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Este livro tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa1 Impactos da
Metodologia do CAT nas políticas públicas da Educação do Campo e na aprendizagem
das crianças na região semiárida da Bahia2. Esta metodologia, CAT - Conhecer, Analisar e
Transformar a realidade do campo, formulada pelo Movimento de Organização Comunitária
- MOC - uma organização não governamental- ONG, é desenvolvida por esta entidade em
parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Movimentos Sociais e
Sindicais do campo em mais de 20 municípios da região semiárida da Bahia.
O MOC, há mais de 47 anos vem desenvolvendo trabalhos formativos e produtivos com
agricultores/as, ampliou sua atuação, em 1994, a partir de um diálogo e intercâmbio com o
Serviço de Tecnologia Alternativa -SERTA, uma organização não governamental Pernambucana3,
com a formulação da proposta educativa CAT - Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do
campo, para ser desenvolvida junto às escolas da rede pública da região4.
O MOC constitui um dos lugares institucionais5 importantes no fortalecimento do
Movimento da Educação do Campo 6 no Brasil e na Rede de Educação Contextualizada
do Semiárido-RESAB. Incentivar o envolvimento dos gestores públicos, educadores/as,
estudantes e organizações sociais na construção das políticas educacionais, numa perspectiva
do desenvolvimento sustentável da região; fomentar conhecimentos políticos-pedagógicos
que contribuam para o fortalecimento da escola contextualizada a partir de uma relação
democrática e propositiva entre sociedade civil e poder público; e proporcionar subsídios para
uma replicação/multiplicação da metodologia em outras regiões como política pública foram
os objetivos deste estudo.
Para o atendimento desses objetivos, foram selecionados: a) dois municípios que
estão no projeto desde o seu inicio, sendo Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe; b) dois
municípios cuja adesão ao CAT ocorreu mais recentemente - Barrocas e Serrinha; c) dois
municípios onde o CAT não está presente - Gavião e Tucano.
A abordagem qualitativa numa perspectiva da pesquisa-ação orientou os diferentes
procedimentos e instrumentos utilizados durante o processo, que possibilitaram um
envolvimento permanente dos diferentes sujeitos e o planejamento do trabalho na perspectiva de responder às indagações da pesquisa, dentre as quais destacamos: a metodologia
CAT contribui para mudanças nas políticas educacionais dos municípios e na melhoria da
aprendizagem das crianças que a ela tem acesso? Quais os custos da ação e inação de uma
proposta de educação contextualizada nos municípios?
Na introdução, explicitamos o caminho teórico e metodológico que utilizamos para
realização da investigação, destacando as etapas vivenciadas, as potencialidades, limites e
proposições que foram identificadas em cada procedimento, na perspectiva de responder as
indagações postas pela investigação. Em seguida, organizamos os achados da pesquisa em
duas partes. Na primeira, construímos o contexto sócio econômico e educacional da ação do
Projeto CAT, buscando compreender como a proposta tem contribuído para fortalecer a gestão
pública e a qualidade da educação do campo nos municípios. Esta parte se constitui em três
capítulos organizados da seguinte forma.
O primeiro capítulo, "A Metodologia CAT: suas matrizes pedagógicas e seu itinerário
pedagógico", elaborado por Maria do Socorro Silva e Vera Maria Oliveira Carneiro, reflete sobre
as matrizes da Educação Popular que fundamenta teoricamente a prática educativa do CAT
nas Escolas Públicas do Semiárido nas quais o contexto social, a relação prática-teoria-prática
orienta o caminho de construção dos conhecimentos em sala de aula, o empoderamento
dos sujeitos sociais e o estímulo à autonomia da escola, dos docentes e discentes, além da
participação ativa da família e das organizações sociais também são fundamentos importantes
do Projeto CAT.
No segundo capítulo, "Análise econômica e social do campo de pesquisa: o chão onde se
desenvolve a prática educativa do CAT", o autor Djair Silva nos traz indicadores demográficos,
econômicos e sociais importantes para leitura do contexto regional, estadual e territorial, no
qual se desenvolve o Projeto CAT evidenciando as mudanças ocorridas neste cenário, e quais
as contribuições dadas pela ação do Projeto nas comunidades.
No terceiro capítulo, Maria do Socorro Silva, nos situa no "Cenário educacional e nas
políticas educacionais nos municípios da área em estudo", destacando as mudanças e as
permanências ocorridas neste cenário, e a complexidade de análise dos resultados dos impactos
do Projeto, visto que existe em curso no Brasil uma série de ações desencadeadas pela esfera
federal e estadual com relação às políticas afirmativas para as populações do campo, além de
que o MOC atua nesta região com diferentes iniciativas junto às comunidades rurais, o que
contribui para construção de um cenário diferenciado, todavia, a autora buscou identificar na
interação entre os dados e a fala dos sujeitos a singularidade da contribuição do Projeto CAT,
bem como os desafios que enfrenta para mudar uma realidade marcada historicamente pela
exclusão aos direitos e uma prática descontextualizada de escola.
Na segunda parte, os resultados da prática educativa do CAT, a partir da percepção dos
sujeitos envolvidos no trabalho, no que se refere à organização da escola, o processo de ensino
aprendizagem das crianças, à relação com a vida da família e da comunidade e ao financiamento
da educação nos municípios. Esta parte se constitui em três capítulos organizados da seguinte
forma:
No quarto capítulo, o "CAT na visão dos seus protagonistas e beneficiários", as autoras
Maria do Socorro Silva e Inaiá Carvalho nos trouxeram a fala dos sujeitos sobre sua vivência
com o Projeto CAT, enfatizando suas percepções e avaliações sobre os resultados na sala de
aula, na escola, na comunidade, e principalmente, na vida dos sujeitos envolvidos no trabalho.
A visão entusiasmada, compromissada e positiva das entrevistadas com a materialização do
Projeto se destaca no texto.
No quinto capítulo, "Dimensão Pedagógica - melhoria da aprendizagem das crianças",
Maria do Socorro Silva, evidenciou a tensão e contradição existentes nos municípios da pesquisa na realização de uma avaliação processual, formativa e contextualizada conforme
concepção defendida pelo Projeto CAT, e os instrumentos e estratégias postos em curso pelo
Sistema Nacional de Avaliação coordenado pelo MEC, que cada vez mais se fortalece na política
de avaliação brasileira, apesar dos diferentes questionamentos existentes, ao mesmo tempo,
traz o processo de reflexão e sistematizada vivido pelo grupo na perspectiva da formulação
e sistematização de fundamentos e instrumentos de uma avaliação que considere a prática
contextualizada das escolas do campo envolvidas no trabalho.
No sexto capítulo, "Financiamento da Educação", Djair Silva, fez um resgate sobre o
financiamento da educação e seus principais instrumentos, destacando os recursos existentes
nos municípios da pesquisa destinados às escolas públicas, seja proveniente do Fundeb ou
de outras formas de transferências do governo federal e estadual, além da diversidade de
ações e programas que podem ser acessados pelos municípios, o que possibilitaria uma
melhoria na qualidade nas escolas do campo. Os custos da ação do Projeto CAT também foram
analisados no texto suscitando uma reflexão sobre a necessidade de tomadas de decisões
entre os diferentes atores sociais envolvidos no trabalho na perspectiva de sua universalização
enquanto uma política pública.
Por fim, tecemos considerações resultantes dos diversos momentos de discussão com
os sujeitos da pesquisa, que a partir dos dados e de sua experiência situaram os avanços, os
desafios e elencaram proposições para uma intervenção de fortalecimento e continuidade da
Educação Contextualizada nos municípios, bem como a possibilidade de sua replicação em
outros municípios do território com vistas a assegurar a universalização do acesso à Educação
Básica, pública, gratuita e socialmente referenciada na vida dos Povos do Semiárido Brasileiro. |
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