dc.description.resumo |
Objetivou-se com este trabalho analisar a forma como os alunos do ensino fundamental percebem e
interpretam o meio ambiente através da análise de desenhos. A amostra contemplou alunos do 8ª
ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. As
principais estratégias aplicadas no exercío da pesquisa foram visitas in loco para aproximação com
os atores e com o ambiente pesquisado, palestras, jogos educativos, dinâmicas, reprodução de
filmes com temas voltadas para a escala ambiental e atividades práticas de campo. Após repassadas
as informações relacionadas ao meio ambiente foi colocado o exercício para se retratar em forma de
desenho a representação dos componentes de um ecossistema. Foram estabelecidas para as análises
três categorias – Categoria 1: Elementos naturais; Categoria 2: Elementos construídos; Categoria 3:
Outros. A categoria dos elementos naturais estiveram presentes com significativo percentual
(48,39%) na relação com o ecossistema. Dentre as categorias analisadas percebeu-se que além dos
elementos naturais serem os mais frequentes nos desenhos, pode-se observar ainda, que nos
mesmos existe uma maior riqueza de detalhes uma vez que a sua composição é mais rica, onde
teem-se imagens com até nove elementos. De modo geral, quando se fala de ecossistemas é mais
fácil para os alunos descrever características bióticas, tendo em vista que a maioria dos alunos não
apresentaram de forma clara que sabem quais são os componentes abióticos dentro de um sistema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work is to analyze how elementary school students perceive and interpret the
environment through the design analysis. The sample included students from the 8th year of the State
School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz. The main
strategies used in the research were exercise-site visits to approach with the actors and the researched environment, lectures, educational games, dynamics, playing movies with themes geared to
environmental scale and practical field activities. After passed the information related to the
environment was put exercise to recant shaped design representation of the components of an
ecosystem. It was established for the analysis three categories - Category 1: Natural elements;
Category 2: built elements; Category 3: Other. The category of natural elements were present with a
significant percentage (48.39%) in relation to the ecosystem. Among the categories analyzed was
realized that in addition to the natural elements are the most common in the drawings, it can be
observed also that in them there is a greater detail since its composition is richer where teem-images
up to nine elements. In general, when talking about ecosystems is easier for students to describe biotic
characteristics, considering that most students did not show clearly who know what are the abiotic
components within a system. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-02T14:34:10Z |
|
dc.date.available |
2023-05-02 |
|
dc.date.available |
2023-05-02T14:34:10Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Desenhos - alunos do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Expressões gráficas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Drawings - elementary school students |
pt_BR |
dc.subject |
Graphic expressions |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de percepción |
pt_BR |
dc.subject |
Medio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Dibujos - estudiantes de primaria |
pt_BR |
dc.subject |
Expresiones graficas |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Étude de perception |
pt_BR |
dc.subject |
Environnement |
pt_BR |
dc.subject |
Dessins - élèves du primaire |
pt_BR |
dc.subject |
Expressions graphiques |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation environnementale |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Luiz Henrique da Cunha. |
|
dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
|
dc.creator |
GOMES, Azenate Campos. |
|
dc.creator |
LIMA, Judieldo de Morais. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of drawing as an instrument to assess the perception of environmental issues. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Luiz Henrique da Cunha; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; LIMA, Judieldo de Morais. Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514 |
pt_BR |