dc.creator.ID |
SOUSA, F. R. L. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
SOUSA, FRANCISCA ROZÂNGELA LOPES DE. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7564029475757969 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, EDVAN CRUZ. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, E.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CÂNDIDO, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
CÂNDIDO, GESINALDO ATAÍDE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MELO, Francisco Vicente Sales. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MELO, F. V. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
MELO, FRANCISCO VICENTE SALES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
MELO, VICENTE FRANCISCO SALES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6073389370524247 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação objetivou investigar a influência de práticas de Responsabilidade Social
Corporativa na imagem de marca, valor percebido, confiança e sua relação com intenção
de compra e de recomendação de produtos cosméticos. A partir da base teórica sobre
Teoria dos Stakeholders, Gestão Ambiental, Práticas de Responsabilidade Social
Corporativa e comportamento de compra, foi elaborado um modelo conceitual, verificado
empiricamente a partir da aplicação de um survey junto a 343 respondentes e análise dos
dados com o uso da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontam as
práticas como um fator relevante na intenção de compra e de recomendação,
influenciando-os de forma positiva; e que a confiança e o valor percebido mediaram
significativamente as relações entre as práticas de RSC. Os achados sugerem que para as
empresas aumentarem a intenção de compra, considerando o posicionamento voltado
paras as práticas de RSC, devem criar uma imagem positiva e estratégias que o clientes
percebam. Ademais, quando o cliente confia e percebe o valor oferecido, tende não só a
comprar seus produtos como recomendá-los. O estudo amplia o conhecimento teórico ao
fornecer evidências para o entendimento do comportamento do consumidor em relação
às práticas de RSC, imagem de marca, confiança e valor percebido na intenção de compra
e de recomendação, colaborando com a literatura e o avanço nas pesquisas relacionadas
à temática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-16 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation aimed to investigate the influence of Corporate Social Responsibility
practices on brand image, perceived value, trust and its relationship with purchase
intention and recommendation of cosmetic products. From the theoretical basis on
Stakeholder Theory, Environmental Management, Corporate Social Responsibility
Practices and purchasing behavior, a conceptual model was elaborated, empirically
verified from the application of a survey with 343 respondents and data analysis using the
Modeling Structural Equations. The results point to the practices as a relevant factor in
the purchase and recommendation intention, influencing them in a positive way; and that
trust and perceived value significantly mediated the relationships between CSR practices.
The findings suggest that for companies to increase purchase intention, considering the
positioning focused on CSR practices, they must create a positive image and strategies
that customers perceive. Furthermore, when the customer trusts and perceives the value
offered, they tend not only to buy your products but also to recommend them. The study
expands theoretical knowledge by providing evidence for understanding consumer
behavior in relation to CSR practices, brand image, trust and perceived value in purchase
and recommendation intentions, collaborating with the literature and advancing research
related to thematic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-20T11:55:45Z |
|
dc.date.available |
2023-04-20 |
|
dc.date.available |
2023-04-20T11:55:45Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade social corporativa |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade social corporativa - práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Intenção de compra |
pt_BR |
dc.subject |
Intenção de recomendação |
pt_BR |
dc.subject |
Corporate social responsibility |
pt_BR |
dc.subject |
Social responsibility corporate - practices |
pt_BR |
dc.subject |
Purchase intention |
pt_BR |
dc.subject |
Intention of recommendation |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidad Social Corporativo - Prácticas |
pt_BR |
dc.subject |
Intención de compra |
pt_BR |
dc.subject |
Intención de Recomendación. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Corporate Social Responsibility practices and their relationship with consumer behavior. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prácticas de Responsabilidad Social Empresarial y su relación con el comportamiento del consumidor. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de. Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o
comportamento do consumidor. 2022. 106 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta disertación tuvo como objetivo investigar la influencia de las prácticas de Responsabilidad Social
Corporativo sobre la imagen de marca, el valor percibido, la confianza y su relación con la intención
compra y recomendación de productos cosméticos. Desde la base teórica sobre
Teoría de las Partes Interesadas, Gestión Ambiental, Prácticas de Responsabilidad Social
Comportamiento corporativo y de compras, se elaboró un modelo conceptual, se verificó
empíricamente a partir de la aplicación de una encuesta con 343 encuestados y análisis de la
datos usando el Modelado de Ecuaciones Estructurales. Los resultados señalan la
prácticas como factor relevante en las intenciones de compra y recomendación,
influir en ellos de manera positiva; y que la confianza y el valor percibido mediados
significativamente las relaciones entre las prácticas de RSE. Los hallazgos sugieren que para
empresas a incrementar la intención de compra, considerando el posicionamiento buscado
para las prácticas de RSE, deben crear una imagen positiva y estrategias que los clientes
Consíguelo. Además, cuando el cliente confía y percibe el valor ofrecido, tiende no sólo a
compre sus productos como los recomiende. El estudio amplía los conocimientos teóricos a la
Proporcionar evidencia para comprender el comportamiento del consumidor en relación con
a las prácticas de RSE, imagen de marca, confianza y valor percibido en la intención de compra
y recomendación, colaborando con la literatura y los avances en investigaciones relacionadas
al tema. |
pt_BR |