DSpace/Manakin Repository

As máximas conversacionais no gênero podcast: uma proposta às aulas de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2866254528452212 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. V. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O presente estudo tem como objetivo principal entender e abordar a teoria da pragmática referente ao Princípio de Cooperação e do gênero podcast com o intuito de desenvolver uma proposta de aula que proporcionará aos alunos do Ensino Fundamental II o aprimoramento de habilidades comunicativas sociais eficientes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que utilizamos livros e documentos, a exemplo da “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC, 2018). Também tivemos como aporte teórico as abordagens do livro "Aula de Português", de Irandé Antunes (2003), que vai demonstrar como seguir a seara da oralidade, as aplicações desta e como ser um professor que busca uma interação mais qualificada dos alunos. Para o conceito de pragmática, é utilizado o "Manual da Semântica", de Márcia Cançado (2020), que explica a pragmática e a teoria do princípio de cooperação e suas máximas. Para o estudo dos gêneros do discurso, fundamentamo-nos na obra "Estética da Criação Verbal", de Mikhail Bakhtin (1997). Foram desenvolvidas três oficinas em que trabalhamos as teorias estudadas: oficina 1 – abordagem do gênero podcast e suas características; oficina 2 – explicação da teoria do princípio de cooperação e as máximas conversacionais, e oficina 3 – o trabalho e o conjunto das teorias e do gênero para a elaboração de um podcast escolar. Estas oficinas são uma proposta de aula que tem como objetivo o desenvolvimento de competências comunicativas sociais e profissionais. Em relação aos resultados, obtivemos o entendimento das teorias aqui abordadas, o entendimento sobre a importância do gênero podcast na sala de aula e a elaboração da proposta de aula. Nesta proposta, notamos a necessidade das escolas se envolverem no incentivo da comunicação social, isso incluindo também o professor moderador que traz o aluno para participar efetivamente da elaboração das aulas. Com isso em mente, visamos incentivar, na proposta dita, a completa interação dos estudantes do início ao fim das aulas, com o intuito de intensificar as habilidades que a BNCC tanto defende. Ao abordar os gêneros discursivos orais, devemos nos atentar às três características fundamentais destes: o conteúdo temático, o estilo e a construção composicional. Do gênero podcast, compreendemos as necessidades, as características e os tipos que completam este gênero e seus meios de utilização que nos proporcionou a elaboração da proposta das aulas que resultaram na resolução da proposta. A partir do estudo realizado, aprendemos que é possível e viável o objetivo da hipótese, qual seja: o desenvolvimento das competências comunicativas eficientes dos alunos. Trabalhando as oficinas apresentadas, o professor poderá ter métodos que ensinem a oralidade, a escrita, as quais, segundo Antunes, não devem ser separadas, chegando enfim à noção de ensinar esses temas de forma completa. Assim, pode-se relatar que este trabalho proporciona o conhecimento das teorias, do gênero do discurso e possibilita aulas didáticas resultantes do estudo em que pretendemos envolver os alunos nas elaborações de cada atividade de forma que lhes dê arcabouço experimental e social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras-Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title As máximas conversacionais no gênero podcast: uma proposta às aulas de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-15
dc.description.abstract The main objective of this study is to understand and approach the theory of pragmatics regarding the Principle of Cooperation and the podcast genre in order to develop a class proposal that will provide Elementary School II students with the improvement of efficient social communicative skills. This is a bibliographical and documentary research, since we use books and documents, such as the “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC, 2018). We also had as theoretical support the approaches of the book "Portuguese Class", by Irandé Antunes (2003), which will demonstrate how to follow the field of orality, its applications and how to be a teacher who seeks a more qualified interaction of the students. For the concept of pragmatics, the "Manual of Semantics", by Márcia Cançado (2020), is used, which explains the pragmatics and the theory of the principle of cooperation and its maxims. For the study of speech genres, we base ourselves on the work "Aesthetics of Verbal Creation", by Mikhail Bakhtin (1997). Three workshops were developed in which we worked on the theories studied: workshop 1 – approach to the podcast genre and its characteristics; workshop 2 – explanation of the theory of the principle of cooperation and conversational maxims, and workshop 3 – the work and the set of theories and genre for the elaboration of a school podcast. These workshops are a class proposal that aims to develop social and professional communicative skills. Regarding the results, we obtained an understanding of the theories discussed here, an understanding of the importance of the podcast genre in the classroom and the elaboration of the lesson proposal. In this proposal, we note the need for schools to get involved in encouraging social communication, including the moderator teacher who brings the student to effectively participate in the preparation of classes. With that in mind, we aim to encourage, in the said proposal, the complete interaction of students from the beginning to the end of classes, with the aim of intensifying the skills that the BNCC defends so much. When approaching oral discursive genres, we must pay attention to their three fundamental characteristics: thematic content, style and compositional construction. From the podcast genre, we understand the needs, characteristics and types that complete this genre and its means of use that provided us with the elaboration of the proposal of the classes that resulted in the resolution of the proposal. From the study carried out, we learned that the objective of the hypothesis is possible and viable, that is: the development of efficient communicative competences of the students. Working with the workshops presented, the teacher will be able to have methods that teach orality, writing, which, according to Antunes, should not be separated, finally arriving at the notion of teaching these themes in a complete way. Thus, it can be reported that this work provides knowledge of theories, of the discourse genre and enables didactic classes resulting from the study in which we intend to involve students in the elaborations of each activity in a way that gives them an experimental and social framework. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29447
dc.date.accessioned 2023-04-24T12:56:18Z
dc.date.available 2023-04-24
dc.date.available 2023-04-24T12:56:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino da língua materna pt_BR
dc.subject Máximas conversacionais pt_BR
dc.subject Podcast pt_BR
dc.subject Pragmática pt_BR
dc.subject Interação social pt_BR
dc.subject Mother tongue teaching pt_BR
dc.subject conversational maxims pt_BR
dc.subject Pragmatic pt_BR
dc.subject Social interaction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ronaldo Lima da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conversational maxims in the podcast genre: a proposal for Portuguese language classes. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ronaldo Lima da. As máximas conversacionais no gênero podcast: uma proposta às aulas de língua portuguesa. 2023. 36f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta