dc.description.resumo |
Trabalhar com práticas agroecológicas torna-se um desafio, em um ambiente onde se busca intensamente o aumento econômico, onde a produção é a principal meta, não importando os meios para se conseguir os resultados almejados. Promover tais ações sustentáveis é tentar romper com
diversos conceitos e olhares que foram criados ao longo do tempo. Nesta perspectiva, faz-se
necessário introduzir práticas ambientais nas escolas e no meio social, através de espaços de
intervivência, que promova a inclusão social e proporcionem melhores condições econômicas.
Nesse sentido, o trabalho objetivou-se na capacitação de 30 jovens estudantes da Escola Municipal
Gonçala Rodrigues de Freitas no município de Sumé-PB, permitindo que práticas sustentáveis
sejam disseminadas na região do cariri paraibano. As capacitações, realizadas semanalmente, foram
divididas em dois momentos: um presencial com palestras, vídeos aulas e dinâmicas e o outro com
aulas práticas onde os jovens colocaram em prática os seus conhecimentos adquiridos ao longo do
trabalho. Assim observou-se que trabalhos que promovem espaços de intervivência entre jovens
estudantes e universidade são considerados de grande importância, pois podem proporcionar a
difusão das principais práticas agroecológicas, proporcionando a fixação do homem no campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia. |
pt_BR |
dc.title |
A construção de saberes agroecológicos com estudantes do Cariri Paraibano: desenhando novos caminhos para a sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Working with agroecological practices becomes a challenge in an environment where intense search
economic increase, where production is the main goal, regardless of the means to achieve the
desired results. Promote such sustainable actions is to try to break up with various concepts and ooks that have been created over time. In this perspective, it is necessary to introduce environmental practices in schools and in the social environment through intervivência spaces, promoting social inclusion and provide better economic conditions. In this sense, the work aimed to the training of 30 young students of the School Gonçala Rodrigues de Freitas in the city of Sume-PB, allowing sustainable practices are widespread in the Paraiba Cariri region. The training, held weekly, were divided into two stages: an in-person lectures, classes and videos dynamic and the other with practical classes where young people put into practice their knowledge acquired during the work. Thus it was noted that work to promote intervivência spaces between young students and university are considered of great importance, as they can provide the dissemination of the main agro-ecological practices, providing the attachment of the man in the field. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29519 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-02T17:35:42Z |
|
dc.date.available |
2023-05-02 |
|
dc.date.available |
2023-05-02T17:35:42Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - students |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas agroecológicas - estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecological practices - students |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental practices |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitações |
pt_BR |
dc.subject |
Qualifications |
pt_BR |
dc.subject |
Espaços de interveniência |
pt_BR |
dc.subject |
Intervention spaces |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology |
pt_BR |
dc.subject |
éducation environnementale |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - étudiants |
pt_BR |
dc.subject |
Durabilité |
pt_BR |
dc.subject |
Pratiques agroécologiques - étudiants |
pt_BR |
dc.subject |
Pratiques environnementales |
pt_BR |
dc.subject |
Entraînement |
pt_BR |
dc.subject |
Espaces d'intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Agroécologie |
pt_BR |
dc.subject |
educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Sostenibilidad |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas agroecológicas - estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas ambientales |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitación |
pt_BR |
dc.subject |
Espacios de intervención |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecología |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Adriano Salviano. |
|
dc.creator |
DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
|
dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
|
dc.creator |
SILVA, Allan Gustavo Freire da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The construction of agroecological knowledge with students from Cariri Paraiba: designing new paths to sustainability. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Adriano Salviano; DORNELAS, Carinas Seixas Maia; LACERDA, Alecksandra Vieira de; SILVA, Allan Gustavo Freire da. A construção de saberes agroecológicos com estudantes do Cariri Paraibano: desenhando novos caminhos para a sustentabilidade. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29519 |
pt_BR |