DSpace/Manakin Repository

Análise dos efeitos da pandemia da COVID-19 no desempenho dos estudantes da Ciência da Computação na UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6365756631325208 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, ELIANE. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.referee1ID SAMPAIO, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SAMPAIO, LÍVIA pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Ana Liz Souto.
dc.description.resumo O ensino tradicional presencial rapidamente passou para o aprendizado remoto durante o surto global do novo coronavírus, a doença COVID-19. Diante desta emergência sanitária, as instituições de ensino tiveram de se adaptar e viabilizar meios para que sua missão de formar profissionais pudesse ser realizada. A avaliação dos alunos apresentou desafios para o corpo docente, pois eles não só tinham que se preocupar em se adaptar às novas circunstâncias, mas também tinham a preocupação de que os alunos, sem supervisão presencial, pudessem trapacear em seus exames. Essa transformação afetou principalmente os alunos que buscavam profissões orientadas para a prática, como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Tais profissões exigem treinamento rigoroso e sessões de laboratório, especialmente em cursos de Ciência da Computação. Portanto, as experiências e o desempenho acadêmico dos alunos nessa nova plataforma de aprendizado precisam ser avaliados. O principal objetivo desta pesquisa é analisar os efeitos da pandemia da COVID-19 no desempenho dos estudantes de Ciência da Computação na UFCG. Para tanto, realizamos um contraste com dados quantitativos de 2015.1 a 2021.1. A análise confirma que o desempenho acadêmico dos alunos do curso em Ciência da Computação da UFCG foi afetado pela pandemia da COVID-19. Nossa conclusão com aplicação de intervalos de confiança (ICs) de 95%, as notas aumentaram 8,32% em relação ao ensino tradicional presencial. Em detalhes, a nota final média dos estudantes nas disciplinas analisadas foi de: 8,42, com uma faixa de [8,33, 8,5] para menos e para mais. Já as notas no ensino presencial atingiram uma média de 7,58, com uma faixa de [7,47, 7,71] para menos e para mais. A suspeita para a melhoria do desempenho dos estudantes pode ser explicada, possivelmente, por cola em exames e/ou projetos de disciplinas conforme indicaram diversos autores da literatura que houve cola das atividades durante a pandemia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Análise dos efeitos da pandemia da COVID-19 no desempenho dos estudantes da Ciência da Computação na UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2022-12-15
dc.description.abstract Traditional face-to-face teaching quickly transitioned to remote learning during the global outbreak of the new coronavirus, the disease COVID-19. In the face of this emergency health, educational institutions had to adapt and provide means for their mission of training professionals could be accomplished. The students' evaluation showed challenges for the faculty, as they not only had to worry about adapting to new circumstances, but they were also concerned that students, without face-to-face supervision, could cheat on their exams. This transformation affected mainly students who sought practice-oriented professions such as Science, Technology, Engineering and Mathematics. Such professions require training rigorous and lab sessions, especially in Computer Science courses. Therefore, students' experiences and academic performance on this new platform learning needs to be evaluated. The main objective of this research is to analyze the effects of the COVID-19 pandemic on the performance of Science students Computing at UFCG. To do so, we performed a contrast with quantitative data from 2015.1 to 2021.1. The analysis confirms that the academic performance of students in the course in Computer Science at UFCG was affected by the COVID-19 pandemic. Our completion with application of 95% confidence intervals (CIs), grades increased 8.32% in relation to traditional face-to-face teaching. In detail, the average final grade of the students in the subjects analyzed was: 8.42, with a range of [8.33, 8.5] for less and for more. The grades in face-to-face teaching reached an average of 7.58, with a range of [7.47, 7.71] for less and for more. The suspicion for the improvement of student performance can possibly be explained by cheating on exams and/or subject projects, as indicated by several authors in the literature, there was glue activities during the pandemic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29420
dc.date.accessioned 2023-04-19T14:13:16Z
dc.date.available 2023-04-19
dc.date.available 2023-04-19T14:13:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Fernando Tomaz da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the effects of the COVID-19 pandemic on the performance of Computer Science students at UFCG. pt_BR
dc.title.alternative Análisis de los efectos de la pandemia de COVID-19 en el desempeño de Estudiantes de Informática en la UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Fernando Tomaz da. Análise dos efeitos da pandemia da COVID-19 no desempenho dos estudantes da Ciência da Computação na UFCG. 2022. 93 fl. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação ), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29420 pt_BR
dc.description.resumen La enseñanza presencial tradicional pasó rápidamente al aprendizaje remoto durante el brote mundial del nuevo coronavirus, la enfermedad COVID-19. Ante esta emergencia salud, las instituciones educativas tuvieron que adaptarse y proporcionar medios para su podría cumplirse la misión de formar profesionales. La evaluación de los estudiantes mostró retos para el profesorado, ya que no sólo tenían que preocuparse por adaptarse a nuevas circunstancias, pero también les preocupaba que los estudiantes, sin supervisión presencial, podrían hacer trampa en sus exámenes. Esta transformación afectó principalmente estudiantes que buscaban profesiones orientadas a la práctica como Ciencias, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas. Tales profesiones requieren entrenamiento Sesiones rigurosas y de laboratorio, especialmente en cursos de Ciencias de la Computación. Por tanto, las experiencias y el rendimiento académico de los alumnos en esta nueva plataforma El aprendizaje debe ser evaluado. El objetivo principal de esta investigación es analizar la Efectos de la pandemia de COVID-19 en el rendimiento de los estudiantes de Ciencias Informática en la UFCG. Para ello, realizamos un contraste con datos cuantitativos de 2015.1 a 2021.1. El análisis confirma que el rendimiento académico de los estudiantes del curso en Ciencias de la Computación en la UFCG se vio afectada por la pandemia de COVID-19. Nuestro finalización con la aplicación de intervalos de confianza (IC) del 95 %, las calificaciones aumentaron 8,32% en relación a la enseñanza presencial tradicional. En detalle, la nota media final de la estudiantes en las asignaturas analizadas fue: 8.42, con un rango de [8.33, 8.5] para menos y por más. Las notas en la docencia presencial alcanzaron una media de 7,58, con un rango de [7.47, 7.71] para menos y para más. La sospecha por la mejora de El desempeño de los estudiantes puede explicarse posiblemente por hacer trampa en los exámenes y/o proyectos temáticos, como lo indican varios autores en la literatura, había pegamento actividades durante la pandemia. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta