DSpace/Manakin Repository

A construção de saberes agroecológicos com estudantes do Cariri Paraibano: desenhando novos caminhos para a sustentabilidade.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Trabalhar com práticas agroecológicas torna-se um desafio, em um ambiente onde se busca intensamente o aumento econômico, onde a produção é a principal meta, não importando os meios para se conseguir os resultados almejados. Promover tais ações sustentáveis é tentar romper com diversos conceitos e olhares que foram criados ao longo do tempo. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir práticas ambientais nas escolas e no meio social, através de espaços de intervivência, que promova a inclusão social e proporcionem melhores condições econômicas. Nesse sentido, o trabalho objetivou-se na capacitação de 30 jovens estudantes da Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas no município de Sumé-PB, permitindo que práticas sustentáveis sejam disseminadas na região do cariri paraibano. As capacitações, realizadas semanalmente, foram divididas em dois momentos: um presencial com palestras, vídeos aulas e dinâmicas e o outro com aulas práticas onde os jovens colocaram em prática os seus conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho. Assim observou-se que trabalhos que promovem espaços de intervivência entre jovens estudantes e universidade são considerados de grande importância, pois podem proporcionar a difusão das principais práticas agroecológicas, proporcionando a fixação do homem no campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.title A construção de saberes agroecológicos com estudantes do Cariri Paraibano: desenhando novos caminhos para a sustentabilidade. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Working with agroecological practices becomes a challenge in an environment where intense search economic increase, where production is the main goal, regardless of the means to achieve the desired results. Promote such sustainable actions is to try to break up with various concepts and ooks that have been created over time. In this perspective, it is necessary to introduce environmental practices in schools and in the social environment through intervivência spaces, promoting social inclusion and provide better economic conditions. In this sense, the work aimed to the training of 30 young students of the School Gonçala Rodrigues de Freitas in the city of Sume-PB, allowing sustainable practices are widespread in the Paraiba Cariri region. The training, held weekly, were divided into two stages: an in-person lectures, classes and videos dynamic and the other with practical classes where young people put into practice their knowledge acquired during the work. Thus it was noted that work to promote intervivência spaces between young students and university are considered of great importance, as they can provide the dissemination of the main agro-ecological practices, providing the attachment of the man in the field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29519
dc.date.accessioned 2023-05-02T17:35:42Z
dc.date.available 2023-05-02
dc.date.available 2023-05-02T17:35:42Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - estudantes pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - students pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Práticas agroecológicas - estudantes pt_BR
dc.subject Agroecological practices - students pt_BR
dc.subject Práticas ambientais pt_BR
dc.subject Environmental practices pt_BR
dc.subject Capacitações pt_BR
dc.subject Qualifications pt_BR
dc.subject Espaços de interveniência pt_BR
dc.subject Intervention spaces pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Agroecology pt_BR
dc.subject éducation environnementale pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - étudiants pt_BR
dc.subject Durabilité pt_BR
dc.subject Pratiques agroécologiques - étudiants pt_BR
dc.subject Pratiques environnementales pt_BR
dc.subject Entraînement pt_BR
dc.subject Espaces d'intervention pt_BR
dc.subject Agroécologie pt_BR
dc.subject educación ambiental pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - estudiantes pt_BR
dc.subject Sostenibilidad pt_BR
dc.subject Prácticas agroecológicas - estudiantes pt_BR
dc.subject Prácticas ambientales pt_BR
dc.subject Capacitación pt_BR
dc.subject Espacios de intervención pt_BR
dc.subject Agroecología pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Adriano Salviano.
dc.creator DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.creator LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.creator SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of agroecological knowledge with students from Cariri Paraiba: designing new paths to sustainability. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Adriano Salviano; DORNELAS, Carinas Seixas Maia; LACERDA, Alecksandra Vieira de; SILVA, Allan Gustavo Freire da. A construção de saberes agroecológicos com estudantes do Cariri Paraibano: desenhando novos caminhos para a sustentabilidade. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29519 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta