dc.creator.ID |
VICTOR, D. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0575615376543571 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CALDAS, Patrícia Trindade. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CALDAS, Patrícia Trindade. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CALDAS, P. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
TRINDADE CALDAS, PATRICIA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
VASCONCELOS, ANA CECÍLIA FEITOSA DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DIAS, Thiago Ferreira. |
|
dc.description.resumo |
A busca por gestões democráticas e mais participativas tem levado as administrações públicas
a utilizarem a coprodução como estratégias de produção de políticas públicas, gerando valor na
melhoria da prestação do serviço público, na efetividade do gasto público, no incremento do
capital social e da responsabilidade civil, dentre outros benefícios. A educação é uma arena em
que a coprodução pode e deve ser implementada, aproximando agentes públicos e sociedade
civil na construção do aprendizado de alunos, famílias e comunidade. Com o objetivo de
analisar a coprodução nos serviços públicos educacionais da cidade de Campina Grande-PB,
este estudo foi realizado em três artigos. O primeiro teve o objetivo investigar a coprodução de
serviços públicos e sua evolução temática no segmento da educação de 2011 a 2021, por meio
de um estudo bibliográfico, para abordar a congruência no campo científico e avançar na
compreensão de seus significados. Os resultados do estudo contribuíram para a teoria e
desenvolvimento do segundo e terceiro artigo. O segundo, objetivou analisar os tipos de
coprodução em diferentes fases do ciclo do serviço educacional público em Campina Grande-
PB. Para tal realizou uma pesquisa qualitativa com natureza exploratória-descritiva, utilizando
as técnicas de pesquisa documental, observação in loco e entrevistas semiestruturadas,
constando-se as fases de serviços e seus níveis de participação. Nos resultados há ocorrência da
coprodução nos níveis individual, grupo e coletivo em quase todas as fases, com exceção da
fase de co-comissionamento em ambas as escolas. O último artigo analisou os tipos de
participação cidadã nas práticas de coprodução no ensino público de Campina Grande-PB e os
benefícios decorrentes, utilizando as mesmas técnicas de coleta do segundo artigo, mas o
roteiro focou em tipologias de participação cidadã na coprodução (PESTOFF, 2012) e os
benefícios potenciais de (BOVAIRD; LOEFFLER, 2013). Com os resultados, constatou-se que
as participações políticas estão mais presentes nas duas escolas analisadas e que os principais
benefícios encontrados são para os usuários e cidadãos, pois aumenta ainda mais a esfera social
e construção do aluno para o futuro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Educacional |
pt_BR |
dc.title |
A coprodução como dever de todos: um estudo nos serviços públicos educacionais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-03-17 |
|
dc.description.abstract |
The search for democratic and more participatory management has led public administrations
to use co-production as strategies to produce public policies, generating value in the
improvement of public service provision, in the effectiveness of public spending, in the increase
of social capital and civil responsibility, among other benefits. Education is an arena in which
co-production can and should be implemented, bringing public agents and civil society together
in the construction of learning for students, families, and the community. With the objective of
analyzing co-production in public educational services in the city of Campina Grande-PB, this
study was carried out in three articles. The first aimed to investigate the co-production of public
services and its thematic evolution in the education segment from 2011 to 2021, through a
bibliographical study, to address congruence in the scientific field and advance in understanding
its meanings. The results of the study contributed to the theory and development of the second
and third articles. The second aimed to analyze the types of co-production in different phases
of the public educational service cycle in Campina Grande-PB. To this end, qualitative research
with an exploratory-descriptive nature was carried out, using documentary research techniques,
on-site observation, and semi-structured interviews, including the phases of services and their
levels of participation. In the results, there is occurrence of co-production at individual, group,
and collective levels in almost all phases, except for the co-commissioning phase in both
schools. The last article analyzed the types of citizen participation in co-production practices in
public education in Campina Grande-PB and the resulting benefits, using the same collection
techniques as in the second article, but the script focused on types of citizen participation in co-
production (PESTOFF, 2012) and the potential benefits of (BOVAIRD; LOEFFLER, 2013).
With the results, it was found that political participation is more present in the two schools
analyzed and that the main benefits found are for users and citizens, as it further increases the
social sphere and student construction for the future. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29408 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-18T14:43:04Z |
|
dc.date.available |
2023-04-18 |
|
dc.date.available |
2023-04-18T14:43:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de políticas públicas na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Administração pública |
pt_BR |
dc.subject |
Coprodução na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço público |
pt_BR |
dc.subject |
Participação civil - benefícios |
pt_BR |
dc.subject |
Management of public policies in education |
pt_BR |
dc.subject |
Public administration |
pt_BR |
dc.subject |
Coproduction in education |
pt_BR |
dc.subject |
Public service |
pt_BR |
dc.subject |
Civil participation - benefits |
pt_BR |
dc.subject |
Gestión de políticas públicas en educación |
pt_BR |
dc.subject |
Administración pública |
pt_BR |
dc.subject |
Coproducción en educación |
pt_BR |
dc.subject |
Servicio público |
pt_BR |
dc.subject |
Participación ciudadana - beneficios |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Dêyse Lucena Victor de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Coproduction as everyone's duty: a study in public educational services. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La coproducción como deber de todos: un estudio en los servicios públicos educativo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Dêyse Lucena Victor de. A coprodução como dever de todos : um estudo nos serviços públicos
educacionais. 2023.124 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29408 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La búsqueda de una gestión democrática y más participativa ha llevado a las administraciones públicas
utilizar la coproducción como estrategias para la producción de políticas públicas, generando valor en el
mejora en la prestación de los servicios públicos, en la eficacia del gasto público, en el aumento de
capital social y responsabilidad civil, entre otros beneficios. La educación es un campo en el que
que la coproducción puede y debe implementarse, acercando a los agentes públicos y la sociedad
sociedad civil en la construcción de aprendizajes estudiantiles, familiares y comunitarios. Con la intención de
analizar la coproducción en los servicios públicos educativos en la ciudad de Campina Grande-PB,
este estudio se realizó en tres artículos. El primero tuvo como objetivo investigar la coproducción de
servicios públicos y su evolución temática en el segmento de educación de 2011 a 2021, a través de
de un estudio bibliográfico, abordar la congruencia en el campo científico y avanzar en la
comprensión de sus significados. Los resultados del estudio contribuyeron a la teoría y
desarrollo del artículo segundo y tercero. La segunda tuvo como objetivo analizar los tipos de
coproducción en diferentes fases del ciclo del servicio educativo público en Campina Grande-
PB. Para ello, llevó a cabo una investigación cualitativa de carácter exploratorio-descriptivo, utilizando
técnicas de investigación documental, observación in situ y entrevistas semiestructuradas,
incluyendo las fases de los servicios y sus niveles de participación. En los resultados hay ocurrencia de
coproducción a nivel individual, grupal y colectivo en casi todas las fases, a excepción de
fase de co-comisionamiento en ambas escuelas. El último artículo analizó los tipos de
participación ciudadana en prácticas de coproducción en la educación pública en Campina Grande-PB y el
beneficios resultantes, utilizando las mismas técnicas de cobro del artículo segundo, pero el
guion centrado en tipologías de participación ciudadana en coproducción (PESTOFF, 2012) y la
beneficios potenciales de (BOVAIRD; LOEFFLER, 2013). Con los resultados se encontró que
la participación política está más presente en las dos escuelas analizadas y que la principal
beneficios encontrados son para los usuarios y los ciudadanos, ya que aumenta aún más el ámbito social
y construcción del estudiante para el futuro. |
pt_BR |