DSpace/Manakin Repository

A coprodução como dever de todos: um estudo nos serviços públicos educacionais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VICTOR, D. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0575615376543571 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, Patrícia Trindade. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, P. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID TRINDADE CALDAS, PATRICIA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 pt_BR
dc.contributor.referee1 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
dc.contributor.referee1ID VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. pt_BR
dc.contributor.referee1ID VASCONCELOS, ANA CECÍLIA FEITOSA DE. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 pt_BR
dc.contributor.referee2 DIAS, Thiago Ferreira.
dc.description.resumo A busca por gestões democráticas e mais participativas tem levado as administrações públicas a utilizarem a coprodução como estratégias de produção de políticas públicas, gerando valor na melhoria da prestação do serviço público, na efetividade do gasto público, no incremento do capital social e da responsabilidade civil, dentre outros benefícios. A educação é uma arena em que a coprodução pode e deve ser implementada, aproximando agentes públicos e sociedade civil na construção do aprendizado de alunos, famílias e comunidade. Com o objetivo de analisar a coprodução nos serviços públicos educacionais da cidade de Campina Grande-PB, este estudo foi realizado em três artigos. O primeiro teve o objetivo investigar a coprodução de serviços públicos e sua evolução temática no segmento da educação de 2011 a 2021, por meio de um estudo bibliográfico, para abordar a congruência no campo científico e avançar na compreensão de seus significados. Os resultados do estudo contribuíram para a teoria e desenvolvimento do segundo e terceiro artigo. O segundo, objetivou analisar os tipos de coprodução em diferentes fases do ciclo do serviço educacional público em Campina Grande- PB. Para tal realizou uma pesquisa qualitativa com natureza exploratória-descritiva, utilizando as técnicas de pesquisa documental, observação in loco e entrevistas semiestruturadas, constando-se as fases de serviços e seus níveis de participação. Nos resultados há ocorrência da coprodução nos níveis individual, grupo e coletivo em quase todas as fases, com exceção da fase de co-comissionamento em ambas as escolas. O último artigo analisou os tipos de participação cidadã nas práticas de coprodução no ensino público de Campina Grande-PB e os benefícios decorrentes, utilizando as mesmas técnicas de coleta do segundo artigo, mas o roteiro focou em tipologias de participação cidadã na coprodução (PESTOFF, 2012) e os benefícios potenciais de (BOVAIRD; LOEFFLER, 2013). Com os resultados, constatou-se que as participações políticas estão mais presentes nas duas escolas analisadas e que os principais benefícios encontrados são para os usuários e cidadãos, pois aumenta ainda mais a esfera social e construção do aluno para o futuro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Educacional pt_BR
dc.title A coprodução como dever de todos: um estudo nos serviços públicos educacionais. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-17
dc.description.abstract The search for democratic and more participatory management has led public administrations to use co-production as strategies to produce public policies, generating value in the improvement of public service provision, in the effectiveness of public spending, in the increase of social capital and civil responsibility, among other benefits. Education is an arena in which co-production can and should be implemented, bringing public agents and civil society together in the construction of learning for students, families, and the community. With the objective of analyzing co-production in public educational services in the city of Campina Grande-PB, this study was carried out in three articles. The first aimed to investigate the co-production of public services and its thematic evolution in the education segment from 2011 to 2021, through a bibliographical study, to address congruence in the scientific field and advance in understanding its meanings. The results of the study contributed to the theory and development of the second and third articles. The second aimed to analyze the types of co-production in different phases of the public educational service cycle in Campina Grande-PB. To this end, qualitative research with an exploratory-descriptive nature was carried out, using documentary research techniques, on-site observation, and semi-structured interviews, including the phases of services and their levels of participation. In the results, there is occurrence of co-production at individual, group, and collective levels in almost all phases, except for the co-commissioning phase in both schools. The last article analyzed the types of citizen participation in co-production practices in public education in Campina Grande-PB and the resulting benefits, using the same collection techniques as in the second article, but the script focused on types of citizen participation in co- production (PESTOFF, 2012) and the potential benefits of (BOVAIRD; LOEFFLER, 2013). With the results, it was found that political participation is more present in the two schools analyzed and that the main benefits found are for users and citizens, as it further increases the social sphere and student construction for the future. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29408
dc.date.accessioned 2023-04-18T14:43:04Z
dc.date.available 2023-04-18
dc.date.available 2023-04-18T14:43:04Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão de políticas públicas na educação pt_BR
dc.subject Administração pública pt_BR
dc.subject Coprodução na educação pt_BR
dc.subject Serviço público pt_BR
dc.subject Participação civil - benefícios pt_BR
dc.subject Management of public policies in education pt_BR
dc.subject Public administration pt_BR
dc.subject Coproduction in education pt_BR
dc.subject Public service pt_BR
dc.subject Civil participation - benefits pt_BR
dc.subject Gestión de políticas públicas en educación pt_BR
dc.subject Administración pública pt_BR
dc.subject Coproducción en educación pt_BR
dc.subject Servicio público pt_BR
dc.subject Participación ciudadana - beneficios pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Dêyse Lucena Victor de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Coproduction as everyone's duty: a study in public educational services. pt_BR
dc.title.alternative La coproducción como deber de todos: un estudio en los servicios públicos educativo. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Dêyse Lucena Victor de. A coprodução como dever de todos : um estudo nos serviços públicos educacionais. 2023.124 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29408 pt_BR
dc.description.resumen La búsqueda de una gestión democrática y más participativa ha llevado a las administraciones públicas utilizar la coproducción como estrategias para la producción de políticas públicas, generando valor en el mejora en la prestación de los servicios públicos, en la eficacia del gasto público, en el aumento de capital social y responsabilidad civil, entre otros beneficios. La educación es un campo en el que que la coproducción puede y debe implementarse, acercando a los agentes públicos y la sociedad sociedad civil en la construcción de aprendizajes estudiantiles, familiares y comunitarios. Con la intención de analizar la coproducción en los servicios públicos educativos en la ciudad de Campina Grande-PB, este estudio se realizó en tres artículos. El primero tuvo como objetivo investigar la coproducción de servicios públicos y su evolución temática en el segmento de educación de 2011 a 2021, a través de de un estudio bibliográfico, abordar la congruencia en el campo científico y avanzar en la comprensión de sus significados. Los resultados del estudio contribuyeron a la teoría y desarrollo del artículo segundo y tercero. La segunda tuvo como objetivo analizar los tipos de coproducción en diferentes fases del ciclo del servicio educativo público en Campina Grande- PB. Para ello, llevó a cabo una investigación cualitativa de carácter exploratorio-descriptivo, utilizando técnicas de investigación documental, observación in situ y entrevistas semiestructuradas, incluyendo las fases de los servicios y sus niveles de participación. En los resultados hay ocurrencia de coproducción a nivel individual, grupal y colectivo en casi todas las fases, a excepción de fase de co-comisionamiento en ambas escuelas. El último artículo analizó los tipos de participación ciudadana en prácticas de coproducción en la educación pública en Campina Grande-PB y el beneficios resultantes, utilizando las mismas técnicas de cobro del artículo segundo, pero el guion centrado en tipologías de participación ciudadana en coproducción (PESTOFF, 2012) y la beneficios potenciales de (BOVAIRD; LOEFFLER, 2013). Con los resultados se encontró que la participación política está más presente en las dos escuelas analizadas y que la principal beneficios encontrados son para los usuarios y los ciudadanos, ya que aumenta aún más el ámbito social y construcción del estudiante para el futuro. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta