DSpace/Manakin Repository

A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo Os componentes físico-naturais do espaço geográfico são essenciais para a formação dos alunos como cidadãos críticos, por meio destes conhecimentos os alunos serão capazes de observar e compreender a configuração e as problemáticas do espaço ao seu redor. No entanto, para que isto aconteça, é importante que tais componentes sejam abordados em sala de aula de forma que este olhar crítico possa ser desenvolvido, para que o processo de ensino-aprendizado não seja prejudicado. Dessa forma, esse trabalho de pesquisa objetiva investigar os impasses e perspectivas do professor de Geografia ao longo do processo de ensino-aprendizagem dos componentes físico-naturais. Este trabalho é de caráter qualitativo, a princípio, foi feito um levantamento bibliográfico, utilizando teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e artigos sobre o ensino dos componentes físico-naturais. Após isso, foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia, os resultados obtidos por meio das entrevistas foram essenciais para a pesquisa, trazendo colocações relevantes acerca do ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. Por meio das entrevistas, pudemos observar que a forma em que, às vezes, é realizada a abordagem dos conteúdos de Geografia Física no ensino superior pode ocasionar dificuldades na forma que o futuro professor de Geografia irá construir estes conhecimentos com os alunos. As respostas também ressaltam a importância de superar formas fragmentadas de construção do conhecimento, é preciso trazer o homem e suas modificações no espaço para o ensino destes componentes, para que o aprendizado aconteça de forma proveitosa, em que o aluno além de conseguir desenvolver a sua criticidade também seja capaz de fazer uma leitura do espaço em que vive e do mundo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract The physical-natural components of the geographic space are essential for the formation of students as critical citizens, through these knowledge students will be able to observe and understand the configuration and problems of the space around them. However, in order for this to happen, it is important that such components are addressed in the classroom in a way that this critical eye can be developed so that the teaching-learning process is not impaired. Thus, this research work aims to investigate the impasses and perspectives of the Geography teacher throughout the teaching-learning process of the physical-natural components. This work is of a qualitative nature, at first, a bibliographic survey was carried out, using doctoral theses, master's dissertations, books and articles on the teaching of physical-natural components. Thereafter, interviews were conducted with three Geography teachers, the results obtained through the interviews were essential for the research, bringing relevant statements on the teaching of the physical-natural components of geographic space. Through the interviews, we can observe that the way in which Physical Geography content is sometimes approached in higher education can cause difficulties in the way that the future Geography teacher will build this knowledge with the students. The answers also emphasize the importance of overcoming fragmented forms of knowledge construction, it is necessary to bring man and his modifications in space to the teaching components, so that learning takes place in a profitable way, in which the student, in addition to being able to develop his criticality is also capable of reading the space in which he lives and the world. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29418
dc.date.accessioned 2023-04-19T12:00:51Z
dc.date.available 2023-04-19
dc.date.available 2023-04-19T12:00:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Componentes físico - naturais pt_BR
dc.subject Espaço geográfico pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Physical - natural components pt_BR
dc.subject Geographic space pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PORDEUS, Vitória Galdino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography and the teaching of physical and natural components of geographic space. pt_BR
dc.identifier.citation PORDEUS, Vitória Galdino. A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta