dc.creator.ID |
VIEIRA, J. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6899751391886121 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Eronides Câmara de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9669893840583648 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CAVALCANTI, S. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Manuela Aguiar Araújo de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MEDEIROS, M. A. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este artigo sugere pensar as representações de raça e gênero sobre as mulheres negras no
mundo contemporâneo, a partir do filme “O besouro”. É um relato de experiência
desenvolvido com educandos do 9º ano do ensino fundamental II, da escola Municipal Irmão
Damião, Lagoa Seca –PB. Esse artigo é uma exigência para conclusão de curso de
especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais, promovido pela UFCG. Seu
objetivo é problematizar as representações da mulher negra. Metodologicamente, utilizo o
filme “Besouro” como instrumento para a discussão sobre raça e gênero, pensando sobre as
diversas formas de exclusão que as mulheres negras sofrem na sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
A flor e o “besouro”: cinema e representações da mulher negra para o ensino de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-05 |
|
dc.description.abstract |
This paper advises us to think about the representations of black women’s race and gender in
the conteporary world. This discussion is based on the film “O Besouro” (Beetle - The
Movie). This paper is a description of an experience developed with ninth grade students from
the public elementary school Irmão Damião, localized in the city of Lagoa Seca in the state of
Paraiba, Brazil. The following paper is required in order to finish the specialization in
Education for Ethnic and Racial Relations at UFCG. This paper’s objective is to problematize
the representations of black women. The movie “O Besouro” was utilized methodogically to
discuss about race and gender. The objective is to think about the different kinds of exclusion
that the black women experience in society nowadays. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29364 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-12T17:45:59Z |
|
dc.date.available |
2023-04-12 |
|
dc.date.available |
2023-04-12T17:45:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher negra - representação no cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Black woman - representation in cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Film and history teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Representação negra - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Black representation - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Filme - O Besouro |
pt_BR |
dc.subject |
Movie - The Beetle |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Raça e gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Race and gender |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Jadson Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The flower and the “beetle”: cinema and representations of black women for teaching history. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Jadson Pereira. A flor e o “besouro”: cinema e representações da mulher negra para o ensino de História. 2015. 25f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29364 |
pt_BR |