DSpace/Manakin Repository

Um relato de experiência de ensino em tempos de pandemia: orações subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4852946161674342 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS., Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Ivaneide Gonçalves de.
dc.contributor.referee2 CORREA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral relatar uma experiência de ensino com as orações subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio na Escola Cidadã Integral Professor Adalberto de Sousa Oliveira, localizada em Cachoeira dos Índios, no estado da Paraíba. Para isso, discorremos sobre o ensino de gramática no Ensino Médio com ênfase na sintaxe das orações complexas; discutimos sobre as potencialidades e fragilidades do ensino remoto em comparação ao ensino presencial nas aulas de gramática no Ensino Médio; e descrevemos a experiência de ensino em aulas remotas sobre as orações subordinadas. Considerada do tipo ex Post-Facto, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa. Para fundamentar o presente trabalho, utilizamos as concepções teóricas de gramática descritiva para Perini (2005; 2006) e Travaglia (2009); sobre a gramática normativa para Rocha Lima (2001); e sobre gramática internalizada para Antunes (2007). Como resultados, concluímos que o estudo das orações subordinadas adverbiais na modalidade remota sofreu prejuízo, dadas as dificuldades enfrentadas por ausência de recursos tecnológicos mínimos para suprir as necessidades de um ensino remoto. Nesse sentido, as escolas precisam ser melhor assistidas no que diz respeito à formação continuada para os professores, bem como devem estar equipadas para atender à sua comunidade de forma satisfatória, de modo a investir no uso de tecnologias com propósito pedagógico, com o objetivo de auxiliar discentes e docentes no desenvolvimento das suas atividades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Um relato de experiência de ensino em tempos de pandemia: orações subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-03
dc.description.abstract This research has as the general objective to report a teaching experience with adverbial subordinate clauses of Portuguese language in high school classes at Escola Cidadã Integral Professor Adalberto de Sousa Oliveira which is located in the city of Cachoeira dos Índios, in the state of Paraíba, Brazil. For this, we discuss about the teaching of grammar in high school with emphasis on the syntax of complex sentences; we discussed the strengths and weaknesses of remote education compared to face-to-face education in high school grammar classes; and we describe the experience of teaching in remote classes about subordinate clauses. This research is considered as the ex-Post-Facto type, which presents a qualitative. To base this work, we used the theoretical conceptions of descriptive grammar for Perini (2005; 2006) and Travaglia (2009); on normative grammar for Rocha Lima (2001); and on internalized grammar for Antunes (2007). As results, we conclude that the study of adverbial subordinate clauses of Portuguese language in the remote modality suffered damage, given the difficulties faced by the lack of minimal technological resources to meet the needs of remote education. In this sense, schools need to be better assisted with regard to continuing education for teachers, as well as must be equipped to serve their community satisfactorily, in order to invest in the use of technologies with pedagogical purposes, aiming to help students and teachers in the development of their activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29394
dc.date.accessioned 2023-04-17T13:21:05Z
dc.date.available 2023-04-17
dc.date.available 2023-04-17T13:21:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Orações subordinadas adverbiais pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Grammar pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject adverbial subordinate clauses pt_BR
dc.subject remote teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Dannuza Lopes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A teaching experience report in times of pandemic: adverbial subordinate clauses in high school classes. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Dannuza Lopes da. Um relato de experiência de ensino em tempos de pandemia: orações subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta