DSpace/Manakin Repository

RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VASCONCELOS, F. J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4961028006441436 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA , Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2 ALVES, José Wanderley de Sousa.
dc.description.resumo Este trabalho visa proporcionar uma metodologia de trabalho eficiente com as áreas da leitura, literatura e oralidade, visto que essas linguagens apresentam defasagem de ensino em diversas escolas brasileiras. Para isso, propõe-se a utilização do RPG (jogo de representação) atrelado a uma proposta de letramento literário, como uma ferramenta pedagógica capaz de exercitar as linguagens citadas e envolver os alunos através de atividades lúdicas e divertidas. Procedendo nessa conjectura, elaboramos como objetivo geral analisar a efetividade da aplicação do RPG como ferramenta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa, e para alcançá-lo elencamos como objetivos específicos: apresentar os benefícios da utilização do RPG em sala de aula; ilustrar a relação entre leitura, literatura e RPG, a fim de inserir o aluno no universo literário de modo espontâneo e divertido; operar com a oralidade de modo amplo e eficiente por meio do letramento literário e o RPG e propor uma sequência didática para o ensino de literatura a partir do RPG. Como metodologia aplicada, essa pesquisa configura-se como um trabalho descritivo-explicativo, com sua coleta de dados resultando em uma abordagem bibliográfica. Como resultados observados, pôde-se confirmar a eficácia do RPG em atrair a atenção do aluno para a atividade escolar proposta pelo jogo, além de exercitar as áreas da criatividade, persuasão, trabalho em equipe, interdisciplinaridade, posição ativa no aprendizado, leitura literária crítica, oralidade e comunicação interpessoal. Quanto aos autores selecionados para a fundamentação teórica, destacam-se Marcatto (1996); Cosson (2021); BNCC (2018); Antunes (2003); Fleith (2001); Pavão (2000); Galvão e Azevedo (2015); Citelli (2002); Fávero, Andrade e Aquino (2012); Vasques (2008); Silva (2020); Peruzzo (2011); Araújo e Fonseca (2005); Justo, Pereira e Lima (2017); Zamariam (2017) e Oliveira (2020). Ao fim dessa pesquisa, pôde-se concluir o potencial que o RPG possui em ensinar conteúdos acadêmicos e seduzir os alunos em sua aplicação. Através de uma proposta organizada e bem estruturada, a apreensão do conhecimento escolar pode ser alcançada através desse jogo, que permite também o aprendizado de uma gama de outras competências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras-Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-09
dc.description.abstract This study aims to provide an efficient work methodology in the areas of reading, literature, and orality, since these languages present a teaching delay in several Brazilian schools, for this, is proposed the use of the RPG (role-playing game) linked to a literary literacy proposal, as a pedagogical tool capable to exercise the aforementioned languages and involve students through playful and fun activities. Proceeding with this conjecture, we elaborated as a general objective to analyze the effectiveness of the application of the RPG as a pedagogical tool for the Portuguese Language classes, and to reach it we listed as specific objectives: to present the benefits of the use of the RPG in the classroom; illustrate the relationship between literature and RPG, to insert the student in the literary universe in a spontaneous and fun way; operate with orality broadly and efficiently through literary literacy and RPG and propose a didactic sequence for teaching literature based on RPG. As an applied methodology, this research is configured as a descriptive-explanatory study, with its data collection resulting in a bibliographical approach. As observed results, it was possible to confirm the effectiveness of the RPG in attracting the student's attention to the school activity proposed by the game, in addition to exercising the areas of creativity, persuasion, teamwork, interdisciplinarity, active position in learning, critical literary reading, orality and interpersonal communication. As for the authors co-opted for the theoretical foundation, Marcatto (1996); Cosson (2021); BNCC (2018); Antunes (2003); Fleith (2001); Pavão (2000); Galvão e Azevedo (2015); Citelli (2002); Fávero, Andrade and Aquino (2012); Vasques (2008); Silva (2020); Peruzzo (2011); Araújo and Fonseca (2005); Justo, Pereira and Lima (2017); Zamariam (2017) and Oliveira (2020). At the end of this research, it was possible to conclude the potential that RPG has in teaching academic content and seducing students with its application. Through an organized and well-structured proposal, the apprehension of school knowledge can be achieved through this game, which also allows the learning of a range of other skills. As a contribution to future researches, this study can serve as a basis for deepening notions linked to RPG, explained throughout the text. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29407
dc.date.accessioned 2023-04-18T12:46:27Z
dc.date.available 2023-04-18
dc.date.available 2023-04-18T12:46:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject RPG pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject literary literacy pt_BR
dc.subject Ludic activities pt_BR
dc.subject Portuguese language classes pt_BR
dc.subject Role Playing Game - RPG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VASCONCELOS, Francisco José Arruda de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative RPG and literary literacy: a proposal for reader formation in high school. pt_BR
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Francisco José Arruda de. RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio. 2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta