DSpace/Manakin Repository

Design de interface e a influência no desejo de compra: um estudo de caso sobre o Instagram.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SIQUEIRA, Maria Amélia. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6376592710634191 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTA ROSA, José Guilherme da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SANTA ROSA, JOSÉ G.D.S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7686896980904000 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
dc.contributor.referee1ID SILVEIRA, N. B. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1179494888200977 pt_BR
dc.contributor.referee2 RITTO, Antonio Carlos de Azevedo.
dc.contributor.referee2ID RITTO, A. C. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6651445845504410 pt_BR
dc.description.resumo Essa pesquisa tem como tema central a influência que o aplicativo de mídia social Instagram, pode exercer sobre os seus usuários através do seu design de interface. O ponto de influência a ser abordado é o desejo de compras dos usuários, para isso, foram analisados como os utilizadores do aplicativo Instagram, reagem diante de tantos estímulos de publicidade na interface do aplicativo. Para a compreensão dos sentimentos do usuário, as áreas de estudo do design abordadas nesta pesquisa foram a Experiência do Usuário, Usabilidade e Ressignificação de Sistemas. O objetivo geral desta pesquisa é: analisar o Instagram enquanto aplicativo de vendas online, buscando compreender como o design de interface das telas e a dinâmica do aplicativo influenciam no desejo de compras dos usuários. A pesquisa em questão possui caráter qualitativo, com abordagem fenomenológica e características de um estudo de caso. Os resultados indicam que o design de interfaces do aplicativo Instagram atua fortemente sobre o desejo de compras dos seus usuários, em razão dos anúncios constantemente apresentados no feed de notícias e na área de stories. Os participantes da pesquisa demonstraram ter conhecimento dos elementos indicativos de publicidade no design de telas do aplicativo, apresentando também um senso crítico sobre os anúncios veiculados na plataforma. Quanto aos resultados sobre a usabilidade e experiência do usuário sobre as ferramentas de compras que o aplicativo apresenta, obteve-se um resultado negativo, onde os participantes da pesquisa não conheciam e não sabiam como funcionam as ferramentas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ergonomia pt_BR
dc.title Design de interface e a influência no desejo de compra: um estudo de caso sobre o Instagram. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-03
dc.description.abstract The central theme of this research is the influence that the social media application Instagram can exert on its users through its interface design. The point of influence to be addressed is the users' desire to make purchases, for which the reactions of Instagram application users to advertising stimuli in the application interface were analyzed. To understand the user's feelings, the areas of design study addressed in this research were User Experience, Usability, and Systems Re-signification. The general objective of this research is to analyze Instagram as an online sales application, seeking to understand how the interface design of screens and the application's dynamics influence users' purchasing desires. The research in question has a qualitative character, with a phenomenological approach and the characteristics of a case study. The results indicate that the interface design of the Instagram application strongly influences its users' purchasing desires, due to the advertisements that are constantly presented in the news feed and in the stories area. Research participants demonstrated knowledge of indicative elements of advertising in the application screen design, also presenting a critical sense about the advertisements that are run on the platform. As for the results regarding user usability and experience with the shopping tools presented in the application, a negative result was obtained, where research participants did not know and did not understand how the tools work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29421
dc.date.accessioned 2023-04-19T14:43:17Z
dc.date.available 2023-04-19
dc.date.available 2023-04-19T14:43:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Design de interfaces pt_BR
dc.subject Experiência do usuário pt_BR
dc.subject Mídias sociais pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.subject Social commerce pt_BR
dc.subject Desejo de compra pt_BR
dc.subject User experience pt_BR
dc.subject Purchase wish pt_BR
dc.subject Diseño de interfaz pt_BR
dc.subject Medios de comunicación social pt_BR
dc.subject Deseo de compra pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARNEIRO, Maria Amélia Bezerra de Siqueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interface design and the influence on the purchase desire: a Instagram case study. pt_BR
dc.title.alternative Diseño de interfaz e influencia en el deseo de compra: una Estudio de caso de Instagram. pt_BR
dc.identifier.citation CARNEIRO, Maria Amélia Bezerra de Siqueira. Design de interface e a influência no desejo de compra: um estudo de caso sobre o Instagram. 2023. 156 fl. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29421 pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación tiene como tema central la influencia que tiene la aplicación de redes sociales Instagram, puede ejercer sobre sus usuarios a través del diseño de su interfaz. El punto de influencia a abordar es el deseo de compra de los usuarios, para ello se analizó cómo la usuarios de la aplicación Instagram, reaccionan a tantos estímulos publicitarios en la interfaz de la aplicación Para comprender los sentimientos del usuario, las áreas de estudio de la diseño abordado en esta investigación fueron Experiencia de Usuario, Usabilidad y Reencuadre de sistemas. El objetivo general de esta investigación es: analizar Instagram mientras aplicación de venta en línea, buscando comprender cómo el diseño de la interfaz de las pantallas y el La dinámica de la aplicación influye en el deseo de compra de los usuarios. La investigación en cuestión tiene un carácter cualitativo, con un enfoque fenomenológico y características de un estudio de caso. Los resultados indican que el diseño de interfaz de la aplicación de Instagram actúa fuertemente sobre el deseo de compra de sus usuarios, debido a los constantes anuncios destacados en el área de noticias e historias. Los participantes de la investigación demostraron ser consciente de los elementos indicativos de publicidad en el diseño de las pantallas de la aplicación, presentando también un sentido crítico sobre los anuncios servidos en la plataforma. En cuanto a resultados sobre la usabilidad y experiencia de usuario de las herramientas de compra que presenta la aplicación, se obtuvo un resultado negativo, donde los participantes de la investigación no sabía y no sabía cómo funcionan las herramientas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta