dc.description.resumo |
Este livro é a materialização de um processo iniciado por
ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico.
Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas
pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de
trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados
e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica
de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores–
CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em
Cajazeiras-PB.
Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste
livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado
que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências
concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas,
no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos
e produções da interação social.
Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui
registrados contribuem para a formação do discente quando se exige
que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado
dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação
dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola
cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na
efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade,
todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a
cada nova experiência.
A formação de professor é também a formação de um pesquisador,
pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir
e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova
a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor,
que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes,
se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades
adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para
novos mundos.
O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que
permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades,
evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os
saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma
de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com
a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam
por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde,
pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar
com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é
cuidar do outro.
As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se
materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam
em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem.
Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é
compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar
em um lugar ininito de ininitas possibilidades.
A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e
sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social
que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera
todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que
estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura
e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade
aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade,
conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção
permanente de saber ensinar ensinando a aprender. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-08T12:53:44Z |
|
dc.date.available |
2023-05-08 |
|
dc.date.available |
2023-05-08T12:53:44Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Leituras de mundos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação discente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial discente |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem e interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior - práticas formativas |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID Geografia - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Asentamiento rural de reforma agraria - Educación Rural |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas Supervisadas - Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Conocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Gestión escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Pombal - PB - gestión escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura y cine - Enseñanza de la geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Cine y literatura - Enseñanza de la geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Territorio, religión y geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Abandono escolar - escuela de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultores y exposición a pesticidas - salud |
pt_BR |
dc.subject |
Los plaguicidas y la salud de los agricultores |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de teatro y geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de Internet y Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamento rural da reforma agrária - Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento Pedagógico - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Pombal - PB - gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e cinema - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e literatura - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Território, religião e Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar - escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultores e exposição a agrotóxicos - saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Agrotóxicos e saúde de agricultores |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Internet e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Santa Helena - PB - agricultores |
pt_BR |
dc.subject |
Readings of worlds |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Student training |
pt_BR |
dc.subject |
Initial student training |
pt_BR |
dc.subject |
Learning and interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education - training practices |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - higher education |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID Geography - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Geography - CFP - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Field Education |
pt_BR |
dc.subject |
Country School |
pt_BR |
dc.subject |
Field textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Rural settlement of agrarian reform - Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Knowledge - Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Pombal - PB - school management |
pt_BR |
dc.subject |
Literature and cinema - Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and literature - Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Territory, religion and geography |
pt_BR |
dc.subject |
School dropout - countryside school |
pt_BR |
dc.subject |
Farmers and exposure to pesticides - health |
pt_BR |
dc.subject |
Pesticides and farmers' health |
pt_BR |
dc.subject |
Theater and Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Internet and Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Saint Helena - PB - farmers |
pt_BR |
dc.subject |
Lectures de mondes |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de la géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants - Géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des étudiants |
pt_BR |
dc.subject |
Formation initiale des étudiants |
pt_BR |
dc.subject |
Apprentissage et interdisciplinarité |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement supérieur - pratiques de formation |
pt_BR |
dc.subject |
Géographie - enseignement supérieur |
pt_BR |
dc.subject |
Géographie PIBID - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Licence de Géographie - CFP - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formation sur le terrain |
pt_BR |
dc.subject |
École de campagne |
pt_BR |
dc.subject |
Manuel de terrain |
pt_BR |
dc.subject |
Règlement rural de la réforme agraire - Éducation rurale |
pt_BR |
dc.subject |
Stage Encadré - Géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Connaissances pédagogiques - Enseignement de la géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Gestion scolaire |
pt_BR |
dc.subject |
Pombal - PB - gestion scolaire |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature et cinéma - Enseignement de la géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Cinéma et littérature - Enseignement de la géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Territoire, religion et géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Décrochage scolaire - école de campagne |
pt_BR |
dc.subject |
Les agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santé |
pt_BR |
dc.subject |
Pesticides et santé des agriculteurs |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement du théâtre et de la géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de l'internet et de la géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Sainte-Hélène - PB - agriculteurs |
pt_BR |
dc.subject |
Lecturas de mundos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Formación del profesorado - Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Entrenamiento de estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Formación inicial de los estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje e interdisciplinariedad |
pt_BR |
dc.subject |
Educación superior - prácticas de formación |
pt_BR |
dc.subject |
Geografía - educación superior |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciado en Geografía - CFP - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela de campo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.creator |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.creator |
NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da. |
|
dc.creator |
BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. |
|
dc.creator |
SILVA, David kennedy Tavares da. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.creator |
TOMAZ, Dayane da Silva. |
|
dc.creator |
SANTOS, Felipe Pereira dos. |
|
dc.creator |
LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. |
|
dc.creator |
SANTOS, Gisele Cipriano dos. |
|
dc.creator |
ROLIM, José Denilson Feitoza. |
|
dc.creator |
DUARTE, José Élio Parnaíba. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA NETO, José Joaquim de. |
|
dc.creator |
SANTOS, Maglandyo da Silva. |
|
dc.creator |
FERNANDES, Maiara Felix. |
|
dc.creator |
MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. |
|
dc.creator |
MOURA, Mismana Morais. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Readings of world(s) in geography teaching: practical and formative experiences in higher education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569 |
pt_BR |