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Ensino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano.

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dc.description.resumo O semiárido brasileiro se configurou ao longo da história como uma região carente e, muitas vezes, desamparada de políticas públicas que dessem conta de fato das necessidades dos seus territórios e levassem em consideração as suas especificidades–climáticas, sociais, culturais e econômicas. Contudo, nas últimas duas décadas, essa realidade vem sendo reconfigurada, principalmente a partir de organizações sociais que se mobilizaram e lutaram pela implementação de políticas públicas sérias, que resultaram em melhores condições de vida da população residente nessa região. Um exemplo disso foi a implantação de universidades, centros acadêmicos e institutos federais em vários municípios do semiárido, que trouxeram impactos positivos. O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido/ cdsa, Campus Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande– ufcg, se constitui, desde 2009, como um espaço de formação inicial e continuada de jovens e adultos do território do Cariri Paraibano e seus circunvizinhos. Entre 2016 e 2018, ocorreu o I Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, destinado a professores/as da rede pública estadual e municipal do território que atuavam nas áreas de Ciências, Biologia, Matemática, Física e Química; e para os egressos da área de Ciências da Natureza e da Matemática da licenciatura em Educação do Campo, tendo como ênfase a interdisciplinaridade, a convivência com o semiárido e a conexão dos saberes das áreas de conhecimento. A partir desse curso de especialização, foram produzidos artigos acadêmicos elaborados a partir de pesquisas e experiências educacionais de docentes e discentes contextualizadas com os aspectos sociais, econômicos e culturais do semiárido brasileiro. Dessa forma, o livro intitulado Ensino de Ciências e Matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano reúne uma coletânea de artigos produzidos por discentes e docentes orientadores do referido curso, apresentando reflexões e práticas educativas nas áreas de Ciências da Natureza e da Matemática. Tendo a convivência com o semiárido brasileiro como seu contexto teórico-metodológico, conforme veremos, os trabalhos apontam para o horizonte do diálogo da formação docente, da educação contextualizada e da pesquisa na área de Ciências da Natureza e da Matemática. Assim sendo, o primeiro capítulo, intitulado “Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da Escola do Campo do Assentamento Zé Marcolino”, das autoras Edigleuma Coelho da Siqueira e Denise Xavier Torres, explicita a articulação da Escola do Campo Escola Estadual Plinio Lemos para a construção de conceitos matemáticos a partir de uma prática de cultivo de algodão agroecológico pela comunidade assentada, o que possibilitou uma articulação entre escola-comunidade-produção agroecológica. O segundo capítulo, “O ensino de Matemática para a educação do campo: reflexão sobre a problemática da caprinocultura”, de Diogo Cabral de Sousa e José Luiz Cavalcante, baseado na Teoria Antropológica do Didático, traz a cadeia produtiva da caprinocultura como conteúdo para o ensino da Matemática a partir da vivência produtiva dos camponeses da região. A terceira pesquisa, intitulada “Teatro de fantoches como prática dialógica para estudos sobre o solo”, de Maria Vânia de Freitas e Adriana de Fátima Meira Vital, mostra uma metodologia dialógica de estudos sobre o solo com os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas, no município de Sumé. Na quarta pesquisa, denominada “Percepções dos professores sobre gravidez na adolescência e evasão escolar no município de Sumé”, Maria Janoelma França Silva e Carolina Silva de Medeiros ressaltam as causas da gravidez na adolescência, a importância da equipe de saúde da família na escola e da relação entre a escola e a família para lidar com as situações de evasão geradas pela gravidez precoce. Já a quinta pesquisa, “Metodologia alternativa para o ensino de Física: a construção e demonstração de experimentos com materiais de baixo custo”, de Fleberson Saraiva Aires e Patrício José Felix da Silva, evidencia a importância do uso de materiais encontrados em casas, sucatas, oficinas, etc., para o estudo de fenômenos físicos, a partir de uma pesquisa ação realizada com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Maracajá, localizada no município de São José dos Cordeiros-PB. Na sexta pesquisa, denominada “Refletindo a contextualização no ensino da Matemática a partir de conhecimentos do cotidiano profissional de técnicos da CAGEPA-PB”, de autoria de José da Paz Marcolino de Araújo e Nahum Isaque Santos Cavalcante, há o resgate de conhecimentos do cotidiano dos profissionais técnicos que atuam com fornecimento de água e saneamento básico para subsidiar práticas de ensino contextualizado da Matemática. Na sétima pesquisa, “A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês”, os autores Isaías Pereira de Araújo e Nahum Isaque dos S. Cavalcante registram os conhecimentos matemáticos utilizados para resolver situações cotidianas pelos camponeses da Comunidade Rural Sacada, do município de Sumé-PB, que foram passados de geração em geração e que se encontram ausentes dos currículos e livros didáticos. Na oitava pesquisa, intitulada “O Ensino de Matemática na Educação Básica com Grupos Interativos”, de Maria Aparecida Almeida Arruda e Marcus Bessa de Menezes, evidencia-se como os Grupos Interativos de Matemática desempenham um papel significativo na aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, ressaltando a necessidade de políticas voltadas para a capacitação dos docentes. Na nona pesquisa, “A avaliação no processo didático e suas influências”, de Alíson Márcio Rafael Nascimento e Marcus Bessa de Menezes, foi realizada com uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental a veriicação da influência da avaliação na transposição didática e no contrato didático na sala de aula de Matemática. A décima pesquisa, que trata sobre “O potencial de captação de água de chuvas: uma proposta para o uso de modelagem matemática”, de Rubenildo Campos da Silva e Aldinete Bezerra Barreto, foi realizada nas edificações do CDSA/UFCG para verificar a acumulação do volume da água captada e a acumulação da demanda, a partir do uso da modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem, associada à problematização e à investigação da realidade. Na décima primeira pesquisa, “A contribuição da geometria ao desenvolvimento socioeconômico do semiárido”, Maria José Batista da Silva e José Ozildo dos Santos realizam um levantamento do uso da geometria nas atividades produtivas, na melhoria da qualidade de vida da população e na convivência com o semiárido, evidenciando a importância dos conhecimentos matemáticos no cotidiano. A décima segunda pesquisa, intitulada “As tecnologias de convivência com o semiárido: o feito e o aprendido pelos agricultores no município de Livramento-Paraíba”, de Gessika Campos da Silva e Maria do Socorro Silva, teve como objetivo analisar e observar quais as tecnologias utilizadas pelos/as agricultores/ as, como aprenderam a usar e como fazem para conviver com os longos períodos de estiagem enfrentados nesta região a partir da diversiicação da prática com as tecnologias sociais de convivência com o semiárido. Desejamos que estas diversas pesquisas despertem seu interesse para a leitura! pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Ensino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29385
dc.date.accessioned 2023-04-13T22:19:07Z
dc.date.available 2023-04-13
dc.date.available 2023-04-13T22:19:07Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Teatro de fantoches - educação em solos pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Gravidez na adolescência pt_BR
dc.subject Estudo de percepção - professores pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Contextualização no ensino de matemática pt_BR
dc.subject Avaliação no processo didático pt_BR
dc.subject Modelagem matemática - captação de águas da chuva pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Tecnologias de convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Mathematics Teaching pt_BR
dc.subject Living with the semi-arid pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Puppet theater - education in soils pt_BR
dc.subject Education in soils pt_BR
dc.subject Teenage pregnancy pt_BR
dc.subject Study of perception - teachers pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Contextualization in mathematics teaching pt_BR
dc.subject Assessment in the didactic process pt_BR
dc.subject Mathematical modeling - rainwater harvesting pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Technologies of coexistence with the semi-arid region pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias pt_BR
dc.subject Enseñanza de las Matemáticas pt_BR
dc.subject Vivir con el semiárido pt_BR
dc.subject Educación Matemática pt_BR
dc.subject Educación contextualizada pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Teatro de títeres - educación en suelos pt_BR
dc.subject Educación en suelos pt_BR
dc.subject Embarazo en la adolescencia pt_BR
dc.subject Estudio de la percepción - profesores pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Física pt_BR
dc.subject Contextualización en la enseñanza de las matemáticas pt_BR
dc.subject Evaluación en el proceso didáctico pt_BR
dc.subject Modelado matemático - recolección de agua de lluvia pt_BR
dc.subject Geometría pt_BR
dc.subject Tecnologías de convivencia con la región semiárida pt_BR
dc.subject Enseignement des sciences pt_BR
dc.subject Enseignement des mathématiques pt_BR
dc.subject Vivre avec le semi-aride pt_BR
dc.subject Enseignement des mathématiques pt_BR
dc.subject Éducation contextualisée pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Théâtre de marionnettes - éducation aux terroirs pt_BR
dc.subject L'éducation dans les sols pt_BR
dc.subject Grossesse chez les adolescentes pt_BR
dc.subject Étude de la perception - enseignants pt_BR
dc.subject Enseignement de la physique pt_BR
dc.subject Contextualisation dans l'enseignement des mathématiques pt_BR
dc.subject Évaluation dans le processus didactique pt_BR
dc.subject Modélisation mathématique - récupération des eaux de pluie pt_BR
dc.subject Géométrie pt_BR
dc.subject Technologies de coexistence avec la région semi-aride pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creator LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching science and mathematics for living with the semi-arid region: reflections and practices in the territory of Cariri Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro (organizadores). Ensino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-71-4 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29385 pt_BR


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