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Avaliação do conhecimento de alunos de escola pública sobre RPPN no Cariri Ocidental Paraibano.

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dc.description.resumo As Unidades de Conservação (UC) são áreas territoriais nas quais seus recursos são considerados de grande importância. Essa denominação é colocada pelo Poder Público o qual busca o objetivo de manter esses ambientes conservados e limites bem definidos, garantindo adequada proteção. São criadas com o objetivo principal de manter ambientes naturais com alto grau de conservação, impedindo a degradação e mantendo essas áreas ecologicamente estáveis para a manutenção da biodiversidade existente e para garantir os recursos naturais para as próximas gerações. Considerando dados do MMA (2006) sobre o SNUC, as UCs são divididas em categorias de acordo com suas características e composição biológica em Unidades de Proteção integral e Unidades de Uso Sustentável. Na primeira, podem ser desempenhadas atividades indiretas, sendo compreendidas por: Estação ecológica, Reserva biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre. Para a segunda, uma parcela dos recursos pode ser utilizada de forma sustentável, e os grupos que constituem esta categoria são: Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Nesses ambientes a atuação humana é restrita e controlada, garantindo assim a conservação da biodiversidade. Quando permitidas alterações nesses espaços, ocorre exclusivamente por meios legais. Em RPPNs são permitidas ações como pesquisas, visitas educativas, sempre respeitando as limitações. A educação ambiental (EA) é uma das formas importantíssimas de se levar o conhecimento destas áreas à sociedade. A mesma assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a co-responsabilização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento – o desenvolvimento sustentável (JACOB, 2003). Além disso, é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais, em que busca desenvolver técnicas e métodos que venham a facilitar a conscientização sobre a gravidade dos problemas ambientais e a necessidade urgente de nos curvarmos seriamente sobre eles (MARCATTO, 2002). A EA deve ser um processo de formação dinâmico, permanente e participativo, no qual as pessoas envolvidas passem a ser agentes transformadores, participando ativamente da busca de alternativas para a redução de impactos ambientais e para o controle social do uso dos recursos naturais (MARCATTO, 2002). Ela é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal (CONAMA, 1999). É fundamental o estabelecimento de políticas públicas que fortaleçam as escolas de educação básica em virtude da importância que estas exercem no processo de formação social, cultural, humana e ética da sociedade (ABÍLIO et al., 2010). A promoção da educação ambiental e de estratégias de integração com a população local e visitante no âmbito das UCs são ações fundamentais para que as mesmas exerçam as suas funções, pois o reconhecimento das atividades exercidas nestes espaços pela população e o incentivo ao seu envolvimento com trabalhos desenvolvidos no âmbito da UC pode contribuir para a preservação e manutenção destas áreas (PISSATTO; MERCK; GRACIOLI, 2012). Objetivou-se com este trabalho analisar o nível de conhecimento de grupos de alunos de uma escola pública acerca de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Avaliação do conhecimento de alunos de escola pública sobre RPPN no Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29538
dc.date.accessioned 2023-05-03T21:03:16Z
dc.date.available 2023-05-03
dc.date.available 2023-05-03T21:03:16Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Avaliação de conhecimento - alunos pt_BR
dc.subject Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN pt_BR
dc.subject RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural pt_BR
dc.subject Unidades de conservação pt_BR
dc.subject Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB pt_BR
dc.subject Knowledge assessment - students pt_BR
dc.subject Private Natural Heritage Reserve - RPPN pt_BR
dc.subject RPPN - Private Natural Heritage Reserve pt_BR
dc.subject Conservation units pt_BR
dc.subject Almas Farm - São José dos Cordeiros - PB pt_BR
dc.subject Evaluación de conocimientos - estudiantes pt_BR
dc.subject Reserva Privada del Patrimonio Natural - RPPN pt_BR
dc.subject RPPN - Reserva Privada del Patrimonio Natural pt_BR
dc.subject Unidades de conservación pt_BR
dc.subject Hacienda Almas - São José dos Cordeiros - PB pt_BR
dc.subject Évaluation des connaissances - étudiants pt_BR
dc.subject Réserve Privée du Patrimoine Naturel - RPPN pt_BR
dc.subject RPPN - Réserve Privée du Patrimoine Naturel pt_BR
dc.subject Unités de conservation pt_BR
dc.subject Ferme Almas - São José dos Cordeiros - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes.
dc.creator LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.creator CAMPOS, Azenate Campos.
dc.creator SILVA, Karlla Karem da.
dc.creator LIMA, João Paulo Pereira de.
dc.creator BARBOSA, Francisca Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of knowledge of public school students about RPPN in Western Cariri Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; SILVA, Karlla Karem da; LIMA, João Paulo Pereira de; BARBOSA, Francisca Maria. Avaliação do conhecimento de alunos de escola pública sobre RPPN no Cariri Ocidental Paraibano. In: DIAS, Nildo da Silva et al. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável no semiárido. Mossoró - RN: EDUFERSA, 2016. (Coleção Agroecologia, meio ambiente e semiárido, V.1). ISBN: 978-85-5757-043-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29538 pt_BR


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Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

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