dc.description.resumo |
O semiárido brasileiro se configurou ao longo da história
como uma região carente e, muitas vezes, desamparada
de políticas públicas que dessem conta de fato das necessidades
dos seus territórios e levassem em consideração as suas
especificidades–climáticas, sociais, culturais e econômicas. Contudo,
nas últimas duas décadas, essa realidade vem sendo reconfigurada,
principalmente a partir de organizações sociais que se
mobilizaram e lutaram pela implementação de políticas públicas
sérias, que resultaram em melhores condições de vida da população
residente nessa região. Um exemplo disso foi a implantação
de universidades, centros acadêmicos e institutos federais em vários
municípios do semiárido, que trouxeram impactos positivos.
O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido/
cdsa, Campus Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande–
ufcg, se constitui, desde 2009, como um espaço de formação
inicial e continuada de jovens e adultos do território do Cariri
Paraibano e seus circunvizinhos. Entre 2016 e 2018, ocorreu o I
Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e
Matemática para Convivência com o Semiárido, destinado a
professores/as da rede pública estadual e municipal do território
que atuavam nas áreas de Ciências, Biologia, Matemática, Física
e Química; e para os egressos da área de Ciências da Natureza e da
Matemática da licenciatura em Educação do Campo, tendo como
ênfase a interdisciplinaridade, a convivência com o semiárido e
a conexão dos saberes das áreas de conhecimento. A partir desse curso de especialização, foram produzidos artigos acadêmicos
elaborados a partir de pesquisas e experiências educacionais de
docentes e discentes contextualizadas com os aspectos sociais,
econômicos e culturais do semiárido brasileiro.
Dessa forma, o livro intitulado Ensino de Ciências e Matemática
para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do
Cariri Paraibano reúne uma coletânea de artigos produzidos por
discentes e docentes orientadores do referido curso, apresentando
reflexões e práticas educativas nas áreas de Ciências da Natureza
e da Matemática. Tendo a convivência com o semiárido
brasileiro como seu contexto teórico-metodológico, conforme
veremos, os trabalhos apontam para o horizonte do diálogo da
formação docente, da educação contextualizada e da pesquisa na
área de Ciências da Natureza e da Matemática.
Assim sendo, o primeiro capítulo, intitulado “Educação contextualizada
para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico
contextualizado nas práticas da Escola do Campo do
Assentamento Zé Marcolino”, das autoras Edigleuma Coelho da
Siqueira e Denise Xavier Torres, explicita a articulação da Escola
do Campo Escola Estadual Plinio Lemos para a construção de conceitos
matemáticos a partir de uma prática de cultivo de algodão
agroecológico pela comunidade assentada, o que possibilitou uma
articulação entre escola-comunidade-produção agroecológica.
O segundo capítulo, “O ensino de Matemática para a educação
do campo: reflexão sobre a problemática da caprinocultura”,
de Diogo Cabral de Sousa e José Luiz Cavalcante, baseado na Teoria
Antropológica do Didático, traz a cadeia produtiva da caprinocultura
como conteúdo para o ensino da Matemática a partir
da vivência produtiva dos camponeses da região.
A terceira pesquisa, intitulada “Teatro de fantoches como
prática dialógica para estudos sobre o solo”, de Maria Vânia de
Freitas e Adriana de Fátima Meira Vital, mostra uma metodologia dialógica de estudos sobre o solo com os estudantes do 3° ano do
Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e
Ensino Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas, no município
de Sumé.
Na quarta pesquisa, denominada “Percepções dos professores
sobre gravidez na adolescência e evasão escolar no município
de Sumé”, Maria Janoelma França Silva e Carolina Silva de Medeiros
ressaltam as causas da gravidez na adolescência, a importância
da equipe de saúde da família na escola e da relação entre
a escola e a família para lidar com as situações de evasão geradas
pela gravidez precoce.
Já a quinta pesquisa, “Metodologia alternativa para o ensino
de Física: a construção e demonstração de experimentos com
materiais de baixo custo”, de Fleberson Saraiva Aires e Patrício
José Felix da Silva, evidencia a importância do uso de materiais
encontrados em casas, sucatas, oficinas, etc., para o estudo de
fenômenos físicos, a partir de uma pesquisa ação realizada com
estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio Bartolomeu Maracajá, localizada no município
de São José dos Cordeiros-PB.
Na sexta pesquisa, denominada “Refletindo a contextualização
no ensino da Matemática a partir de conhecimentos do cotidiano
profissional de técnicos da CAGEPA-PB”, de autoria de José
da Paz Marcolino de Araújo e Nahum Isaque Santos Cavalcante,
há o resgate de conhecimentos do cotidiano dos profissionais técnicos
que atuam com fornecimento de água e saneamento básico
para subsidiar práticas de ensino contextualizado da Matemática.
Na sétima pesquisa, “A mobilização de conhecimentos matemáticos
no cotidiano de um trabalhador camponês”, os autores
Isaías Pereira de Araújo e Nahum Isaque dos S. Cavalcante registram
os conhecimentos matemáticos utilizados para resolver
situações cotidianas pelos camponeses da Comunidade Rural Sacada, do município de Sumé-PB, que foram passados de geração
em geração e que se encontram ausentes dos currículos e livros
didáticos.
Na oitava pesquisa, intitulada “O Ensino de Matemática na
Educação Básica com Grupos Interativos”, de Maria Aparecida
Almeida Arruda e Marcus Bessa de Menezes, evidencia-se como
os Grupos Interativos de Matemática desempenham um papel
significativo na aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos,
ressaltando a necessidade de políticas voltadas para a
capacitação dos docentes.
Na nona pesquisa, “A avaliação no processo didático e suas influências”,
de Alíson Márcio Rafael Nascimento e Marcus Bessa de
Menezes, foi realizada com uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental
a veriicação da influência da avaliação na transposição
didática e no contrato didático na sala de aula de Matemática.
A décima pesquisa, que trata sobre “O potencial de captação
de água de chuvas: uma proposta para o uso de modelagem
matemática”, de Rubenildo Campos da Silva e Aldinete Bezerra
Barreto, foi realizada nas edificações do CDSA/UFCG para verificar
a acumulação do volume da água captada e a acumulação da
demanda, a partir do uso da modelagem matemática como estratégia
de ensino-aprendizagem, associada à problematização e à
investigação da realidade.
Na décima primeira pesquisa, “A contribuição da geometria
ao desenvolvimento socioeconômico do semiárido”, Maria José
Batista da Silva e José Ozildo dos Santos realizam um levantamento
do uso da geometria nas atividades produtivas, na melhoria
da qualidade de vida da população e na convivência com o
semiárido, evidenciando a importância dos conhecimentos matemáticos
no cotidiano. A décima segunda pesquisa, intitulada “As tecnologias de
convivência com o semiárido: o feito e o aprendido pelos agricultores
no município de Livramento-Paraíba”, de Gessika Campos
da Silva e Maria do Socorro Silva, teve como objetivo analisar e
observar quais as tecnologias utilizadas pelos/as agricultores/
as, como aprenderam a usar e como fazem para conviver com os
longos períodos de estiagem enfrentados nesta região a partir da
diversiicação da prática com as tecnologias sociais de convivência
com o semiárido.
Desejamos que estas diversas pesquisas despertem seu interesse
para a leitura! |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29385 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-13T22:19:07Z |
|
dc.date.available |
2023-04-13 |
|
dc.date.available |
2023-04-13T22:19:07Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro de fantoches - educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Gravidez na adolescência |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção - professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização no ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação no processo didático |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem matemática - captação de águas da chuva |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias de convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Living with the semi-arid |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Puppet theater - education in soils |
pt_BR |
dc.subject |
Education in soils |
pt_BR |
dc.subject |
Teenage pregnancy |
pt_BR |
dc.subject |
Study of perception - teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Physics Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualization in mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment in the didactic process |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical modeling - rainwater harvesting |
pt_BR |
dc.subject |
Geometry |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies of coexistence with the semi-arid region |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las ciencias |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las Matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Vivir con el semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educación contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
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dc.subject |
Teatro de títeres - educación en suelos |
pt_BR |
dc.subject |
Educación en suelos |
pt_BR |
dc.subject |
Embarazo en la adolescencia |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de la percepción - profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la Física |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualización en la enseñanza de las matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación en el proceso didáctico |
pt_BR |
dc.subject |
Modelado matemático - recolección de agua de lluvia |
pt_BR |
dc.subject |
Geometría |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologías de convivencia con la región semiárida |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement des sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement des mathématiques |
pt_BR |
dc.subject |
Vivre avec le semi-aride |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement des mathématiques |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation contextualisée |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Théâtre de marionnettes - éducation aux terroirs |
pt_BR |
dc.subject |
L'éducation dans les sols |
pt_BR |
dc.subject |
Grossesse chez les adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Étude de la perception - enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de la physique |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualisation dans l'enseignement des mathématiques |
pt_BR |
dc.subject |
Évaluation dans le processus didactique |
pt_BR |
dc.subject |
Modélisation mathématique - récupération des eaux de pluie |
pt_BR |
dc.subject |
Géométrie |
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dc.subject |
Technologies de coexistence avec la région semi-aride |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.creator |
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching science and mathematics for living with the semi-arid region: reflections and practices in the territory of Cariri Paraíba. |
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dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro (organizadores). Ensino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-71-4 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29385 |
pt_BR |