DSpace/Manakin Repository

Gamificação em um aplicativo de divulgação de atividades, bens e serviços culturais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, P. M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1315629178868241 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumo Estimular a inteligência coletiva e criativa das cidades é o grande desafio da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Nesse contexto, Campina Grande, cidade membro da UCCN na categoria Artes Midiáticas, desenvolveu, na Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, uma versão inicial do aplicativo Cidade Singular, com o objetivo de ajudar a população a divulgar e fomentar as atividades, bens e serviços culturais das Cidades Criativas. Para além do desafio de ofertar à população um meio digital de divulgar seus bens culturais, resta o desafio de engajar esta população na participação coletiva e voluntária de uma política pública de Economia Criativa. Este trabalho tem o objetivo de criar uma experiência na qual o usuário se sinta motivado a participar ativamente no aplicativo, compartilhando e alimentando o sistema com sua própria vivência. Para isso foi concebida, desenvolvida e avaliada, uma nova versão do app Cidade Singular usando técnicas de gamificação para aumentar a participação e o engajamento do usuário na missão de valorizar as singularidades de uma Cidade Criativa. Uma análise qualitativa dos resultados, mostrou que, na percepção dos usuários, o impacto da gamificação no aumento do engajamento da nova versão do aplicativo foi positivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Gamificação em um aplicativo de divulgação de atividades, bens e serviços culturais. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract Stimulating the collective and creative intelligence of cities is the great challenge of the UNESCO World Network of Creative Cities. In this context, Campina Grande, a member city of the UCCN in the Media Arts category, developed, at the UFCG Academic Unit of Systems and Computing, an initial version of the Cidade Singular application, to help the population publicize and promote activities, goods and cultural services of the Creative Cities. In addition to the challenge of offering the population a digital means of disseminating their cultural assets, there remains the challenge of engaging this population in the collective and voluntary participation of a public policy for the Creative Economy. This work aims to create an experience in which the user feels motivated to actively participate in the application, sharing and feeding the system with their own experience. For this, a new version of the Cidade Singular app was conceived, developed and evaluated, using gamification techniques to increase user participation and engagement in the mission of valuing the singularities of a Creative City. A qualitative analysis of the results showed that, in the users' perception, the impact of gamification in increasing the engagement of the new version of the application was positive. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29358
dc.date.accessioned 2023-04-11T17:36:46Z
dc.date.available 2023-04-11
dc.date.available 2023-04-11T17:36:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Cidade criativa pt_BR
dc.subject Rede Mundial de Cidades Criativas pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - cidade criativa pt_BR
dc.subject Aplicativo cidade singular - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Serviços culturais - aplicativo pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.subject Creative city pt_BR
dc.subject Worldwide Network of Creative Cities pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - creative city pt_BR
dc.subject Unique city application - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Cultural services - app pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Pablwo Mattheus Ribeiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gamification in an application for the dissemination of cultural activities, goods and services. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Pablwo Mattheus Ribeiro de. Gamificação em um aplicativo de divulgação de atividades, bens e serviços culturais. 2023. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29358 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta