dc.description.resumo |
As Unidades de Conservação (UC) são áreas territoriais nas quais seus recursos são
considerados de grande importância. Essa denominação é colocada pelo Poder Público o qual
busca o objetivo de manter esses ambientes conservados e limites bem definidos, garantindo
adequada proteção. São criadas com o objetivo principal de manter ambientes naturais com
alto grau de conservação, impedindo a degradação e mantendo essas áreas ecologicamente
estáveis para a manutenção da biodiversidade existente e para garantir os recursos naturais
para as próximas gerações.
Considerando dados do MMA (2006) sobre o SNUC, as UCs são divididas em categorias
de acordo com suas características e composição biológica em Unidades de Proteção integral
e Unidades de Uso Sustentável. Na primeira, podem ser desempenhadas atividades indiretas,
sendo compreendidas por: Estação ecológica, Reserva biológica, Parque Nacional,
Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre. Para a segunda, uma parcela dos recursos
pode ser utilizada de forma sustentável, e os grupos que constituem esta categoria são: Área
de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva
Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Particular
do Patrimônio Natural (RPPN).
Nesses ambientes a atuação humana é restrita e controlada, garantindo assim a
conservação da biodiversidade. Quando permitidas alterações nesses espaços, ocorre
exclusivamente por meios legais. Em RPPNs são permitidas ações como pesquisas, visitas educativas, sempre respeitando as limitações. A educação ambiental (EA) é uma das formas
importantíssimas de se levar o conhecimento destas áreas à sociedade. A mesma assume cada
vez mais uma função transformadora, na qual a co-responsabilização dos indivíduos torna-se
um objetivo essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento – o desenvolvimento
sustentável (JACOB, 2003). Além disso, é uma das ferramentas existentes para a sensibilização
e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais, em que busca
desenvolver técnicas e métodos que venham a facilitar a conscientização sobre a gravidade
dos problemas ambientais e a necessidade urgente de nos curvarmos seriamente sobre eles
(MARCATTO, 2002).
A EA deve ser um processo de formação dinâmico, permanente e participativo, no qual
as pessoas envolvidas passem a ser agentes transformadores, participando ativamente da
busca de alternativas para a redução de impactos ambientais e para o controle social do uso
dos recursos naturais (MARCATTO, 2002). Ela é um componente essencial e permanente da
educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e
modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal (CONAMA, 1999).
É fundamental o estabelecimento de políticas públicas que fortaleçam as escolas de
educação básica em virtude da importância que estas exercem no processo de formação
social, cultural, humana e ética da sociedade (ABÍLIO et al., 2010). A promoção da educação
ambiental e de estratégias de integração com a população local e visitante no âmbito das UCs
são ações fundamentais para que as mesmas exerçam as suas funções, pois o reconhecimento
das atividades exercidas nestes espaços pela população e o incentivo ao seu envolvimento
com trabalhos desenvolvidos no âmbito da UC pode contribuir para a preservação e
manutenção destas áreas (PISSATTO; MERCK; GRACIOLI, 2012).
Objetivou-se com este trabalho analisar o nível de conhecimento de grupos de alunos
de uma escola pública acerca de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Cariri
Ocidental Paraibano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do conhecimento de alunos de escola pública sobre RPPN no Cariri Ocidental Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29538 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-03T21:03:16Z |
|
dc.date.available |
2023-05-03 |
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dc.date.available |
2023-05-03T21:03:16Z |
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dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de conhecimento - alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN |
pt_BR |
dc.subject |
RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural |
pt_BR |
dc.subject |
Unidades de conservação |
pt_BR |
dc.subject |
Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge assessment - students |
pt_BR |
dc.subject |
Private Natural Heritage Reserve - RPPN |
pt_BR |
dc.subject |
RPPN - Private Natural Heritage Reserve |
pt_BR |
dc.subject |
Conservation units |
pt_BR |
dc.subject |
Almas Farm - São José dos Cordeiros - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación de conocimientos - estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Reserva Privada del Patrimonio Natural - RPPN |
pt_BR |
dc.subject |
RPPN - Reserva Privada del Patrimonio Natural |
pt_BR |
dc.subject |
Unidades de conservación |
pt_BR |
dc.subject |
Hacienda Almas - São José dos Cordeiros - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Évaluation des connaissances - étudiants |
pt_BR |
dc.subject |
Réserve Privée du Patrimoine Naturel - RPPN |
pt_BR |
dc.subject |
RPPN - Réserve Privée du Patrimoine Naturel |
pt_BR |
dc.subject |
Unités de conservation |
pt_BR |
dc.subject |
Ferme Almas - São José dos Cordeiros - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes. |
|
dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
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dc.creator |
CAMPOS, Azenate Campos. |
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dc.creator |
SILVA, Karlla Karem da. |
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dc.creator |
LIMA, João Paulo Pereira de. |
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dc.creator |
BARBOSA, Francisca Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of knowledge of public school students about RPPN in Western Cariri Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; SILVA, Karlla Karem da; LIMA, João Paulo Pereira de; BARBOSA, Francisca Maria. Avaliação do conhecimento de alunos de escola pública sobre RPPN no Cariri Ocidental Paraibano. In: DIAS, Nildo da Silva et al. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável no semiárido. Mossoró - RN: EDUFERSA, 2016. (Coleção Agroecologia, meio ambiente e semiárido, V.1). ISBN: 978-85-5757-043-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29538 |
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