dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
Os componentes físico-naturais do espaço geográfico são essenciais para a formação dos alunos
como cidadãos críticos, por meio destes conhecimentos os alunos serão capazes de observar e
compreender a configuração e as problemáticas do espaço ao seu redor. No entanto, para que
isto aconteça, é importante que tais componentes sejam abordados em sala de aula de forma
que este olhar crítico possa ser desenvolvido, para que o processo de ensino-aprendizado não
seja prejudicado. Dessa forma, esse trabalho de pesquisa objetiva investigar os impasses e
perspectivas do professor de Geografia ao longo do processo de ensino-aprendizagem dos
componentes físico-naturais. Este trabalho é de caráter qualitativo, a princípio, foi feito um
levantamento bibliográfico, utilizando teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e
artigos sobre o ensino dos componentes físico-naturais. Após isso, foram realizadas entrevistas
com três professores de Geografia, os resultados obtidos por meio das entrevistas foram
essenciais para a pesquisa, trazendo colocações relevantes acerca do ensino dos componentes
físico-naturais do espaço geográfico. Por meio das entrevistas, pudemos observar que a forma
em que, às vezes, é realizada a abordagem dos conteúdos de Geografia Física no ensino superior
pode ocasionar dificuldades na forma que o futuro professor de Geografia irá construir estes
conhecimentos com os alunos. As respostas também ressaltam a importância de superar formas
fragmentadas de construção do conhecimento, é preciso trazer o homem e suas modificações
no espaço para o ensino destes componentes, para que o aprendizado aconteça de forma
proveitosa, em que o aluno além de conseguir desenvolver a sua criticidade também seja capaz
de fazer uma leitura do espaço em que vive e do mundo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-08 |
|
dc.description.abstract |
The physical-natural components of the geographic space are essential for the formation of
students as critical citizens, through these knowledge students will be able to observe and
understand the configuration and problems of the space around them. However, in order for this
to happen, it is important that such components are addressed in the classroom in a way that
this critical eye can be developed so that the teaching-learning process is not impaired. Thus,
this research work aims to investigate the impasses and perspectives of the Geography teacher
throughout the teaching-learning process of the physical-natural components. This work is of a
qualitative nature, at first, a bibliographic survey was carried out, using doctoral theses, master's
dissertations, books and articles on the teaching of physical-natural components. Thereafter,
interviews were conducted with three Geography teachers, the results obtained through the
interviews were essential for the research, bringing relevant statements on the teaching of the
physical-natural components of geographic space. Through the interviews, we can observe that
the way in which Physical Geography content is sometimes approached in higher education can
cause difficulties in the way that the future Geography teacher will build this knowledge with
the students. The answers also emphasize the importance of overcoming fragmented forms of
knowledge construction, it is necessary to bring man and his modifications in space to the
teaching components, so that learning takes place in a profitable way, in which the student, in
addition to being able to develop his criticality is also capable of reading the space in which he
lives and the world. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29418 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-19T12:00:51Z |
|
dc.date.available |
2023-04-19 |
|
dc.date.available |
2023-04-19T12:00:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Componentes físico - naturais |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Physical - natural components |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic space |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PORDEUS, Vitória Galdino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography and the teaching of physical and natural components of geographic space. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PORDEUS, Vitória Galdino. A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |