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Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.

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dc.creator.ID RODRIGUES, G. S. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0818643656796395 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Alexandre Cunha.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6699829609793478 pt_BR
dc.contributor.advisor2 LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
dc.contributor.advisor2ID LIMA, A. M. N. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2237395961717699 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA, Maurício Beltrão de Rossiter.
dc.contributor.referee1ID CORRÊA, M. B. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0041843905239864 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt.
dc.contributor.referee2ID BRAGA FILHO, E. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5260464346220327 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho, o objetivo é propor um sistema de frenagem regenerativa para um veículo a combustão interna, avaliando a viabilidade energética da implementação da função start- stop utilizando apenas a energia recuperada durante o processo de frenagem. Para tal, é desenvolvido um modelo detalhado de simulação do alternador de Lundell para que se validem estratégias que maximizam a geração de energia a partir do mesmo. É proposta uma nova estratégia de rastreamento do ponto de máxima transferência de potência que é, ao mesmo tempo, precisa e apresenta baixo tempo de convergência. Essa estratégia é aplicada durante um cenário de frenagem de um veículo e o montante energético recuperado é contabilizado. Os resultados apontam tanto para o eficiente rastreamento do ponto de máxima potência durante a frenagem quanto para a viabilidade energética da implementação de um esquema start-stop utilizando, em sua maioria, dispositivos presentes no sistema e sem propor mudanças drásticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica pt_BR
dc.title Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna. pt_BR
dc.date.issued 2019-08-15
dc.description.abstract In this work, the goal is to propose a regenerative braking system for an internal combustion engine vehicle, evaluating the energy viability to implement the start-stop function using only the energy recovered during the braking process. In order to do so, it is developed a detailed simulation model of the Lundell alternator aiming to validate the strategies that maximize its power generation capabilities. It is proposed a new maximum power point tracking technique that is both accurate and fast. This strategy is then applied to a vehicle braking scenario and the recovered energy amount is accounted for. The results point to both efficient maximum power point tracking during the braking process and energy viability to implement a start-stop scheme by using mostly devices that are already present in the system and avoiding drastic changes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
dc.date.accessioned 2023-04-13T14:28:29Z
dc.date.available 2023-04-13
dc.date.available 2023-04-13T14:28:29Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Processamento de energia pt_BR
dc.subject Alternador de Lundell pt_BR
dc.subject Rastreamento de ponto de máxima potência pt_BR
dc.subject Otimização em tempo real pt_BR
dc.subject Extremum Seeking control pt_BR
dc.subject Recuperação de energia pt_BR
dc.subject Frenagem regenerativa pt_BR
dc.subject Energy processing pt_BR
dc.subject Lundell's Alternator pt_BR
dc.subject Maximum power point tracking pt_BR
dc.subject Optimization in time real pt_BR
dc.subject Extreme Seeking control pt_BR
dc.subject Energy recovery pt_BR
dc.subject Regenerative braking pt_BR
dc.subject Procesamiento de energía pt_BR
dc.subject Maximo poder punto pt_BR
dc.subject Optimización en el tiempo real pt_BR
dc.subject Control de búsqueda extrema pt_BR
dc.subject Recuperación de energía pt_BR
dc.subject Frenado regenerativo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Gabriel Sales Lins.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Control, management and recovery of energy in vehicles internal combustion. pt_BR
dc.title.alternative Control, gestión y recuperación de energía en vehículos Combustión interna. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Gabriel Sales Lins. Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna. 2019. 136 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e informática, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375 pt_BR
dc.description.resumen En este trabajo, el objetivo es proponer un sistema de frenado regenerativo para un vehículo combustión interna, evaluando la viabilidad energética de implementar el arranque- deja de usar solo la energía recuperada durante el proceso de frenado. Para tal, Se desarrolla un modelo de simulación detallado del alternador Lundell para validar estrategias que maximicen la generación de energía a partir de ella. se propone una nueva estrategia para rastrear el punto de máxima transferencia de potencia que es, al mismo tiempo, preciso y tiene un tiempo de convergencia bajo. Esta estrategia es aplicado durante un escenario de frenado del vehículo y la cantidad de energía recuperada se contabiliza. Los resultados apuntan tanto al seguimiento eficiente del punto de potencia máxima durante el frenado en cuanto a la viabilidad energética de la aplicación de un esquema start-stop utilizando, en su mayor parte, dispositivos presentes en el sistema y sin proponer cambios drásticos. pt_BR


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