dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, José Wanderley A. de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de. |
|
dc.description.resumo |
A presente dissertação aborda os estudos que enfatizam a importância da
formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua
Portuguesa. De modo geral, objetivamos apresentar sugestões para elaboração
de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, sob a forma de um curso
de formação de mediadores de leitura e produção de gêneros textuais, aplicável
a professores do Ensino Fundamental II. Especificamente, propomo-nos pela
presente investigação: discutir, na perspectiva teórica, a importância da
formação continuada para os professores, sobretudo, para os que atuam na
educação básica, principalmente, como mediadores de leitura; mapear, sob a
forma de memorial, momentos significativos da formação e atuação da
pesquisadora desde a educação básica até a pós-graduação e suas implicações
para a prática pedagógica; analisar, a partir das bases teóricas assumidas pela
pesquisa e do memorial apresentado, como se dão as estratégias de formação
inicial e continuada proporcionadas aos professores da educação básica,
especialmente para atuarem como mediadores de leitura; apresentar sugestões
para a elaboração de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, sob a
forma de um curso de formação de mediadores de leitura e produção de gêneros
textuais, aplicável a professores do Ensino Fundamental II. A pesquisa é,
essencialmente, de natureza qualitativa. As bases teóricas buscadas pautaramse
em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e
continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua
Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2002), Sacristan
(1999), Nóvoa (1999), Ibernón (1999), dentre outros sobre formação inicial e
continuada do docente; os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998)
sobre a mediação da leitura no ensino fundamental II; Bakhtin (1992),
Marchuschi (2008), Schnewly e Dolz (2004) sobre a importância dos gêneros
textuais e do trabalho a partir da adoção de sequências didáticas para a
mediação da leitura e produção textual por alunos do ensino fundamental II.
Concluímos que os cursos de formação docente em nível inicial e continuado,
aqui no caso, especialmente em língua portuguesa, precisam investir em ações
que evidenciem a importância dos usos dos gêneros textuais e da adoção de
sequências didáticas como recursos indispensáveis a reconfigurações das
práticas de leitura e produção textual por alunos e professores, especialmente
no âmbito do ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada e prática do professor: implicações para a mediação da leitura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-06-29 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation deals with studies that emphasize the importance of initial and
continuing teacher training, with focus on Portuguese Language. In general, we
aim to present suggestions for the elaboration of a didactic-pedagogical
intervention proposal, in the form of a course to train mediators of reading and
production of textual genres, applicable to primary school teachers II. Specifically,
we propose by the present investigation: to discuss, from a theoretical
perspective, the importance of continuing education for teachers, especially
those who work in basic education, mainly as mediators of reading; map, in the
form of a memorial, significant moments of the formation and performance of the
researcher from basic to post-graduate education and its implications for
pedagogical practice; to analyze, from the theoretical bases assumed by the
research and the presented memorial, how the initial and continued training
strategies provided to the teachers of the basic education, especially to act as
mediators of reading; to present suggestions for the elaboration of a didacticpedagogical
intervention proposal, in the form of a course to train mediators of
reading and production of textual genres, applicable to teachers of Elementary
School II. The research is essentially of a qualitative nature. The theoretical bases
sought were based on theoretical foundations on the importance of initial and
continuing training for teaching, especially the Portuguese Language teacher. To
that end, the works of Tardif (2002), Sacristan (1999), Nóvoa (1999), Ibernón
(1999), among others, on initial and continuing teacher training; the National
Curricular Parameters (BRASIL, 1998) on the mediation of reading in elementary
education II; Bakhtin (1992), Marchuschi (2008), Schnewly and Dolz (2004) on
the importance of textual genres and work from the adoption of didactic
sequences for the mediation of reading and textual production by elementary
school students II. We conclude that teacher training courses at the initial and
continuing levels, especially in the Portuguese language, must invest in actions
that highlight the importance of the uses of textual genres and the adoption of
didactic sequences as indispensable resources for reconfiguration of reading
practices and textual production by students and teachers, especially in the area
of elementary education II. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2946 |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-26T17:21:06Z |
|
dc.date.available |
2019-02-26 |
|
dc.date.available |
2019-02-26T17:21:06Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial e continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação da leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Initial and continuing training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mediation of reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOBO, Irinedes Alves de Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Continuing education and teacher practice: implications for reading mediation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOBO, Irineides Alves de Araújo. Formação continuada e prática do professor: implicações para a mediação da leitura. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |