dc.creator.ID |
SILVA, F. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6365756631325208 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Eliane Cristina de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, ELIANE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SAMPAIO, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SAMPAIO, LÍVIA |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Ana Liz Souto. |
|
dc.description.resumo |
O ensino tradicional presencial rapidamente passou para o aprendizado remoto durante o
surto global do novo coronavírus, a doença COVID-19. Diante desta emergência
sanitária, as instituições de ensino tiveram de se adaptar e viabilizar meios para que sua
missão de formar profissionais pudesse ser realizada. A avaliação dos alunos apresentou
desafios para o corpo docente, pois eles não só tinham que se preocupar em se adaptar às
novas circunstâncias, mas também tinham a preocupação de que os alunos, sem
supervisão presencial, pudessem trapacear em seus exames. Essa transformação afetou
principalmente os alunos que buscavam profissões orientadas para a prática, como
Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Tais profissões exigem treinamento
rigoroso e sessões de laboratório, especialmente em cursos de Ciência da Computação.
Portanto, as experiências e o desempenho acadêmico dos alunos nessa nova plataforma
de aprendizado precisam ser avaliados. O principal objetivo desta pesquisa é analisar os
efeitos da pandemia da COVID-19 no desempenho dos estudantes de Ciência da
Computação na UFCG. Para tanto, realizamos um contraste com dados quantitativos de
2015.1 a 2021.1. A análise confirma que o desempenho acadêmico dos alunos do curso
em Ciência da Computação da UFCG foi afetado pela pandemia da COVID-19. Nossa
conclusão com aplicação de intervalos de confiança (ICs) de 95%, as notas aumentaram
8,32% em relação ao ensino tradicional presencial. Em detalhes, a nota final média dos
estudantes nas disciplinas analisadas foi de: 8,42, com uma faixa de [8,33, 8,5] para
menos e para mais. Já as notas no ensino presencial atingiram uma média de 7,58, com
uma faixa de [7,47, 7,71] para menos e para mais. A suspeita para a melhoria do
desempenho dos estudantes pode ser explicada, possivelmente, por cola em exames e/ou
projetos de disciplinas conforme indicaram diversos autores da literatura que houve cola
das atividades durante a pandemia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos efeitos da pandemia da COVID-19 no desempenho dos estudantes da Ciência da Computação na UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-12-15 |
|
dc.description.abstract |
Traditional face-to-face teaching quickly transitioned to remote learning during the
global outbreak of the new coronavirus, the disease COVID-19. In the face of this emergency
health, educational institutions had to adapt and provide means for their
mission of training professionals could be accomplished. The students' evaluation showed
challenges for the faculty, as they not only had to worry about adapting to
new circumstances, but they were also concerned that students, without
face-to-face supervision, could cheat on their exams. This transformation affected
mainly students who sought practice-oriented professions such as
Science, Technology, Engineering and Mathematics. Such professions require training
rigorous and lab sessions, especially in Computer Science courses.
Therefore, students' experiences and academic performance on this new platform
learning needs to be evaluated. The main objective of this research is to analyze the
effects of the COVID-19 pandemic on the performance of Science students
Computing at UFCG. To do so, we performed a contrast with quantitative data from
2015.1 to 2021.1. The analysis confirms that the academic performance of students in the course
in Computer Science at UFCG was affected by the COVID-19 pandemic. Our
completion with application of 95% confidence intervals (CIs), grades increased
8.32% in relation to traditional face-to-face teaching. In detail, the average final grade of the
students in the subjects analyzed was: 8.42, with a range of [8.33, 8.5] for
less and for more. The grades in face-to-face teaching reached an average of 7.58, with
a range of [7.47, 7.71] for less and for more. The suspicion for the improvement of
student performance can possibly be explained by cheating on exams and/or
subject projects, as indicated by several authors in the literature, there was glue
activities during the pandemic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29420 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-19T14:13:16Z |
|
dc.date.available |
2023-04-19 |
|
dc.date.available |
2023-04-19T14:13:16Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Fernando Tomaz da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the effects of the COVID-19 pandemic on the performance of Computer Science students at UFCG. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis de los efectos de la pandemia de COVID-19 en el desempeño de Estudiantes de Informática en la UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Fernando Tomaz da. Análise dos efeitos da pandemia da COVID-19 no desempenho dos estudantes da Ciência da Computação na UFCG. 2022. 93 fl. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação ), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29420 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La enseñanza presencial tradicional pasó rápidamente al aprendizaje remoto durante el
brote mundial del nuevo coronavirus, la enfermedad COVID-19. Ante esta emergencia
salud, las instituciones educativas tuvieron que adaptarse y proporcionar medios para su
podría cumplirse la misión de formar profesionales. La evaluación de los estudiantes mostró
retos para el profesorado, ya que no sólo tenían que preocuparse por adaptarse a
nuevas circunstancias, pero también les preocupaba que los estudiantes, sin
supervisión presencial, podrían hacer trampa en sus exámenes. Esta transformación afectó
principalmente estudiantes que buscaban profesiones orientadas a la práctica como
Ciencias, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas. Tales profesiones requieren entrenamiento
Sesiones rigurosas y de laboratorio, especialmente en cursos de Ciencias de la Computación.
Por tanto, las experiencias y el rendimiento académico de los alumnos en esta nueva plataforma
El aprendizaje debe ser evaluado. El objetivo principal de esta investigación es analizar la
Efectos de la pandemia de COVID-19 en el rendimiento de los estudiantes de Ciencias
Informática en la UFCG. Para ello, realizamos un contraste con datos cuantitativos de
2015.1 a 2021.1. El análisis confirma que el rendimiento académico de los estudiantes del curso
en Ciencias de la Computación en la UFCG se vio afectada por la pandemia de COVID-19. Nuestro
finalización con la aplicación de intervalos de confianza (IC) del 95 %, las calificaciones aumentaron
8,32% en relación a la enseñanza presencial tradicional. En detalle, la nota media final de la
estudiantes en las asignaturas analizadas fue: 8.42, con un rango de [8.33, 8.5] para
menos y por más. Las notas en la docencia presencial alcanzaron una media de 7,58, con
un rango de [7.47, 7.71] para menos y para más. La sospecha por la mejora de
El desempeño de los estudiantes puede explicarse posiblemente por hacer trampa en los exámenes y/o
proyectos temáticos, como lo indican varios autores en la literatura, había pegamento
actividades durante la pandemia. |
pt_BR |