DSpace/Manakin Repository

Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma investigação do livro didático de física da terceira série do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DUARTE, A. K. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7432169313541199 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREGOLENTE, Douglas.
dc.contributor.advisor1ID FREGOLENTE, D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9511780143806663 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA , Diego Marceli.
dc.contributor.referee2 SILVA, João Maria da.
dc.description.resumo A pesquisa ora apresentada tem como objetivo geral analisar a introdução de textos de Divulgação Científica (DC) em Livros Didáticos (LD) de Física. Para esse fim, foi escolhida a obra Física: interação e tecnologia, Volume 3, de autoria de Aurelio Gonçalves Filho e Carlos Toscano, publicado pela editora Leya no ano de 2016, uma vez que este apresenta em seus capítulos, textos de divulgação da ciência. Este trabalho deve ser inserido na área de ensino de ciências e tem como objetivos específicos conceituar o termo Divulgação Científica, por meio do levantamento da literatura disponível a respeito do assunto. Nesse sentido, remonta-se inicialmente aspectos e momentos históricos referentes ao desenvolvimento da divulgação da ciência ao público não especialista; elucida-se a importância da inserção da DC nos LDs de ciências, especificamente em LDs de Física, no presente caso. Finalmente, identificamos a relevância de associar a DC, principalmente por meio de textos, ao ensino de ciências. As categorias de análise foram desenvolvidas com base nos trabalhos de Martins e Damasceno (2002) e Vieira (2006), além de considerarmos orientações dadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Essa escolha é justificada uma vez que entendemos que o mero apresentar textos de DC não é o mais importante, mas sim entender o como esses textos são apresentados, bem como quais contribuições podem trazer ao ensino-aprendizagem de Física. Ademais, as regras definidas para criar categorias de análise de conteúdo de Carlomagno e Rocha (2016) foram nossa referência para elaborar as nossas categorias de análise, as quais são: categoria (1) Exploração de recursos e técnicas apropriadas para textos de DC e categoria (2) Perspectivas pedagógicas associadas à leitura. Caracterizou-se a pesquisa como descritiva e bibliográfica, considerando os métodos de coleta de dados e dada a intenção de observar e correlacionar fatos, buscando a frequência de observação do fenômeno. Nesse cenário, a abordagem do problema é então classificada como qualitativa. Dessa maneira, de acordo com as categorias de análise criadas, investigamos os capítulos do manual didático mencionado e constatamos a presença de textos de DC nos cinco capítulos do livro, inseridos em alguns casos com certas modificações, adequando os textos às eventuais perspectivas didáticas e pedagógicas. Logo, os resultados obtidos apontam para uma diversificação dos textos de DC presentes no LD e, pode-se destacar que existe uma preocupação em trazer textos de DC que estimulam o hábito da leitura e a criticidade, na medida em que dialogam com os alunos sobre temas de interesse atual, possibilitando uma maior conexão destes com a ciência e tecnologia. Assim sendo, a inserção de DC em LD pode ser considerada uma importante aliada ao ensino desde que sejam feitas verificações e adequações de textos ou outro recurso da DC, de modo a atender as perspectivas pedagógicas do docente, tendo em vista que permite conectar alunos, professores e sociedade, ao trabalhar com temas de natureza cultural, histórica, política e tecnológicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma investigação do livro didático de física da terceira série do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-10
dc.description.abstract The research presented here has the general objective of analyzing the introduction of Popularization of Science (PS) texts in Physics Textbooks (PT). For this purpose, the book Physics: Interaction and Technology, Volume 3, by Aurelio Gonçalves Filho and Carlos Toscano, published by Leya in 2016, was chosen, once it presents science popularization texts in its chapters. This work must be inserted in the science teaching area and has the specific objectives of conceptualizing the term Popularization of Science through a survey of the available literature on the subject. In this regard, one initially goes back to aspects and historical moments referring to the development of the dissemination of science to the non-specialist public. The importance of inserting PS in Science textbooks is then elucidated, specifically in Physics textbooks in the present case. Finally we identified the relevance of associating PS, mainly through texts, with science teaching. The analysis categories were developed based on the works of Martins and Damasceno (2002) and Vieira (2006), in addition to considering guidelines given by the National Common Curricular Base (BNCC) (BRAZIL, 2017). This choice is justified since we understand that merely presenting PS texts is not the most important thing, but understanding how these texts are presented, as well as what kind of contributions they can bring to the teaching-learning of Physics. Furthermore, the rules defined to create content analysis categories by Carlomagno and Rocha (2016) were our reference to elaborate our analysis categories, namely: category (1) Exploration of resources and techniques appropriate for PS texts and category (2) Pedagogical perspectives associated with reading. The research was characterized as descriptive and bibliographical, considering the methods of data collection and given the intention of observing and correlating facts, seeking the frequency of observation of the phenomenon. In this scenario, the approach to the problem is then classified as qualitative. In this way, according to the categories of analysis created, we investigated the chapters of the aforementioned didactic manual and found the presence of PS texts in the five chapters of the book, inserted in some cases with certain modifications, aiming to adapt the texts to any eventual didactic and pedagogical perspective. Therefore, the results obtained point to a diversification of the texts present in the PT and, it can be highlighted that there is a concern in bringing PS texts that stimulate the habit of reading and criticality, insofar as they dialogue with students on themes of current interest, enabling a greater connection of these with science and technology. Therefore, the insertion of DC in textbooks can be considered as an important ally to teaching, provided that checks and adaptations of texts or other DC resources are carried out, in order to meet the pedagogical perspectives of the teacher, considering that it allows connecting students, teachers and society, when working with themes of a cultural, historical, political and technological nature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29386
dc.date.accessioned 2023-04-13T22:24:29Z
dc.date.available 2023-04-13
dc.date.available 2023-04-13T22:24:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Divulgação científica pt_BR
dc.subject Livro didático de física pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Scientific divulgation pt_BR
dc.subject physics textbook pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Ana Karla Claudino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Science popularization texts in science teaching: an investigation of the physics textbook of the third grade of high school. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Ana Karla Claudino. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma investigação do livro didático de física da terceira série do ensino médio. 2023. 85f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta