DSpace/Manakin Repository

Perfil de permanência e experiências emocionais dos(as) licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG: testemunhos de uma trajetória de formação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1540782635703920 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor1ID FIGUEIREDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA , Diego Marceli.
dc.contributor.referee2 COSTA , André Pereira da.
dc.description.resumo O fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Física é um problema recorrente na formação de professores(as). Um dos fatores que contribuem para essa problemática reside em aspectos que não estão apenas na falta de uma educação científica de base, mas em aspectos do campo da Psicologia. Dessa forma, o presente estudo trata-se de uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa e quantitativa, intentando realizar outro olhar sobre o fenômeno da evasão nesses cursos. Assim, busquei também compreender o “Perfil de permanência” dos(as) Licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras – PB, e sua correlação com as experiências emocionais destes(as) a partir de suas trajetórias no curso. Para isso, recorri às compreensões de Arruda et al. (2006) e Custódio, Pietrocola e Souza-Cruz (2013) (apoiados em Silvia e Kashdan (2009)). Para coleta de dados da pesquisa foi realizada uma análise documental a partir dos históricos acadêmicos dos(as) estudantes, objetivando estabelecer o Perfil de permanência congruente ao trabalho de Arruda et al. (2006). Em seguida, foi aplicado um questionário (via Google Formulários) junto aos(às) 129 discentes ativos(as) no Curso, dentre os(as) quais 32 (trinta e dois(duas)) responderam. Com base nesse instrumento, procurei identificar aspectos sociodemográficos ou relacionados ao currículo, enquanto as respostas de questões abertas foram analisadas utilizando o método de Análise Textual Discursiva (ATD) sob a perspectiva de Moraes (2003). E, baseado em Costa (2019), recorri à utilização de testemunhos concedidos por estudantes já graduados(as). Os resultados revelam que o perfil de permanência do(a) estudante no curso de Licenciatura em Física do CFP/UFCG é bastante prolongado. Além disso, tendo por base as respostas dos questionários e os testemunhos dos(as) discentes, percebe-se que as experiências emocionais ocorrem em ciclos (independentemente da época em que a turma iniciou) e também estão relacionadas aos motivos para ingresso e permanência destes(as) juntamente com as relações entre alunos(as) e professores(as) e a própria instituição. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Perfil de permanência e experiências emocionais dos(as) licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG: testemunhos de uma trajetória de formação. pt_BR
dc.advisor1 Psicologia educacional pt_BR
dc.date.issued 2023-02-15
dc.description.abstract The dropout phenomenon in Physics Licentiate Degrees is a recurrent problem in the training of future teachers. One of the factors that contribute to this problem resides in aspects that are not only in the lack of a basic scientific education, but in aspects of the field of Psychology. Thus, the present study is an explanatory research with a qualitative and quantitative approach, trying to analyze the dropout phenomenon in these courses from another aspect. Thus, I also sought to understand the "Permanence Profile" of the Physics Graduates of the CFP/UFCG, Cajazeiras Campus - PB, and its correlation with their emotional experiences from their trajectories in the course. For this, I resorted to the understandings of Arruda et al. (2006) and Custódio, Pietrocola and Souza-Cruz (2013) (based on Silvia and Kashdan (2009)). The research data were collected through a documental analysis based on the academic records of the students, aiming to establish the Permanence Profile congruent to the work of Arruda et al. (2006). Then, a questionnaire was applied, through Google Forms, to the 129 students active in the Course, among which 32 (thirty-two) responded. Based on this instrument, I intended to identify sociodemographic or curriculum-related aspects, while the answers to open questions were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) method from the perspective of Moraes (2003). And, based on Costa (2019), I resorted to the use of testimonies given by students who have already graduated. The results reveal that the profile of the student's permanence in the Bachelor's Degree in Physics at the CFP/UFCG is quite prolonged. In addition, based on the answers to the questionnaires and the testimonies of the students, it is clear that emotional experiences occur in cycles (regardless of the time when the class started) and are also related to the reasons for joining and staying there. together with the relationships between students and teachers and the institution itself. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29424
dc.date.accessioned 2023-04-19T23:24:16Z
dc.date.available 2023-04-19
dc.date.available 2023-04-19T23:24:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Perfil de permanência pt_BR
dc.subject Experiências emocionais pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Evasion pt_BR
dc.subject Permanence profile pt_BR
dc.subject Emotional experiences pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in Physics pt_BR
dc.subject Licenciandos em Física - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Física CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Jefferson Santana da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Permanence profile and emotional experiences of CFP/UFCG Physics graduates: testimonies of a training trajectory. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Jefferson Santana da. Perfil de permanência e experiências emocionais dos(as) licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG: testemunhos de uma trajetória de formação. 2023. 262f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta