DSpace/Manakin Repository

Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este livro é a materialização de um processo iniciado por ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico. Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores– CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em Cajazeiras-PB. Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas, no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos e produções da interação social. Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui registrados contribuem para a formação do discente quando se exige que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade, todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a cada nova experiência. A formação de professor é também a formação de um pesquisador, pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor, que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes, se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para novos mundos. O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades, evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde, pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é cuidar do outro. As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem. Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar em um lugar ininito de ininitas possibilidades. A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade, conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção permanente de saber ensinar ensinando a aprender. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569
dc.date.accessioned 2023-05-08T12:53:44Z
dc.date.available 2023-05-08
dc.date.available 2023-05-08T12:53:44Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Leituras de mundos pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Formação de Professores - Geografia pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Formação discente pt_BR
dc.subject Formação inicial discente pt_BR
dc.subject Aprendizagem e interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Ensino superior - práticas formativas pt_BR
dc.subject Geografia - ensino superior pt_BR
dc.subject PIBID Geografia - UFCG pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCG pt_BR
dc.subject Libro de texto de campo pt_BR
dc.subject Asentamiento rural de reforma agraria - Educación Rural pt_BR
dc.subject Prácticas Supervisadas - Geografía pt_BR
dc.subject Conocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografía pt_BR
dc.subject Gestión escolar pt_BR
dc.subject Pombal - PB - gestión escolar pt_BR
dc.subject Literatura y cine - Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Cine y literatura - Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Territorio, religión y geografía pt_BR
dc.subject Abandono escolar - escuela de campo pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCG pt_BR
dc.subject Agricultores y exposición a pesticidas - salud pt_BR
dc.subject Los plaguicidas y la salud de los agricultores pt_BR
dc.subject Enseñanza de teatro y geografía pt_BR
dc.subject Enseñanza de Internet y Geografía pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escola do Campo pt_BR
dc.subject Livro didático do campo pt_BR
dc.subject Assentamento rural da reforma agrária - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - Geografia pt_BR
dc.subject Conhecimento Pedagógico - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Pombal - PB - gestão escolar pt_BR
dc.subject Literatura e cinema - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Cinema e literatura - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Território, religião e Geografia pt_BR
dc.subject Evasão escolar - escola do campo pt_BR
dc.subject Agricultores e exposição a agrotóxicos - saúde pt_BR
dc.subject Agrotóxicos e saúde de agricultores pt_BR
dc.subject Teatro e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Internet e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Santa Helena - PB - agricultores pt_BR
dc.subject Readings of worlds pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Teacher Training - Geography pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Student training pt_BR
dc.subject Initial student training pt_BR
dc.subject Learning and interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Higher education - training practices pt_BR
dc.subject Geography - higher education pt_BR
dc.subject PIBID Geography - UFCG pt_BR
dc.subject Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCG pt_BR
dc.subject Degree in Geography - CFP - UFCG pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Country School pt_BR
dc.subject Field textbook pt_BR
dc.subject Rural settlement of agrarian reform - Rural Education pt_BR
dc.subject Supervised Internship - Geography pt_BR
dc.subject Pedagogical Knowledge - Geography teaching pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Pombal - PB - school management pt_BR
dc.subject Literature and cinema - Geography teaching pt_BR
dc.subject Cinema and literature - Geography teaching pt_BR
dc.subject Territory, religion and geography pt_BR
dc.subject School dropout - countryside school pt_BR
dc.subject Farmers and exposure to pesticides - health pt_BR
dc.subject Pesticides and farmers' health pt_BR
dc.subject Theater and Geography teaching pt_BR
dc.subject Internet and Geography teaching pt_BR
dc.subject Saint Helena - PB - farmers pt_BR
dc.subject Lectures de mondes pt_BR
dc.subject Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Formation des enseignants - Géographie pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Formation des étudiants pt_BR
dc.subject Formation initiale des étudiants pt_BR
dc.subject Apprentissage et interdisciplinarité pt_BR
dc.subject Enseignement supérieur - pratiques de formation pt_BR
dc.subject Géographie - enseignement supérieur pt_BR
dc.subject Géographie PIBID - UFCG pt_BR
dc.subject Programme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCG pt_BR
dc.subject Licence de Géographie - CFP - UFCG pt_BR
dc.subject Formation sur le terrain pt_BR
dc.subject École de campagne pt_BR
dc.subject Manuel de terrain pt_BR
dc.subject Règlement rural de la réforme agraire - Éducation rurale pt_BR
dc.subject Stage Encadré - Géographie pt_BR
dc.subject Connaissances pédagogiques - Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Gestion scolaire pt_BR
dc.subject Pombal - PB - gestion scolaire pt_BR
dc.subject Littérature et cinéma - Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Cinéma et littérature - Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Territoire, religion et géographie pt_BR
dc.subject Décrochage scolaire - école de campagne pt_BR
dc.subject Les agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santé pt_BR
dc.subject Pesticides et santé des agriculteurs pt_BR
dc.subject Enseignement du théâtre et de la géographie pt_BR
dc.subject Enseignement de l'internet et de la géographie pt_BR
dc.subject Sainte-Hélène - PB - agriculteurs pt_BR
dc.subject Lecturas de mundos pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Geografía pt_BR
dc.subject Formación del profesorado - Geografía pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Entrenamiento de estudiantes pt_BR
dc.subject Formación inicial de los estudiantes pt_BR
dc.subject Aprendizaje e interdisciplinariedad pt_BR
dc.subject Educación superior - prácticas de formación pt_BR
dc.subject Geografía - educación superior pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCG pt_BR
dc.subject Licenciado en Geografía - CFP - UFCG pt_BR
dc.subject Educación de campo pt_BR
dc.subject Escuela de campo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.creator ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.creator NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da.
dc.creator BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos.
dc.creator SILVA, David kennedy Tavares da.
dc.creator ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.creator TOMAZ, Dayane da Silva.
dc.creator SANTOS, Felipe Pereira dos.
dc.creator LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
dc.creator SANTOS, Gisele Cipriano dos.
dc.creator ROLIM, José Denilson Feitoza.
dc.creator DUARTE, José Élio Parnaíba.
dc.creator OLIVEIRA NETO, José Joaquim de.
dc.creator SANTOS, Maglandyo da Silva.
dc.creator FERNANDES, Maiara Felix.
dc.creator MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
dc.creator MOURA, Mismana Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Readings of world(s) in geography teaching: practical and formative experiences in higher education. pt_BR
dc.identifier.citation DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta