dc.creator.ID |
SILVA, R. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2866254528452212 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. V. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objetivo principal entender e abordar a teoria da pragmática
referente ao Princípio de Cooperação e do gênero podcast com o intuito de desenvolver uma
proposta de aula que proporcionará aos alunos do Ensino Fundamental II o aprimoramento de
habilidades comunicativas sociais eficientes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e
documental, uma vez que utilizamos livros e documentos, a exemplo da “Base Nacional
Comum Curricular” (BNCC, 2018). Também tivemos como aporte teórico as abordagens do
livro "Aula de Português", de Irandé Antunes (2003), que vai demonstrar como seguir a seara
da oralidade, as aplicações desta e como ser um professor que busca uma interação mais
qualificada dos alunos. Para o conceito de pragmática, é utilizado o "Manual da Semântica",
de Márcia Cançado (2020), que explica a pragmática e a teoria do princípio de cooperação e
suas máximas. Para o estudo dos gêneros do discurso, fundamentamo-nos na obra "Estética da
Criação Verbal", de Mikhail Bakhtin (1997). Foram desenvolvidas três oficinas em que
trabalhamos as teorias estudadas: oficina 1 – abordagem do gênero podcast e suas
características; oficina 2 – explicação da teoria do princípio de cooperação e as máximas
conversacionais, e oficina 3 – o trabalho e o conjunto das teorias e do gênero para a
elaboração de um podcast escolar. Estas oficinas são uma proposta de aula que tem como
objetivo o desenvolvimento de competências comunicativas sociais e profissionais. Em
relação aos resultados, obtivemos o entendimento das teorias aqui abordadas, o entendimento
sobre a importância do gênero podcast na sala de aula e a elaboração da proposta de aula.
Nesta proposta, notamos a necessidade das escolas se envolverem no incentivo da
comunicação social, isso incluindo também o professor moderador que traz o aluno para
participar efetivamente da elaboração das aulas. Com isso em mente, visamos incentivar, na
proposta dita, a completa interação dos estudantes do início ao fim das aulas, com o intuito de
intensificar as habilidades que a BNCC tanto defende. Ao abordar os gêneros discursivos
orais, devemos nos atentar às três características fundamentais destes: o conteúdo temático, o
estilo e a construção composicional. Do gênero podcast, compreendemos as necessidades, as
características e os tipos que completam este gênero e seus meios de utilização que nos
proporcionou a elaboração da proposta das aulas que resultaram na resolução da proposta. A
partir do estudo realizado, aprendemos que é possível e viável o objetivo da hipótese, qual
seja: o desenvolvimento das competências comunicativas eficientes dos alunos. Trabalhando
as oficinas apresentadas, o professor poderá ter métodos que ensinem a oralidade, a escrita, as
quais, segundo Antunes, não devem ser separadas, chegando enfim à noção de ensinar esses
temas de forma completa. Assim, pode-se relatar que este trabalho proporciona o
conhecimento das teorias, do gênero do discurso e possibilita aulas didáticas resultantes do
estudo em que pretendemos envolver os alunos nas elaborações de cada atividade de forma
que lhes dê arcabouço experimental e social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras-Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
As máximas conversacionais no gênero podcast: uma proposta às aulas de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-15 |
|
dc.description.abstract |
The main objective of this study is to understand and approach the theory of pragmatics
regarding the Principle of Cooperation and the podcast genre in order to develop a class
proposal that will provide Elementary School II students with the improvement of efficient
social communicative skills. This is a bibliographical and documentary research, since we use
books and documents, such as the “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC, 2018). We
also had as theoretical support the approaches of the book "Portuguese Class", by Irandé
Antunes (2003), which will demonstrate how to follow the field of orality, its applications and
how to be a teacher who seeks a more qualified interaction of the students. For the concept of
pragmatics, the "Manual of Semantics", by Márcia Cançado (2020), is used, which explains
the pragmatics and the theory of the principle of cooperation and its maxims. For the study of
speech genres, we base ourselves on the work "Aesthetics of Verbal Creation", by Mikhail
Bakhtin (1997). Three workshops were developed in which we worked on the theories
studied: workshop 1 – approach to the podcast genre and its characteristics; workshop 2 –
explanation of the theory of the principle of cooperation and conversational maxims, and
workshop 3 – the work and the set of theories and genre for the elaboration of a school
podcast. These workshops are a class proposal that aims to develop social and professional
communicative skills. Regarding the results, we obtained an understanding of the theories
discussed here, an understanding of the importance of the podcast genre in the classroom and
the elaboration of the lesson proposal. In this proposal, we note the need for schools to get
involved in encouraging social communication, including the moderator teacher who brings
the student to effectively participate in the preparation of classes. With that in mind, we aim
to encourage, in the said proposal, the complete interaction of students from the beginning to
the end of classes, with the aim of intensifying the skills that the BNCC defends so much.
When approaching oral discursive genres, we must pay attention to their three fundamental
characteristics: thematic content, style and compositional construction. From the podcast
genre, we understand the needs, characteristics and types that complete this genre and its
means of use that provided us with the elaboration of the proposal of the classes that resulted
in the resolution of the proposal. From the study carried out, we learned that the objective of
the hypothesis is possible and viable, that is: the development of efficient communicative
competences of the students. Working with the workshops presented, the teacher will be able
to have methods that teach orality, writing, which, according to Antunes, should not be
separated, finally arriving at the notion of teaching these themes in a complete way. Thus, it
can be reported that this work provides knowledge of theories, of the discourse genre and
enables didactic classes resulting from the study in which we intend to involve students in the
elaborations of each activity in a way that gives them an experimental and social framework. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29447 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-24T12:56:18Z |
|
dc.date.available |
2023-04-24 |
|
dc.date.available |
2023-04-24T12:56:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Máximas conversacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Podcast |
pt_BR |
dc.subject |
Pragmática |
pt_BR |
dc.subject |
Interação social |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue teaching |
pt_BR |
dc.subject |
conversational maxims |
pt_BR |
dc.subject |
Pragmatic |
pt_BR |
dc.subject |
Social interaction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Ronaldo Lima da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conversational maxims in the podcast genre: a proposal for Portuguese language classes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Ronaldo Lima da. As máximas conversacionais no gênero podcast: uma proposta às aulas de
língua portuguesa. 2023. 36f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |