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Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB.

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dc.description.resumo Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da realização do estágio docência na disciplina identidade e territorialidade, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé - PB. Foi realizada análise do processo de fechamento da escola do campo Marcolino de Freitas Barros, no município de Sumé-PB, a partir do que estabelece a lei 12.960 de março de 2014 – que dispõe sobre o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas – com ênfase no movimento de resistência das mães e dos pais das crianças que lutaram pela reabertura da escola. Teoricamente este estudo vincula-se aos estudos Pós-coloniais Latino-Americanos, que nos permite compreender como opera o poder hegemônico na produção e legitimação dos saberes, e através destas lentes teóricas, analisar os movimentos de resistência dos povos do campo como movimento de Decolonialidade. Utilizo também as contribuições teóricas de Gohn (2011) onde esta aborda a importância dos movimentos sociais na garantia de princípios básicos de cidadania, entre estes a educação. Os dados deste estudo demonstram que o processo de fechamento da Escola Marcolino de Freitas Barros ocorreu de forma ilegal, pois não seguiu o que estabelece a lei que regulamenta o fechamento das escolas do campo. O processo de luta pela reabertura da escola constitui-se como importante fundamento didático-pedagógico tanto para os sujeitos das comunidades rurais que participaram do processo de luta pela permanência da escola, quanto para afirmação identitária da educação do campo, que aprenderam que somente através do movimento é possível reagir à opressão, sendo este um fundamento precípuo da educação do campo e da conquista da cidadania. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 9 pt_BR
dc.title Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505
dc.date.accessioned 2023-04-28T22:34:04Z
dc.date.available 2023-04-28
dc.date.available 2023-04-28T22:34:04Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Sumé - PB - fechamento de escola do campo pt_BR
dc.subject Escola Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Movimentos socais do campo pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Fechamento de escolas do campo pt_BR
dc.subject Lei 12.960 pt_BR
dc.subject Escolas rurais - fechamento pt_BR
dc.subject Direitos Humanos - Educação pt_BR
dc.subject Field Education
dc.subject Sumé - PB - closure of rural school
dc.subject Social movements in the field
dc.subject Citizenship
dc.subject Closing of rural schools
dc.subject Law 12,960 - Brazil
dc.subject Rural schools - closure - Brazil
dc.subject Human Rights - Education
dc.subject Educación de campo
dc.subject Sumé - PB - cierre de escuela rural
dc.subject Colegio Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB
dc.subject Movimientos sociales en el campo
dc.subject Ciudadanía
dc.subject Cierre de escuelas rurales - Brasil
dc.subject Ley 12.960 - Brasil
dc.subject Escuelas rurales - cierre
dc.subject Derechos humanos - Educación
dc.subject Éducation paysanne
dc.subject Sumé - PB - fermeture de l'école rurale
dc.subject École Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB
dc.subject Mouvements sociaux sur le terrain
dc.subject Citoyenneté
dc.subject Fermeture des écoles rurales - Brésil
dc.subject Loi 12 960 - Brésil
dc.subject Écoles rurales - fermeture
dc.subject Droits de l'homme - Éducation
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
dc.creator LEITE, Maria Luiza Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social movements and Rural Education: analysis from the closing and reopening of the Marcolino de Freitas Barros School in the Municipality of Sumé - PB (Brazil). pt_BR
dc.identifier.citation SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa; LEITE, Maria Luiza Pereira. Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB, 9. 2017. João Pessoa - PB. Anais eletrônicos... João Pessoa - PB: CCTA, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505 pt_BR


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