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Os gêneros formulaicos no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II: reconfigurações didático-pedagógicas.

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dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley A. de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 LACERDA, Maria Vanice de.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.
dc.description.resumo No âmbito escolar, o livro didático tem uma importante contribuição para a aprendizagem dos alunos. Em muitos casos, é o único suporte que oportuniza o aluno a ter contato com diversos gêneros textuais. Sabendo que os gêneros textuais são formas materializadas de diferentes intenções comunicativas que circulam cotidianamente, buscamos analisar a presença e a abordagem dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, com foco nos gêneros formulaicos. O destaque para os gêneros formulaicos se dá por razões de estes estarem tão presentes nas práticas sociais, porém relegados pelo currículo e suportes pedagógicos. Abordamos reflexões pertinentes e uma breve trajetória sobre o livro didático no Brasil. Para isto baseamo-nos no site do Ministério da Educação. Como também, buscamos avaliar as propostas de atividades presentes no livro didático e quantificar a presença dos gêneros textuais. As bases teóricas principais assumidas para a presente investigação são os postulados da Linguística Aplicada, das orientações teóricas de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008 - 2012). Seguimos o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem tanto qualitativa, como quantitativa. O corpus desta pesquisa constituiu-se da coleção Projeto Teláris - Língua Portuguesa, anos finais do Ensino Fundamental II. A escolha foi motivada por a coleção ter sido selecionada pelos professores da rede municipal de São José do Belmonte – PE, como primeira opção a ser utilizada para o triênio 2017-2019. No processo de análise da coleção destacamos pontos que consideramos significativos e pontos a melhorar em relação ao trabalho com os gêneros textuais propostos para o ensino de língua portuguesa. Apresentamos, por fim, uma proposta de redimensionamento de atividades que amplia as abordagens didático-pedagógicas propostas por tal coleção, dando ênfase a alguns gêneros formulaicos, que julgamos indispensáveis para um profícuo trabalho com a língua portuguesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Os gêneros formulaicos no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II: reconfigurações didático-pedagógicas. pt_BR
dc.date.issued 2018-06-28
dc.description.abstract In the school context, the textbook contains an important contribution for the students’ learning. In many cases, it is the single supportthat makes the student to have the contact with many textual genres. Even knowing that the textual genres are materialized kinds of different communicative intentions that daily transit, we looked forward the presence and the approach of textual genres in the Portuguese Language textbook of the Elementary Education II and focusing in the formulaic genres. The highlight to the formulaic genres can be justified for the reasons that they are so presents in the social practices, but relegated for the curriculum and pedagogic supports. We approach pertinent considerations and a brief story about the textbook in Brazil. For this research, we based on the site of the Ministry of National Education as well as we searched to evaluate the proposals of present activities in the textbook and to quantify the presence of textual genres. The main theoretical bases assumed for this work are the Applied Linguistics’ postulates, the theoretical orientations of Bakhtin (2003) and Marcuschi (2008 - 2012). It was adopted the methodology of bibliographic and documental research with a qualitative and quantitative approach. The corpus of this study was constituted from the Teláris Project collection – Portuguese Language, final years of Elementary Education II. The choice was motivated for the collections has been selected by the teacher of municipal education system in São José do Belmonte – PE as the first option to be used for the triennium 2017-2019. In the analysis process of collection was emphasized significant aspects and elements that need improvements about the work with the proposed textual genres to the Portuguese Language teaching. Finally we present a proposal of resizing of activities that broadens the suggested didactic-pedagogical approaches by such collection, underline to some formulaic genres that judged indispensable to a meaningful teaching with the PortugueseLanguage. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2947
dc.date.accessioned 2019-02-26T17:48:20Z
dc.date.available 2019-02-26
dc.date.available 2019-02-26T17:48:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Gêneros formulaicos pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Formula Generics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Adriana Nunes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The formulation genres in the Portuguese language textbook of elementary school II: didactic-pedagogical reconfigurations. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Adriana Nunes de. Os gêneros formulaicos no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II: reconfigurações didático-pedagógicas. 2018. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


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