Dépôt DSpace/Manakin

Geografia Escolar e cotidiano dos educandos: o uso do mapa mental como ferramenta metodológica na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Stela Sampaio - CE.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CAVALCANTE, J. P. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3210283473793822 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas da Nóbrega.
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo A presente monografia que se insere na área de ensino geográfico, tem como objetivo investigar e apresentar uma metodologia que contribua com professores e futuros professores da área de Geografia a trabalharem os conteúdos geográficos em sala de aula, associando-os ao cotidiano dos educandos da Educação Básica. A pesquisa apresentada nesta monografia é de caráter qualitativa, com questionários e entrevistas semiestruturadas, realizadas com residentes do programa Residência Pedagógica (RP) do subprojeto Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, ministrantes de aulas na Educação Básica e com a professora de Geografia da E.E.I.F. Stela Sampaio Lavras da Mangabeira – CE, com o intuito de descobrir como os mesmos relacionam os conteúdos geográficos ao cotidiano dos seus educandos. Alunos do oitavo ano do ensino fundamental da E.E.I.F. Stela Sampaio também foram entrevistados, com o intuito de descobrir a visão dos mesmos em relação à Geografia e se os mesmos sabem da importância dos conhecimentos geográficos em suas vidas cotidianas. As plataformas utilizadas para a realização das pesquisas foram o Google Forms, Word e Instagram. O material teórico utilizado para esta pesquisa parte de autores que trabalham com o ensino de maneira geral, e autores que se aprofundam no ensino da Geografia. Após o conhecimento das informações acerca do campo de pesquisa, foi colocado em prática na turma do oitavo ano A da E.E.I.F. Stela Sampaio a metodologia avaliativa para correlacionar os conhecimentos geográficos ao cotidiano dos educandos. Para cumprir este objetivo foi utilizado como ferramenta metodológica o mapa mental. Os resultados obtidos demostraram que é indispensável a associação da Geografia escolar ao cotidiano dos educandos. A conclusão desta pesquisa apontou que os educandos desenvolvem o ensino-aprendizagem de forma produtiva, quando o professor emprega metodologias que associam os seus cotidianos com os conteúdos geográficos aprendidos em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Geografia Escolar e cotidiano dos educandos: o uso do mapa mental como ferramenta metodológica na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Stela Sampaio - CE. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-06
dc.description.abstract The present monograph, which is part of the geography teaching area, aims at investigating and presenting a methodology that contributes with teachers and future teachers of Geography to work the geographic contents in the classroom, associating them to the everyday life of the students in Basic Education. The research presented in this monograph is qualitative, with questionnaires and semi-structured interviews, carried out with residents of the Pedagogical Residency (PR) program of the Geography subproject of the Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, teachers of Basic Education classes and with the Geography teacher of the E.E.I.F. Stela Sampaio Lavras da Mangabeira – CE, in order to find out how they relate the geographic contents to their students' daily lives. Eighth grade students from E.E.I.F. Stela Sampaio were also interviewed, in order to find out their vision of Geography and if they know the importance of geographic knowledge in their daily lives. The platforms used for the research were Google Forms, Word, and Instagram. The theoretical material used for this research comes from authors who work with teaching in general, and authors who delve into the teaching of Geography. After knowing the information about the research field, the evaluation methodology was put into practice in the eighth grade A class of E.E.I.F. Stela Sampaio to correlate the geographic knowledge to the students' daily lives. To accomplish this goal, the mind map was used as a methodological tool. The results obtained showed that it is essential to associate school Geography with the students' daily lives. The conclusion of this research pointed out that the students develop teaching-learning in a productive way when the teacher uses methodologies that associate their daily lives with the geographic contents learned in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29425
dc.date.accessioned 2023-04-19T23:49:05Z
dc.date.available 2023-04-19
dc.date.available 2023-04-19T23:49:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Geografia Escolar pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject School Geography pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Mapa mental pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia - mapa mental pt_BR
dc.subject Escola de Ensino Infantil e Fundamental Stela Sampaio - CE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, João Paulo Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School Geography and the students' daily life: the use of the mental map as a methodological tool at the Stela Sampaio Elementary School - CE. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, João Paulo Pereira. Geografia Escolar e cotidiano dos educadores: o uso do mapa mental com ferramenta metodológica na escola de Ensino Infantil e Fundamental Stela Sampaio - CE. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte