dc.description.resumo |
A utilização de práticas agrícolas pautados em produção e lucratividade tem proporcionado ao
longo dos anos várias consequências como a exaustão dos solos, consumo elevado de energia e
água e o uso de agrotóxicos, não degradando o meio ambiente e empobrecendo a biodiversidade.
Nesse sentido, o trabalho objetivou-se na capacitação de 30 jovens estudantes da Escola
Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz no município de
Sumé, para que possam desenvolver atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais. O
processo de formação dos educandos e educandas tem como princípio a participação de todos os
agentes envolvidos. Foram discutidos temas que revalorizem as práticas sustentáveis permitindo
que haja uma mudança na utilização dos agroecossistemas, além de proporcionar uma visão que é
possível viver com qualidade de vida e tendo retorno econômico em seu lugar de origem. Nesse
sentido, o trabalho realizado com os jovens educandos promoveu o início de uma nova mudança,
sendo estes, agentes da disseminação de novos conhecimentos, que eles mesmos ajudaram a
construir. Permitindo assim, que práticas sustentáveis sejam aos poucos inseridas em suas áreas de
cultivo, diminuindo a degradação ambiental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia |
pt_BR |
dc.title |
Promovendo educação ambiental com jovens do ensino básico: disseminando práticas sustentáveis na Região do Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The use of agricultural practices guided by production and profitability has provided over the years
several consequences such as depletion of soil, high consumption of energy and water and the use
of pesticides, do not degrade the environment and impoverish biodiversity. In this sense, the work aimed to the training of 30 young students of the eighth year of Primary Education School
Agrotécnica Mr Queiroz Evaldo Gonçalves in the city of Sumé, so they can develop sustainable
activities in the use of natural resources. The process of training of students and Educandas's
principle is the participation of all stakeholders. topics were discussed that revalorizem sustainable
practices allowing there is a change in the use of agro-ecosystems, and provide a vision that can live
with quality of life and having economic return in their place of origin. In this sense, the work with
young students promoted the beginning of a new change, and these, agents of the dissemination of
new knowledge, they themselves helped build. Thus allowing sustainable practices are gradually
inserted in their croplands, reducing environmental degradation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29517 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-02T16:21:49Z |
|
dc.date.available |
2023-05-02 |
|
dc.date.available |
2023-05-02T16:21:49Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas sustentáveis |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Equilíbrio ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes - ensino básico |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable practices |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental balance |
pt_BR |
dc.subject |
Quality of life |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraiba - environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Students - basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecología |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas sostenibles |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Equilibrio ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Calidad de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraiba - educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes - educación básica |
pt_BR |
dc.subject |
Agroécologie |
pt_BR |
dc.subject |
Pratiques durables |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation environnementale |
pt_BR |
dc.subject |
Bilan environnemental |
pt_BR |
dc.subject |
Qualité de vie |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraiba - éducation environnementale |
pt_BR |
dc.subject |
Étudiants - éducation de base |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ariana da Mota. |
|
dc.creator |
DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
|
dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
|
dc.creator |
SILVA, Allan Gustavo Freire da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Promoting environmental education with young people in basic education: disseminating sustainable practices in the Cariri region of Paraiba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Adriana da Mota; DORNELAS, Carina Seixas Maia; LACERDA, Alecksandra Vieira de; SILVA, Allan Gustavo Freire da. Promovendo educação ambiental com jovens do ensino básico: disseminando práticas sustentáveis na Região do Cariri Paraibano. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29517 |
pt_BR |