dc.description.resumo |
A construção do conhecimento agroecológico com jovens rurais permite que mudança de paradigma nos modelos de produção agropecuário, que visam na sua grande maioria produtividades e lucro. Pode-se considerar que atualmente a agricultura está em crise, pois embora as terras continuem a produzir pelo menos tanto alimento quanto no passado, há sinais abundantes de que as bases da sua produtividade ecológica tem se tornado cada vez menor, em consequência de vários fatores como a extração de lenha para a produção de carvão, práticas rudimentares de agricultura e a intensificação da atividade pecuária (BáRROS et al., 2007), o que vem causando a destruição e descaracterização da cobertura vegetal, dificultando a manutenção de populações da fauna silvestre, a qualidade da água e o equilíbrio do clima (ZANETTI, 1994). No contexto da procura por uma sustentabilidade tanto social, como econômica e ecológica, a agricultura situa-se como uma área crucial para o desenvolvimento humano. A agricultura moderna não é sustentável por ter se desligado da lógica dos sistemas vivos naturais e as consequências tornam-se cada vez mais visíveis, com a exaustão dos solos, consumo elevado de
energia e água e o uso de agrotóxicos, não degradando somente o meio ambiente e empobrecendo
a biodiversidade, mas também causando enorme desigualdade social no campo, com altos lucros
para poucos donos das multinacionais da agroindústria, que controlam o mercado, marginalizando
milhões de pequenos agricultores (LUTZENBERGER, 2002). Quando se analisa a educação do campo, percebe-se que os camponeses, historicamente, foram excluídos pelas políticas públicas de acesso à educação, sendo privados do direito de refletir sobre seu trabalho, de suas práticas cotidianas, de sistematizar seus conhecimentos, de acessar outros conhecimentos, dentre eles, o saber científico. Assim, a formação de educadores em agroecologia poderá promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do semiárido nas diferentes categorias sociais da Agricultura Familiar. A articulação entre Agricultura Familiar e a Agroecologia mostra perspectivas de uma nova organização socioeconômica para viabilizar a vida no campo, com sustentabilidade e justiça social. É necessário o surgimento de uma nova racionalidade ambiental, a ser construída através da cultura ecológica entendida como uma mudança de paradigmas dos diferentes fatores sociais em relação ao uso consciente e não predatório do meio ambiente, que tem como característica a
proposta de se criar uma nova orientação aos comportamentos tanto individuais como coletivos do
uso dos recursos naturais. Portanto, a cultura ecológica caracteriza-se por uma tomada de
consciência social em que a sociedade se torna corresponsável pelas questões ambientais, bem
como é defensora de seus direitos culturais, territoriais e étnicos, ou seja, participante da construção
de uma nova racionalidade ambiental com a finalidade de promover um desenvolvimento sustentável (LEFF, 2000). Nesse sentido, trabalhos que busquem difundir e gerar práticas agroecológicas através de espaços de intervivência promovem quebras de paradigmas, permitindo que haja sustentabilidade dos recursos naturais. De acordo com Reis (2004), a escola deve refletir o meio na qual está inserida, levando em consideração as experiências do povo que está à sua volta, a sua cultura e suas tradições. Também deve explorar as possibilidades de extrapolar ou redimensionar os conhecimentos, buscando formar pessoas preocupadas com o desenvolvimento das comunidades. Em decorrência disso, as atividades aqui propostas foram pensadas com o objetivo de formar educadores em práticas agroecológicas na região do cariri paraibano, buscando a utilização de técnicas adequadas
associadas ao manejo sustentável da Caatinga, promovendo uma conscientização ambiental e uma
melhoria da produtividade e da renda familiar como também a conservação dos recursos naturais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Agroecologia
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Políticas de educação e desenvolvimento: compartilhando práticas sustentáveis na Região do Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29510 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-02T11:50:08Z |
|
dc.date.available |
2023-05-02 |
|
dc.date.available |
2023-05-02T11:50:08Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de educação e desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento agroecológico |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz |
pt_BR |
dc.subject |
Educação agroecológica |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas agroecológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Education and development policies |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecological knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Agrotechnical Elementary School Deputy Evaldo Gonçalves de Queiroz |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecological education |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecological practices |
pt_BR |
dc.subject |
Politiques d'éducation et de développement |
pt_BR |
dc.subject |
Savoir agroécologique |
pt_BR |
dc.subject |
Adjoint de l'école primaire agrotechnique Evaldo Gonçalves de Queiroz |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation agroécologique |
pt_BR |
dc.subject |
Pratiques agroécologiques |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de educación y desarrollo |
pt_BR |
dc.subject |
Conocimiento agroecológico |
pt_BR |
dc.subject |
Diputado de la Escuela Primaria Agrotécnica Evaldo Gonçalves de Queiroz |
pt_BR |
dc.subject |
Educación agroecológica |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas agroecológicas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
|
dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
|
dc.creator |
SILVA, Allan Gustavo Freire da. |
|
dc.creator |
BEZERRA, Iralécio Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education and development policies: sharing sustainable practices in the Cariri region of Paraiba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DORNELAS, Carina Seixas Maia; LACERDA, Alecksandra Vieira de; SILVA, Allan Gustavo Freire da; BEZERRA, Iralécio Lima. Políticas de educação e desenvolvimento: compartilhando práticas sustentáveis na Região do Cariri Paraibano. In: DIAS, Nildo da Silva (Org) et al. Agroecologia, recursos hídricos e políticas públicas no semiárido. Mossoró - RN: EDUFERSA, 2016. (Coleção agroecologia e meio ambiente no semiárido, v.2). ISBN: 978-85-5757-062-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29510 |
pt_BR |