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Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste Brasileiro.

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dc.description.resumo O livro Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro é uma iniciativa da Linha 1–História, política e gestão educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que, em boa hora, coloca na agenda de discussão sobre políticas educacionais alguns temas seminais que vêm sendo objeto de interesse de pesquisadores das instituições de ensino superior em todo o Brasil. Esses temas, embora de interesse nacional, são abordados a partir das experiências realizadas nos estados da região Nordeste. Do ponto de vista de implementação de políticas educacionais, os nove estados que constituem a região Nordeste apresentam, cada um a seu modo, situações desafiadoras para os gestores que trabalham com políticas públicas, em especial, a educação. Em 1970, o Nordeste possuía 28.675.110 habitantes dos quais 58,2% viviam em localidades rurais, a maior taxa de ruralidade entre as regiões brasileiras. Se considerar a população de 6 anos e mais, havia 50,7% das pessoas não alfabetizadas, o que evidencia uma região com uma população predominantemente rural, analfabeta e, até 1998, sem direito à cidadania mais elementar nos países cujo regime é democrático, o voto. É esse Nordeste que nos últimos cinquenta anos enfrenta o desafio da urbanização, tenta subverter as agudas desigualdades sociais e econômicas e, com o advento da Constituição de 1988, adentra na luta pela garantia dos direitos sociais, entre eles, a educação. Dessa forma, nada mais inspirador do que iniciar o livro com o capítulo Revisitando o Nordeste brasileiro: uma leitura a partir de Celso Furtado, de Leonardo Guimarães Neto e Tânia Bacelar de Araújo, retomando a visão do paraibano, que pensou a região de forma tão profunda e levantou questões que até hoje compõem a agenda dos governantes. Os oito capítulos que seguem trazem à tona discussões que vêm sendo objeto de interesse dos estudiosos de políticas educacionais e estão relacionados: a) à nova gestão pública, que surge no escopo das reformas neoliberais e que têm afetado de forma incisiva a educação; b) as relações entre o público e o privado, que em algumas situações adquire a feição travestida de terceiro setor e que gradativamente vai adentrando a seara da educação pública; e c) a presença e o protagonismo das avaliações externas e em larga escala, que têm marcado de forma intensa os sistemas de ensino nos últimos quinze anos, especialmente depois do advento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No capítulo O labirinto da nova gestão pública e as implicações no campo educacional de Allan Solano Souza e Antônio Cabral Neto, os autores enveredam por uma reflexão sobre a crise do modelo burocrático de administração pública e as tendências de respostas a essa crise, pondo em evidência os caminhos percorridos em direção às promessas de modernização na gestão educacional, como parte de um processo mais complexo na sua totalidade. Na visão dos autores, essa mudança no paradigma da gestão pública, influenciada pelo sistema capitalista, tem como consequências o reforço da exclusão, a intensificação da competição entre sistemas e a responsabilização individual e coletiva. O capítulo A reforma gerencial da educação pernambucana: princípios e políticas (2008–2018), de Josilene Maria de Oliveira e Andréia Ferreira da Silva, analisa a reforma gerencial da educação pernambucana efetivada a partir de 2008, detendo-se no estudo dos princípios e das principais políticas implementadas pelo Programa de Modernização da Gestão/Metas para a Educação (PMGP/ME), criado no ano de 2008. Nesse período, embora o estado tenha sido governado por políticos de matizes ideológicas distintas, a reforma gerencial segue seu curso para a implantação de um modelo de gestão por resultados nas políticas públicas, incluindo a educação. O capítulo elaborado por Georgia Sobreira dos Santos Corrêa introduz uma discussão sobre um tema que vem traspassando a nova gestão pública no Brasil, que diz respeito às Parcerias público-privadas e hipertrofia do mercado na educação. O texto faz uma reflexão sobre a compreensão e apresentação das parcerias público-privadas a partir de suas relações com a crise do capital; discussão sobre aparência e essência das parcerias público-privadas; conexões entre parcerias público-privadas em educação e a “nova” economia política da educação, concluindo com considerações sobre parcerias público-privadas em educação no Brasil. Ainda tematizando a inserção do setor privado nas políticas públicas, o capítulo Iniciativas empresariais na educação: projeto Alumbrar no estado da Paraíba, de Aline Dionízio Leal e Antônio Lisboa Leitão de Souza, analisa as condições de implementação do projeto Alumbrar na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, realizado pela Fundação Roberto Marinho no período 2014 – 2018 e apresenta dados que comprovam a ineficácia do projeto, bem como a desconstrução da afirmativa de que a “parceria” público-privada é vantajosa para o público por vir a “custar” menos recursos e solucionar problemas em curto prazo. Continuando com o tema, o capítulo escrito por Maria Claudia Coutinho Henrique e Melânia Mendonça Rodrigues discute sobre a Parceria público-privada do estado da Paraíba e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) para a criação das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) de ensino médio do Estado da Paraíba. O ICE é uma organização não governamental que nasceu em Pernambuco e vem, desde 2000, desenvolvendo propostas pedagógicas e de gestão para o ensino médio, ao longo do tempo ampliado para o ensino fundamental e que se faz presente em 19 estados da federação, contando com dez investidores de peso e também organizações do terceiro setor, ligadas a diversos setores industriais. O primeiro capítulo sobre avaliações externas e em larga escala é de Denise Xavier Torres e Janssen Felipe da Silva, intitulado Avaliação de sistemas e as marcas de processos de regulação e de controle, que procura compreender como as avaliações externas são pensadas como processos que, deliberadamente ou não, influenciam diretamente a forma como os conhecimentos são validados no cotidiano escolar. Os autores discutem as correntes teóricas que fundamentam as concepções e os tipos de avaliação contemporâneos, as tipologias de conteúdos e suas manifestações nas dimensões do planejamento e da prática avaliativa, as avaliações de sistema e validação de conteúdos no cotidiano escolar, trazendo à tona questões que dizem respeito ao escopo dessas avaliações e as relações com o currículo escolar. O capítulo escrito por Arlane Markely dos Santos Freire e Andréia Ferreira da Silva discute sobre Avaliação externa da educação básica e responsabilização nos planos municipais de educação do cariri cearense (2015–2025), procurando investigar a instituição de políticas de accountability nas redes públicas de ensino dos municípios situadas na Região Metropolitana do Cariri Cearense, no período de 2007 a 2018, examinando as deinições dos planos de educação (PME 2015–2025) referentes às políticas de avaliação externa e de responsabilização na educação básica. Elas constatam que todos contêm metas de melhoria da qualidade da educação associadas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), corroborando a importância deste índice para a educação brasileira e, para tanto, criam políticas de responsabilização com incentivos financeiros para a bonificação dos docentes. Finalmente, o capítulo Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (Sama) no trabalho de docentes da rede municipal de Campina Grande/PB, de Renally Vital da Costa e Luciana Leandro da Silva, discute sobre os desdobramentos do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) no trabalho de docentes da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB, constatando que ele exerce influência na organização do trabalho pedagógico das escolas e que, a partir da criação desse instrumento, tem-se intensificado a adoção de políticas de monitoramento, premiação e responsabilização das escolas e de seus profissionais pelos resultados alcançados, além da ampliação do escopo de atuação do setor privado na educação pública municipal, em especial por meio da Fundação Lemann. Os temas apresentados ao longo dos nove capítulos, com o estudo de tópicos específicos das políticas educacionais desenvolvidas em três estados da região – Paraíba, Pernambuco e Ceará – mostram o quão desafiadora é a tarefa dos pesquisadores em aprofundar o entendimento sobre como o modelo de política neoliberal adotado pelo Brasil tem impactado a educação pública. Este livro há de compor o repertório de leitura dos estudiosos da área. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste Brasileiro. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29468
dc.date.accessioned 2023-04-25T12:23:45Z
dc.date.available 2023-04-25
dc.date.available 2023-04-25T12:23:45Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Contrarreforma gerencial - Educação pt_BR
dc.subject Nordeste Brasileiro - Educação pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Gerencialismo e Educação pt_BR
dc.subject Parceria público-privada - Educação pt_BR
dc.subject Educação básica no Nordeste Brasileiro pt_BR
dc.subject Avaliação externa - Educação pt_BR
dc.subject Celso Furtado - Nordeste Brasileiro - releitura pt_BR
dc.subject Nova Gestão Pública - campo educacional pt_BR
dc.subject Reforma gerencial na educação - Pernambuco pt_BR
dc.subject Iniciativas empresariais na educação pt_BR
dc.subject Projeto ALUMBRAR - Paraíba pt_BR
dc.subject Avaliação de sistemas - Educação pt_BR
dc.subject Planos municipais de Educação - Cariri Cearense pt_BR
dc.subject Cariri Cearense - planos municipais de Educação pt_BR
dc.subject Sistema de Avaliação Municipal de Aprendizagem - SAMA pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - docentes municipais pt_BR
dc.subject Managerial counter-reform - Education pt_BR
dc.subject Northeast Brazil - Education pt_BR
dc.subject Educational politics pt_BR
dc.subject Management and Education pt_BR
dc.subject Public-private partnership - Education pt_BR
dc.subject Basic education in the Brazilian Northeast pt_BR
dc.subject External evaluation - Education pt_BR
dc.subject Celso Furtado - Northeast Brazil - reinterpretation pt_BR
dc.subject New Public Management - educational field pt_BR
dc.subject Management reform in education - Pernambuco pt_BR
dc.subject Business initiatives in education pt_BR
dc.subject ALUMBRAR Project - Paraíba pt_BR
dc.subject Systems evaluation - Education pt_BR
dc.subject Municipal Education Plans - Cariri Cearense pt_BR
dc.subject Cariri Cearense - municipal education plans pt_BR
dc.subject Municipal Learning Assessment System - SAMA pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - municipal teachers pt_BR
dc.subject Contrarreforma empresarial - Educación pt_BR
dc.subject Nordeste de Brasil - Educación pt_BR
dc.subject Política educativa pt_BR
dc.subject Gestión y Educación pt_BR
dc.subject Alianza público-privada - Educación pt_BR
dc.subject Educación básica en el Nordeste brasileño pt_BR
dc.subject Evaluación externa - Educación pt_BR
dc.subject Celso Furtado - Nordeste de Brasil - reinterpretación pt_BR
dc.subject Nueva Gestión Pública - ámbito educativo pt_BR
dc.subject Reforma de la gestión en la educación - Pernambuco pt_BR
dc.subject Iniciativas empresariales en educación pt_BR
dc.subject Proyecto ALUMBRAR - Paraíba pt_BR
dc.subject Evaluación de sistemas - Educación pt_BR
dc.subject Planes Municipales de Educación - Cariri Cearense pt_BR
dc.subject Cariri Cearense - planes municipales de educación pt_BR
dc.subject Sistema Municipal de Evaluación del Aprendizaje - SAMA pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - docentes municipales pt_BR
dc.subject Contre-réforme managériale - Education pt_BR
dc.subject Nord-est du Brésil - Éducation pt_BR
dc.subject Politique éducative pt_BR
dc.subject Gestion et éducation pt_BR
dc.subject Partenariat public-privé - Éducation pt_BR
dc.subject L'éducation de base dans le nord-est brésilien pt_BR
dc.subject Évaluation externe - Éducation pt_BR
dc.subject Celso Furtado - Nord-est du Brésil - réinterprétation pt_BR
dc.subject Nouvelle gestion publique - domaine de l'éducation pt_BR
dc.subject Réforme de la gestion de l'éducation - Pernambuco pt_BR
dc.subject Initiatives des entreprises dans l'éducation pt_BR
dc.subject Projet ALUMBAR - Paraíba pt_BR
dc.subject Évaluation des systèmes - Éducation pt_BR
dc.subject Plans municipaux d'éducation - Cariri Cearense pt_BR
dc.subject Cariri Cearense - plans d'éducation municipaux pt_BR
dc.subject Système municipal d'évaluation des apprentissages - SAMA pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - enseignants municipaux pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria do Socorro.
dc.creator RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.creator MELO, Naara Queiroz de.
dc.creator GUIMARÃES NETO, Leonardo.
dc.creator ARAÚJO, Tânia Bacelar de.
dc.creator SOUZA, Allan Solano.
dc.creator CABRAL NETO, Antônio.
dc.creator OLIVEIRA, Josilene Maria de.
dc.creator SILVA, Andréia Ferreira da.
dc.creator CÊA, Georgia Sobreira dos Santos.
dc.creator LEAL, Aline Dionízio.
dc.creator SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de.
dc.creator HENRIQUE, Maria Claudia Coutinho.
dc.creator TORRES, Denise Xavier.
dc.creator SILVA, Janssen Felipe da.
dc.creator FREIRE, Arlene Markely dos Santos.
dc.creator COSTA, Renally Vital da.
dc.creator SILVA, Luciana Leandro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Managerial Counter-Reform of Basic Education in Northeast Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria do Socorro; RODRIGUES, Melânia Mendonça; MELO, Naara Queiroz de (orgnizadoras). Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste Brasileiro. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-85-86302-74-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29468 pt_BR


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