dc.creator.ID |
ARAÚJO, P. M. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1315629178868241 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARROS, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Hyggo Oliveira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.description.resumo |
Estimular a inteligência coletiva e criativa das cidades é o grande
desafio da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO.
Nesse contexto, Campina Grande, cidade membro da UCCN na
categoria Artes Midiáticas, desenvolveu, na Unidade Acadêmica
de Sistemas e Computação da UFCG, uma versão inicial do
aplicativo Cidade Singular, com o objetivo de ajudar a população
a divulgar e fomentar as atividades, bens e serviços culturais das
Cidades Criativas. Para além do desafio de ofertar à população um
meio digital de divulgar seus bens culturais, resta o desafio de
engajar esta população na participação coletiva e voluntária de
uma política pública de Economia Criativa. Este trabalho tem o
objetivo de criar uma experiência na qual o usuário se sinta
motivado a participar ativamente no aplicativo, compartilhando e
alimentando o sistema com sua própria vivência. Para isso foi
concebida, desenvolvida e avaliada, uma nova versão do app
Cidade Singular usando técnicas de gamificação para aumentar a
participação e o engajamento do usuário na missão de valorizar as
singularidades de uma Cidade Criativa. Uma análise qualitativa
dos resultados, mostrou que, na percepção dos usuários, o impacto
da gamificação no aumento do engajamento da nova versão do
aplicativo foi positivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
Gamificação em um aplicativo de divulgação de atividades, bens e serviços culturais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-14 |
|
dc.description.abstract |
Stimulating the collective and creative intelligence of cities is the great challenge of the UNESCO World
Network of Creative Cities. In this context, Campina Grande, a member city of the UCCN in the Media
Arts category, developed, at the UFCG Academic Unit of Systems and Computing, an initial version of the
Cidade Singular application, to help the population publicize and promote activities, goods and cultural
services of the Creative Cities. In addition to the challenge of offering the population a digital means of
disseminating their cultural assets, there remains the challenge of engaging this population in the
collective and voluntary participation of a public policy for the Creative Economy. This work aims to
create an experience in which the user feels motivated to actively participate in the application, sharing
and feeding the system with their own experience. For this, a new version of the Cidade Singular app was
conceived, developed and evaluated, using gamification techniques to increase user participation and
engagement in the mission of valuing the singularities of a Creative City. A qualitative analysis of the
results showed that, in the users' perception, the impact of gamification in increasing the engagement of
the new version of the application was positive. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29358 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-11T17:36:46Z |
|
dc.date.available |
2023-04-11 |
|
dc.date.available |
2023-04-11T17:36:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Cidade criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Rede Mundial de Cidades Criativas |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - PB - cidade criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Aplicativo cidade singular - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços culturais - aplicativo |
pt_BR |
dc.subject |
Gamification |
pt_BR |
dc.subject |
Creative city |
pt_BR |
dc.subject |
Worldwide Network of Creative Cities |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - PB - creative city |
pt_BR |
dc.subject |
Unique city application - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural services - app |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Pablwo Mattheus Ribeiro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gamification in an application for the dissemination of cultural activities, goods and services. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Pablwo Mattheus Ribeiro de. Gamificação em um aplicativo de divulgação de atividades, bens e serviços culturais. 2023. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29358 |
pt_BR |