DSpace/Manakin Repository

Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo Devido a implantação do ensino remoto emergencial, muitas dúvidas referentes a essa modalidade surgiram e são tema de diversas discussões e reflexões. O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes de geografia durante o ensino remoto em virtude da pandemia de covid- 19, em 2020. Discutir as práticas metodológicas adotadas pelos professores no decorrer desse período, assim como examinar quais foram as consequências para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ocorreu através de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo de caso, como ferramenta metodológica utilizou-se um questionário aplicado na escola EMEF Decisão, localizada no município de Pombal - PB, com uma turma de oitavo ano da instituição e uma entrevista com um professor de Geografia que teve como objetivo analisar os diversos contextos e problemáticas que ocorreram durante as aulas e desenvolvimento dos conteúdos. A partir desta pesquisa, foi possível detectar como a pandemia prejudicou a aprendizagem desses alunos, uma vez que, o acesso desigual às ferramentas metodológicas, internet instável ou outros fatores socioeconômicos eram barreiras diárias durante toda a jornada letiva escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract Due to the implementation of emergency remote teaching, many doubts regarding this modality have arisen and are the subject of several discussions and reflections. The present work aims to analyze the difficulties faced by geography teachers and students during remote teaching due to the covid-19 pandemic, in 2020. To discuss the methodological practices adopted by teachers during this period, as well as to examine what were the consequences for the teaching of Geography. The methodology used in the development of this study occurred through a qualitative and quantitative research based on a case study, as a methodological tool a questionnaire was used at the EMEF Decisão school, located in the municipality of Pombal - PB, with an eighth grade class of the institution and an interview with a Geography teacher that aimed to analyze the different contexts and problems that occurred during classes and development of contents. From this research, it was possible to detect how the pandemic affected the learning of these students, since unequal access to methodological tools, unstable internet or other socioeconomic factors were daily barriers throughout the school day. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404
dc.date.accessioned 2023-04-17T23:47:20Z
dc.date.available 2023-04-17
dc.date.available 2023-04-17T23:47:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Covid-19 pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject remote teaching pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Flaiany de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Impacts of the pandemic on geography teaching: challenges and experience of an eighth grade class at the EMEF Decision School in the municipality of Pombal-PB. pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta