dc.creator.ID |
SILVA, D. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4852946161674342 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS., Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRITO, Ivaneide Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CORREA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral relatar uma experiência de ensino com as orações
subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio na Escola Cidadã Integral Professor
Adalberto de Sousa Oliveira, localizada em Cachoeira dos Índios, no estado da Paraíba. Para
isso, discorremos sobre o ensino de gramática no Ensino Médio com ênfase na sintaxe das
orações complexas; discutimos sobre as potencialidades e fragilidades do ensino remoto em
comparação ao ensino presencial nas aulas de gramática no Ensino Médio; e descrevemos a
experiência de ensino em aulas remotas sobre as orações subordinadas. Considerada do tipo ex Post-Facto, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa. Para fundamentar o presente
trabalho, utilizamos as concepções teóricas de gramática descritiva para Perini (2005; 2006) e
Travaglia (2009); sobre a gramática normativa para Rocha Lima (2001); e sobre gramática
internalizada para Antunes (2007). Como resultados, concluímos que o estudo das orações
subordinadas adverbiais na modalidade remota sofreu prejuízo, dadas as dificuldades
enfrentadas por ausência de recursos tecnológicos mínimos para suprir as necessidades de um
ensino remoto. Nesse sentido, as escolas precisam ser melhor assistidas no que diz respeito à
formação continuada para os professores, bem como devem estar equipadas para atender à sua
comunidade de forma satisfatória, de modo a investir no uso de tecnologias com propósito
pedagógico, com o objetivo de auxiliar discentes e docentes no desenvolvimento das suas
atividades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Um relato de experiência de ensino em tempos de pandemia: orações subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-03 |
|
dc.description.abstract |
This research has as the general objective to report a teaching experience with adverbial
subordinate clauses of Portuguese language in high school classes at Escola Cidadã Integral
Professor Adalberto de Sousa Oliveira which is located in the city of Cachoeira dos Índios, in
the state of Paraíba, Brazil. For this, we discuss about the teaching of grammar in high school
with emphasis on the syntax of complex sentences; we discussed the strengths and weaknesses
of remote education compared to face-to-face education in high school grammar classes; and
we describe the experience of teaching in remote classes about subordinate clauses. This
research is considered as the ex-Post-Facto type, which presents a qualitative. To base this
work, we used the theoretical conceptions of descriptive grammar for Perini (2005; 2006) and
Travaglia (2009); on normative grammar for Rocha Lima (2001); and on internalized grammar
for Antunes (2007). As results, we conclude that the study of adverbial subordinate clauses of
Portuguese language in the remote modality suffered damage, given the difficulties faced by
the lack of minimal technological resources to meet the needs of remote education. In this sense,
schools need to be better assisted with regard to continuing education for teachers, as well as
must be equipped to serve their community satisfactorily, in order to invest in the use of
technologies with pedagogical purposes, aiming to help students and teachers in the
development of their activities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29394 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-17T13:21:05Z |
|
dc.date.available |
2023-04-17 |
|
dc.date.available |
2023-04-17T13:21:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Orações subordinadas adverbiais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
adverbial subordinate clauses |
pt_BR |
dc.subject |
remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Dannuza Lopes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A teaching experience report in times of pandemic: adverbial subordinate clauses in high school classes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Dannuza Lopes da. Um relato de experiência de ensino em tempos de pandemia: orações
subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |