DSpace/Manakin Repository

Educação para conservação dos solos no semiárido.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Estudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Agroecologia. pt_BR
dc.title Educação para conservação dos solos no semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
dc.date.accessioned 2023-05-04T22:00:17Z
dc.date.available 2023-05-04
dc.date.available 2023-05-04T22:00:17Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Solos do semiárido - conservação pt_BR
dc.subject Conservação dos solos do semiárido pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - uso do solo pt_BR
dc.subject Metodologias dialógicas - ensino de solos pt_BR
dc.subject Éducation environnementale pt_BR
dc.subject L'éducation dans les sols pt_BR
dc.subject Sols semi-arides - conservation pt_BR
dc.subject Conservation des sols semi-arides pt_BR
dc.subject Cariri Paraiba - utilisation des terres pt_BR
dc.subject Méthodologies dialogiques - enseignement des sols pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Educación en suelos pt_BR
dc.subject Suelos semiáridos - conservación pt_BR
dc.subject Conservación de suelos semiáridos pt_BR
dc.subject Cariri Paraíba - uso de la tierra pt_BR
dc.subject Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Education in soils pt_BR
dc.subject Semi-arid soils - conservation pt_BR
dc.subject Conservation of semi-arid soils pt_BR
dc.subject Cariri Paraiba - land use pt_BR
dc.subject Dialogical methodologies - teaching of soils pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.creator FARIAS, José Ray Martins.
dc.creator FORTUNATO, Josiele Carlos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education for soil conservation in the semi-arid region. pt_BR
dc.identifier.citation VITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta