dc.description.resumo |
Este e-book expressa o fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores e
pesquisadoras que possuem uma trajetória de estudos, pesquisas e produções,
mas também de estudantes que estão iniciando na pesquisa, isso é o que torna
este trabalho apaixonante! Deste grupo de estudantes e pesquisadores\as quero
destacar especialmente os que fazem parte do Nupeforp/CDSA (Núcleo de Estudos
e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e Prática
Pedagógica), grupo vinculado ao diretório do CNPQ. Destaco também, com muito
carinho, os colegas pesquisadores/as convidados de outras instituições, que
aceitaram o convite, de compartilhar suas produções nesta publicação.
Este fazer-se pesquisador/a, autor/a, sujeito/a implicado/a em escrever a
partir do contexto onde vive, trabalha e pensa, ou seja, “entender como necessitamos
nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural, não apenas transcrição
do que tínhamos em mente, o que já foi pensado ou dito, mas inauguração
do próprio pensar”2. Assim, “desocultar” os saberes e práticas da Educação do
Campo no Contexto Educacional, tantas vezes invisibilizados ou estereotipados
como algo de inferior, precário, atrasado.
O e-book foi estruturado em um conjunto de nove capítulos, que partiu do
reconhecimento da diversidade de práticas de Educação do Campo, em diferentes
territórios, nesta produção, encontramos: Paraíba, São Paulo, Paraná e Bahia. Em comum os autores e autoras, trazem o reconhecimento da importância
do olhar interdisciplinar, e a participação ativa dos sujeitos envolvidos nas práticas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação do Campo: saberes, experiências e práticas pedagógicas no contexto educacional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29391 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-14T21:32:36Z |
|
dc.date.available |
2023-04-14 |
|
dc.date.available |
2023-04-14T21:32:36Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação rural |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - finalidades e objetivos |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamento Nova Vida - Sousa - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Sousa - PB - Assentamento Nova Vida - Sousa - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Camponeses - luta por educação |
pt_BR |
dc.subject |
Multisseriação |
pt_BR |
dc.subject |
Classe multisseriada |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclo de formação humana |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Escola José Pereira Durval |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos de Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Cultura Ambiental no Território Caipira |
pt_BR |
dc.subject |
Globalização |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Residência Pedagógica - escola do campo - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé - PB - Programa Residência Pedagógica - escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia Física |
pt_BR |
dc.subject |
Maquetes - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Bacia hidrográfica - maquete |
pt_BR |
dc.subject |
Fotografia e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Field Education |
|
dc.subject |
Rural education |
|
dc.subject |
Country schools |
|
dc.subject |
Teacher training |
|
dc.subject |
Pedagogy |
|
dc.subject |
Education - purposes and objectives |
|
dc.subject |
Nova Vida Settlement - Sousa - PB |
|
dc.subject |
Sousa - PB - Nova Vida Settlement - Sousa - PB |
|
dc.subject |
Peasants - struggle for education |
|
dc.subject |
Multiseries |
|
dc.subject |
Multigrade class |
|
dc.subject |
Human training cycle |
|
dc.subject |
Child education |
|
dc.subject |
José Pereira Durval School |
|
dc.subject |
Rural Education Projects |
|
dc.subject |
Environmental Culture Project in Caipira Territory |
|
dc.subject |
Globalization |
|
dc.subject |
Pedagogical Residency Program - rural school - Sumé - PB |
|
dc.subject |
Sumé - PB - Pedagogical Residency Program - rural school |
|
dc.subject |
Physical Geography Teaching |
|
dc.subject |
Models - teaching geography |
|
dc.subject |
Watershed - mockup |
|
dc.subject |
Photography and education |
|
dc.subject |
Math teaching |
|
dc.subject |
Sumé - PB - Programme de résidence pédagogique - école rurale |
|
dc.subject |
Enseignement de la géographie physique |
|
dc.subject |
Modèles - enseignement de la géographie |
|
dc.subject |
Bassin versant - maquette |
|
dc.subject |
Photographie et éducation |
|
dc.subject |
Enseignement des mathématiques |
|
dc.subject |
Educación de campo |
|
dc.subject |
Educación rural |
|
dc.subject |
Escuelas del campo |
|
dc.subject |
Formación de profesores |
|
dc.subject |
Pedagogía |
|
dc.subject |
Educación - propósitos y objetivos |
|
dc.subject |
Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB |
|
dc.subject |
Sousa - PB - Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB |
|
dc.subject |
Campesinos - lucha por la educación |
|
dc.subject |
Multiseries |
|
dc.subject |
Clase multigrado |
|
dc.subject |
Ciclo de formación humana |
|
dc.subject |
Educación Infantil |
|
dc.subject |
Colegio José Pereira Durval |
|
dc.subject |
Proyectos de Educación Rural |
|
dc.subject |
Proyecto de Cultura Ambiental en Territorio Caipira |
|
dc.subject |
Globalización |
|
dc.subject |
Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural - Sumé - PB |
|
dc.subject |
Sumé - PB - Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural |
|
dc.subject |
Enseñanza de la Geografía Física |
|
dc.subject |
Modelos - enseñanza de la geografía |
|
dc.subject |
Cuenca hidrográfica - maqueta |
|
dc.subject |
Fotografía y educación |
|
dc.subject |
Enseñanza de las matemáticas |
|
dc.subject |
Sala de aula multisseriada - Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.creator |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
|
dc.creator |
FARIAS, Danilo de Souza. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Laurenice Gomes. |
|
dc.creator |
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
|
dc.creator |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.creator |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.creator |
NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da. |
|
dc.creator |
GOMES, José Fábio Vieira. |
|
dc.creator |
COSTA, Luciélio Marinho da. |
|
dc.creator |
SOUZA, Patrícia Gonçalves. |
|
dc.creator |
VILELA, Fábio Fernandes. |
|
dc.creator |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.creator |
MOTA, Antonio Carlos Soares. |
|
dc.creator |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.creator |
SANTOS, José Diones Nunes. |
|
dc.creator |
KAWALEK, Veronice Maria. |
|
dc.creator |
SANTOS, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos. |
|
dc.creator |
MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de. |
|
dc.creator |
RIBEIRO, Marcos Vinicius Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural Education: knowledge, experiences and pedagogical practices in the educational context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; TORRES, Denise Xavier; MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de (Organizadores). Educação do Campo: saberes, experiências e práticas pedagógicas no contexto educacional. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2021. 184p. ISBN: 978-65-89949-35-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29391 |
pt_BR |