dc.creator.ID |
SIQUEIRA, Maria Amélia. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6376592710634191 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTA ROSA, José Guilherme da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTA ROSA, JOSÉ G.D.S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7686896980904000 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVEIRA, N. B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1179494888200977 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RITTO, Antonio Carlos de Azevedo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RITTO, A. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6651445845504410 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Essa pesquisa tem como tema central a influência que o aplicativo de mídia social Instagram,
pode exercer sobre os seus usuários através do seu design de interface. O ponto de influência a
ser abordado é o desejo de compras dos usuários, para isso, foram analisados como os
utilizadores do aplicativo Instagram, reagem diante de tantos estímulos de publicidade na
interface do aplicativo. Para a compreensão dos sentimentos do usuário, as áreas de estudo do
design abordadas nesta pesquisa foram a Experiência do Usuário, Usabilidade e
Ressignificação de Sistemas. O objetivo geral desta pesquisa é: analisar o Instagram enquanto
aplicativo de vendas online, buscando compreender como o design de interface das telas e a
dinâmica do aplicativo influenciam no desejo de compras dos usuários. A pesquisa em questão
possui caráter qualitativo, com abordagem fenomenológica e características de um estudo de
caso. Os resultados indicam que o design de interfaces do aplicativo Instagram atua fortemente
sobre o desejo de compras dos seus usuários, em razão dos anúncios constantemente
apresentados no feed de notícias e na área de stories. Os participantes da pesquisa demonstraram
ter conhecimento dos elementos indicativos de publicidade no design de telas do aplicativo,
apresentando também um senso crítico sobre os anúncios veiculados na plataforma. Quanto aos
resultados sobre a usabilidade e experiência do usuário sobre as ferramentas de compras que o
aplicativo apresenta, obteve-se um resultado negativo, onde os participantes da pesquisa não
conheciam e não sabiam como funcionam as ferramentas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.title |
Design de interface e a influência no desejo de compra: um estudo de caso sobre o Instagram. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-03-03 |
|
dc.description.abstract |
The central theme of this research is the influence that the social media application Instagram
can exert on its users through its interface design. The point of influence to be addressed is the
users' desire to make purchases, for which the reactions of Instagram application users to
advertising stimuli in the application interface were analyzed. To understand the user's feelings,
the areas of design study addressed in this research were User Experience, Usability, and
Systems Re-signification. The general objective of this research is to analyze Instagram as an
online sales application, seeking to understand how the interface design of screens and the
application's dynamics influence users' purchasing desires. The research in question has a
qualitative character, with a phenomenological approach and the characteristics of a case study.
The results indicate that the interface design of the Instagram application strongly influences
its users' purchasing desires, due to the advertisements that are constantly presented in the news
feed and in the stories area. Research participants demonstrated knowledge of indicative
elements of advertising in the application screen design, also presenting a critical sense about
the advertisements that are run on the platform. As for the results regarding user usability and
experience with the shopping tools presented in the application, a negative result was obtained,
where research participants did not know and did not understand how the tools work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29421 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-19T14:43:17Z |
|
dc.date.available |
2023-04-19 |
|
dc.date.available |
2023-04-19T14:43:17Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Design de interfaces |
pt_BR |
dc.subject |
Experiência do usuário |
pt_BR |
dc.subject |
Mídias sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Instagram |
pt_BR |
dc.subject |
Social commerce |
pt_BR |
dc.subject |
Desejo de compra |
pt_BR |
dc.subject |
User experience |
pt_BR |
dc.subject |
Purchase wish |
pt_BR |
dc.subject |
Diseño de interfaz |
pt_BR |
dc.subject |
Medios de comunicación social |
pt_BR |
dc.subject |
Deseo de compra |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARNEIRO, Maria Amélia Bezerra de Siqueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interface design and the influence on the purchase desire: a Instagram case study. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diseño de interfaz e influencia en el deseo de compra: una Estudio de caso de Instagram. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARNEIRO, Maria Amélia Bezerra de Siqueira. Design de interface e a influência no desejo de compra: um
estudo de caso sobre o Instagram. 2023. 156 fl. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29421 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigación tiene como tema central la influencia que tiene la aplicación de redes sociales Instagram,
puede ejercer sobre sus usuarios a través del diseño de su interfaz. El punto de influencia
a abordar es el deseo de compra de los usuarios, para ello se analizó cómo la
usuarios de la aplicación Instagram, reaccionan a tantos estímulos publicitarios en la
interfaz de la aplicación Para comprender los sentimientos del usuario, las áreas de estudio de la
diseño abordado en esta investigación fueron Experiencia de Usuario, Usabilidad y
Reencuadre de sistemas. El objetivo general de esta investigación es: analizar Instagram mientras
aplicación de venta en línea, buscando comprender cómo el diseño de la interfaz de las pantallas y el
La dinámica de la aplicación influye en el deseo de compra de los usuarios. La investigación en cuestión
tiene un carácter cualitativo, con un enfoque fenomenológico y características de un estudio de
caso. Los resultados indican que el diseño de interfaz de la aplicación de Instagram actúa fuertemente
sobre el deseo de compra de sus usuarios, debido a los constantes anuncios
destacados en el área de noticias e historias. Los participantes de la investigación demostraron
ser consciente de los elementos indicativos de publicidad en el diseño de las pantallas de la aplicación,
presentando también un sentido crítico sobre los anuncios servidos en la plataforma. En cuanto a
resultados sobre la usabilidad y experiencia de usuario de las herramientas de compra que
presenta la aplicación, se obtuvo un resultado negativo, donde los participantes de la investigación no
sabía y no sabía cómo funcionan las herramientas. |
pt_BR |