uses through artefactual parameters, anchored in an ideology that synonymizes language and grammatical rules. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29349
dc.date.accessioned 2023-04-11T14:55:59Z
dc.date.available 2023-04-11
dc.date.available 2023-04-11T14:55:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Língua portuguesa – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Contexto didático-digital – videoaulas pt_BR
dc.subject Prática de ensino – videoaulas pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estudos linguísticos pt_BR
dc.subject Ensino de línguas pt_BR
dc.subject Ideologia linguística pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Portuguese language – study and teaching pt_BR
dc.subject Didactic-digital context - video classes pt_BR
dc.subject Teaching practice – video classes pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Linguistic studies pt_BR
dc.subject Teaching of languages pt_BR
dc.subject Linguistic ideology pt_BR
dc.subject La lingüística aplicada pt_BR
dc.subject Lengua portuguesa – estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Contexto didáctico-digital - videoclases pt_BR
dc.subject Práctica docente - videoclases pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Estudios lingüísticos pt_BR
dc.subject Enseñanza de idiomas pt_BR
dc.subject Ideología lingüística pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LAURENTINO, João Vitor Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese language teaching practices in a didactic-digital context: evidence of linguistic ideologies in video lessons and online comments line. pt_BR
dc.title.alternative Prácticas de enseñanza de la lengua portuguesa en un contexto didáctico-digital: evidencia de ideologías lingüísticas en lecciones en video y comentarios en línea línea. pt_BR
dc.identifier.citation LAURENTINO, João Vitor Bezerra. Práticas de ensino de língua portuguesa em contexto didático-digital: evidências de ideologias linguísticas em videoaulas e comentários on-line. 2022. 155 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29349 pt_BR
dc.description.resumen Ubicada en el campo de la Lingüística Aplicada, esta tesis doctoral surge con el propósito examinar las prácticas de enseñanza de la lengua portuguesa (LP) en torno a objetos de conocimiento del eje de Análisis Lingüístico/Semiótico (AL/S) insertado en contexto didáctico-digital, basado en videoclases y comentarios online. desarrollamos un investigación documental de inspiración netnográfica basada en los siguientes Preguntas orientadoras: lo que revelan las prácticas docentes de PL en videoclases sobre ideología lingüística? A partir de la implementación de estas prácticas, ¿qué revelan los comentarios acerca de la ideología lingüística subyacente? Para responderlas, el nuestro objetivo general fue relacionar las prácticas docentes de PL desde el eje AL/S con la ideología lingüística realizada en videoclases y comentarios online. Específicamente, nuestro objetivo es (1) caracterizar las prácticas docentes sobre el contenido de AL/S regalos en videoclases; (2) identificar, en las prácticas docentes de AL/S, con base en lecciones en video, la ideología lingüística subyacente, y (3) analizar la evidencia de la ideología lingüística en comentarios relacionados con los contenidos movilizados en las prácticas de enseñando. Como marco teórico, consideramos aportes sobre la enseñanza de idiomas y pedagogía (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004), descripción lingüística (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) e ideologías lingüística (VOLÓSHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY, 2004; IRVINE; Gala, 2000). Basados ​​en un enfoque cuantitativo y cualitativo, colocamos en relieve contextos didáctico-digitales instanciados por la publicación de lecciones en video en tres canales pedagógicos sobre LP en la red social YouTube: Profesor Noslen, Escritura y Gramática Zica y Portugués con Letícia. Frente a la prominencia cuantitativa datos, pasamos a las prácticas docentes realizadas y a los comentarios vinculado a las lecciones en video sobre el acuerdo verbal. Entendemos el compartir aspectos comunes en el tratamiento del acuerdo verbal, referido al aparato rol pedagógico asumido en la implementación de prácticas, recursos y pasos didácticos. Los comentarios en línea, cuando se encuentran en un contexto didáctico-digital, presentan diferentes focos temáticos, a veces centrándose en el contenido de LP, ahora sobre la metodología, ahora sobre el tema del expositor y ora sobre la lección en video en sí. De la caracterización de estos objetos, consideramos que las prácticas de enseñanza del acuerdo verbal, cuando ideologías lingüísticas malas e índice vinculadas a grupos de prestigio sociales, culturales e intelectuales, saliendo en defensa de una homogeneización de la lengua a través de la descripción exclusiva de una variedad artefactualizada. Lo mismo órbita, los comentaristas reproducen los mismos ideales de las prácticas, evaluando su propios usos a través de parámetros artefactos, anclados en una ideología que sinonimiza el lenguaje y las reglas gramaticales. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta