dc.creator.ID |
RODRIGUES, E. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3506300651080292 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Pablo Marcel de Arruda. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, P. M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, Pablo M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, Pablo Marcel de Arruda. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1080523046001341 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Julia Teles da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, J. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DA SILVA, JULIA TELES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, JULIA TELES DA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0253251903169480 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, Juliana M. S. C. |
|
dc.description.resumo |
Em meio às constantes mudanças e ao crescimento em ritmo acelerado das cidades,
na qual as evoluções sociais, tecnológicas e econômica são motivadas pela
globalização, foi identificada a necessidade de refletir sobre como tais elementos
acontecem sob a ótica do Design Participativo a fim de considerar a possibilidade de
gerar reflexões sobre a importância do pensamento coletivo e seu valor em relação à
capacidade de exercer a cidadania. Desta forma, o presente trabalho teve como
objetivo verificar como os processos participativos funcionam em ambiente virtual,
tendo o Parque da Criança, situado na cidade de Campina Grande-PB, como objeto
de estudo. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, foram realizados
levantamentos bibliográficos e estudo de caso apoiados sob as ferramentas do card
sorting, utilizada para entender o modelo mental das pessoas ao realizarem
agrupamentos e compreender como elas interpretam e categorizam as informações.
Como resultado, observou-se que a utilização de metodologias participativas
adaptadas para o ambiente virtual pode influenciar positivamente acerca das
percepções sobre o espaço público, de forma que o design e a tecnologia juntos são
capazes de despertar o sentimento de pertencimento e convivialidade, além de
reforçar a importância do exercício dos direitos e deveres dos cidadãos. Desta forma,
foram identificadas diretrizes projetuais que podem auxiliar na atuação no designer
em relação ao espaço público. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.title |
Processos participativos em ambiente virtual: experiência com o Parque da Criança em Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-11-17 |
|
dc.description.abstract |
Taking into account the constant changes and the fast-paced growth of cities, in which
social, technological and economic developments are motivated by globalization, the
need to reflect on how such elements happen from the perspective of Participatory
Design have been identified in order to allow a consideration on the possibility of
generating reflections about the importance of collective thinking and its value in
relation to the ability to act up citizenship. Thus, the present work has aimed to verify
how participatory processes work in a virtual environment, having the Parque da
Criança, located in the city of Campina Grande-PB, as an object of study. For the
methodological procedures adopted, bibliographic surveys and case studies were
carried out supported by the card sorting tool, used to understand the mental pattern
of people when performing groupings and understanding how they interpret and
categorize information. As a result, it was observed that the use of participatory
methodologies adapted to the virtual environment can positively influence perceptions
about public space, so that design and technology together are able to arouse the
feeling of belonging and conviviality, in addition to highlight the importance of
exercising citizens' rights and duties. This way, design guidelines have been identified
so that they can help the designer work in relation to the public space. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29409 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-18T17:31:41Z |
|
dc.date.available |
2023-04-18 |
|
dc.date.available |
2023-04-18T17:31:41Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Design participativo |
pt_BR |
dc.subject |
Card sorting |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço público |
pt_BR |
dc.subject |
Participatory design |
pt_BR |
dc.subject |
Card sorting |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual environment |
pt_BR |
dc.subject |
Public place |
pt_BR |
dc.subject |
Diseño participativo |
pt_BR |
dc.subject |
Clasificación de tarjetas |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Espacio público |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Emmanuelle Leão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Participatory processes in a virtual environment: experience with Parque da Criança in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Procesos participativos en ambiente virtual: experiencia con el Parque da Criança en Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Emmanuelle Leão. Processos participativos em ambiente virtual: experiência com o Parque da Criança em Campina Grande - PB. 2022. 218 fl. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29409 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En medio de constantes cambios y el rápido crecimiento de las ciudades,
en el que la evolución social, tecnológica y económica está impulsada por
globalización, la necesidad de reflexionar sobre cómo tales elementos
desde la perspectiva del Diseño Participativo para considerar la posibilidad de
generar reflexiones sobre la importancia del pensamiento colectivo y su valor en relación con
posibilidad de ejercer la ciudadanía. De esta manera, el presente trabajo tuvo como
objetivo verificar cómo funcionan los procesos participativos en un entorno virtual,
teniendo como objeto el Parque da Criança, ubicado en la ciudad de Campina Grande-PB
de estudio. En cuanto a los procedimientos metodológicos adoptados,
levantamientos bibliográficos y estudios de casos apoyados por herramientas de tarjetas
clasificación, utilizado para comprender el modelo mental de las personas al realizar
agrupaciones y comprender cómo interpretan y categorizan la información.
Como resultado, se observó que el uso de metodologías participativas
adaptado para el entorno virtual puede influir positivamente en la
percepciones sobre el espacio público, de modo que el diseño y la tecnología juntos sean
capaz de despertar el sentimiento de pertenencia y convivencia, además de
reforzar la importancia del ejercicio de los derechos y deberes ciudadanos. De esta forma,
se identificaron lineamientos de diseño que pueden ayudar en el desempeño del diseñador
en relación con el espacio público. |
pt_BR |