DSpace/Manakin Repository

Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Objetivou-se com este trabalho analisar a forma como os alunos do ensino fundamental percebem e interpretam o meio ambiente através da análise de desenhos. A amostra contemplou alunos do 8ª ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. As principais estratégias aplicadas no exercío da pesquisa foram visitas in loco para aproximação com os atores e com o ambiente pesquisado, palestras, jogos educativos, dinâmicas, reprodução de filmes com temas voltadas para a escala ambiental e atividades práticas de campo. Após repassadas as informações relacionadas ao meio ambiente foi colocado o exercício para se retratar em forma de desenho a representação dos componentes de um ecossistema. Foram estabelecidas para as análises três categorias – Categoria 1: Elementos naturais; Categoria 2: Elementos construídos; Categoria 3: Outros. A categoria dos elementos naturais estiveram presentes com significativo percentual (48,39%) na relação com o ecossistema. Dentre as categorias analisadas percebeu-se que além dos elementos naturais serem os mais frequentes nos desenhos, pode-se observar ainda, que nos mesmos existe uma maior riqueza de detalhes uma vez que a sua composição é mais rica, onde teem-se imagens com até nove elementos. De modo geral, quando se fala de ecossistemas é mais fácil para os alunos descrever características bióticas, tendo em vista que a maioria dos alunos não apresentaram de forma clara que sabem quais são os componentes abióticos dentro de um sistema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The objective of this work is to analyze how elementary school students perceive and interpret the environment through the design analysis. The sample included students from the 8th year of the State School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz. The main strategies used in the research were exercise-site visits to approach with the actors and the researched environment, lectures, educational games, dynamics, playing movies with themes geared to environmental scale and practical field activities. After passed the information related to the environment was put exercise to recant shaped design representation of the components of an ecosystem. It was established for the analysis three categories - Category 1: Natural elements; Category 2: built elements; Category 3: Other. The category of natural elements were present with a significant percentage (48.39%) in relation to the ecosystem. Among the categories analyzed was realized that in addition to the natural elements are the most common in the drawings, it can be observed also that in them there is a greater detail since its composition is richer where teem-images up to nine elements. In general, when talking about ecosystems is easier for students to describe biotic characteristics, considering that most students did not show clearly who know what are the abiotic components within a system. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514
dc.date.accessioned 2023-05-02T14:34:10Z
dc.date.available 2023-05-02
dc.date.available 2023-05-02T14:34:10Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Desenhos - alunos do ensino fundamental pt_BR
dc.subject Expressões gráficas pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Drawings - elementary school students pt_BR
dc.subject Graphic expressions pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Estudio de percepción pt_BR
dc.subject Medio ambiente pt_BR
dc.subject Dibujos - estudiantes de primaria pt_BR
dc.subject Expresiones graficas pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Étude de perception pt_BR
dc.subject Environnement pt_BR
dc.subject Dessins - élèves du primaire pt_BR
dc.subject Expressions graphiques pt_BR
dc.subject Éducation environnementale pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
dc.creator LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.creator GOMES, Azenate Campos.
dc.creator LIMA, Judieldo de Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of drawing as an instrument to assess the perception of environmental issues. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Luiz Henrique da Cunha; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; LIMA, Judieldo de Morais. Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta