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Frações contínuas: Abordagem histórica, aplicações e proposta didática no ensino básico.

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dc.creator.ID COSTA, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9242194135022833 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Marcelo Carvalho.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7842074580167528 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Gelson Conceição Gonçalves dos.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, José de Arimatéia.
dc.description.resumo As frações contínuas são utilizadas para representação de números reais, admitindo representação Ąnita para números racionais e inĄnita para irracionais. Além disso, as frações contínuas estão intimamente associadas a conceitos de melhores aproximações racionais de números reais. O objetivo desta dissertação é a apresentação de um apanhado histórico do tema, de suas principais deĄnições e resultados, e a elaboração de uma proposta didática para Educação Básica. Nesse contexto, serão expostos os aspectos históricos que originaram as frações contínuas, desde seu uso e desabrochar teórico, passando pelas principais contribuições feitas, a exemplo de Euler e Lagrange no século XVIII, encerrando com os campos do conhecimento nos quais o tema é abordado atualmente. Serão expostas também definições e resultados sobre frações contínuas envolvendo noções de melhor aproximação racional de um número real, exibindo o fato de todas as melhores aproximações de um irracional derivarem da noção de convergente, sendo ainda possível majorar o erro cometido na aproximação. Adicionalmente, são apresentadas aplicações do tema na resolução de equações diofantinas e na aproximação de zeros de funções reais. Por Ąm, duas sequências didáticas são introduzidas: uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio, relacionando o tema com outros campos da matemática e utilizando o software Geogebra como ferramenta didática, corroborando que as frações contínuas possuem possibilidades didáticas e podem contribuir com o desenvolvimento de estudantes da educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Frações contínuas: Abordagem histórica, aplicações e proposta didática no ensino básico. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-10
dc.description.abstract Continued fractions are used to represent real numbers, admitting Ąnite representation for rational numbers and inĄnite for irrational ones. Furthermore, continued fractions are closely associated with concepts of best rational approximations of real numbers. The aim of this dissertation is to present a historical overview of the topic, its main de Ąnitions and results, and the elaboration of a didactic proposal for basic education. In this context, it will be exposed the historical aspects that originated the continued fractions, from their use and theoretical development, passing through the main contributions made, such as Euler and Lagrange in the 18th century, ending with the Ąelds of knowledge where the topic is currently addressed. DeĄnitions and results on continued fractions involving notions of best rational approximation of a real number, will be exposed, presenting the fact that all the best approximations of an irrational number derive from the notion of convergent, being still possible to magnify the error committed in approximation. Additionally, applications of the theme are presented in the resolution of Diophantine equations and in the approximation of zeros of real functions. Finally, two didactic sequences are oriented: one for Elementary School and other for High School, relating the theme to different Ąelds of mathematics and using GeoGebra software as a didactic tool, showing that continued fractions have didactic possibilities and can contribute to the development of students in basic education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29481
dc.date.accessioned 2023-04-26T20:53:01Z
dc.date.available 2023-04-26
dc.date.available 2023-04-26T20:53:01Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Frações contínuas. pt_BR
dc.subject Representação de números reais pt_BR
dc.subject Convergentes pt_BR
dc.subject Melhores aproximações pt_BR
dc.subject Proposta didática pt_BR
dc.subject Continued fractions pt_BR
dc.subject Representation of real numbers pt_BR
dc.subject Convergent pt_BR
dc.subject Best approximations. pt_BR
dc.subject Didactic proposal pt_BR
dc.subject Fracciones continuas pt_BR
dc.subject Representación de números reales pt_BR
dc.subject Convergente pt_BR
dc.subject Mejores aproximaciones pt_BR
dc.subject Propuesta didáctica pt_BR
dc.subject Fractions continues. pt_BR
dc.subject Représentation des nombres réels pt_BR
dc.subject Meilleures approximations pt_BR
dc.subject Proposition didactique pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, André Macedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Continued fractions: historical approach, applications and didactic proposal in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, A. M. Frações contínuas: Abordagem histórica, aplicações e proposta didática no ensino básico. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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