dc.creator.ID |
Silva, Reginaldo Hugo da. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0681303175631567 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
É sabido que a nossa língua portuguesa, desde seu surgimento até os dias atuais, vem sofrendo
diversas modificações, ela surgiu do latim e faz parte do grupo das línguas neolatinas, que são:
o Português, o Espanhol, o Catalão, o Italiano, o Francês, o Romeno e o Romanche. O trabalho
com a variação linguística lexical em sala de aula, pelo viés da sociolinguística, que estuda a
relação entre língua e sociedade, possibilita uma maior compreensão acerca dos fenômenos
existentes na língua, que é o meio pelo qual se comunica ideias. O objetivo geral deste trabalho
é destacar a importância de se trabalhar a variação linguística lexical no âmbito da sala de aula,
mostrando a capacidade que a língua tem de evoluir de acordo com o tempo, bem como,
compreender que as palavras são substituídas por outras a todo momento. Mas, mesmo elas não
sendo utilizada no nosso dia a dia, não perdem o seu significado. Se pegarmos um texto, escrito
há anos atrás, encontraremos palavras que já não são utilizadas com frequência no nosso meio
de comunicação oral/escrita, mas que não comprometem o sentido do texto. Portanto, este
trabalho tem como objetivo específico, analisar de que forma o estudo da variação lexical vem
sendo trabalhada no livro didático, Se liga na língua, do 6° ano do ensino fundamental II, e que
tem como autores Ormundo e Siniscalchi (2023). Desenvolvemos após a análise do livro, uma
proposta de ensino utilizando o gênero textual sequência didática, e através dela propomos o
ensino da variação linguista lexical a partir da leitura dotexto. Ler o texto, debater com a turma,
antes de partir para o estudo da variação linguística lexical, será uma forma de mostrar a
importância de se estudar a língua e a transformação que a mesma vem sofrendo durante todo
esse tempo. Para desenvolver está pesquisa foram utilizadas as seguintes referências: Gonsalves
e Basso (2010), que trabalha a história da língua; Assis (2011), História da Língua Portuguesa;
Bagno (2007), gramática histórica; Koche (1997), fundamentos de metodologia da pesquisa;
Schneuwly e Dolz (2004), gêneros orais e escritos na escola etc. A metodologia é de cunho
bibliográfico, pois foram utilizadas matérias já publicadas como livros e artigos científicos.
Através desta pesquisa tivemos a oportunidade de explorar e conhecer mais sobre o surgimento
da nossa língua, bem como a variação que a mesma sofreu e que vem sofrendo ao longo de
todos esses anos. Entender como se deu a construção da língua portuguesa nos possibilita
desenvolver novas formas de se trabalhar com a variação linguística na perspectiva de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O estudo da variação linguistica lexical como ferramenta de ensino: uma análise do livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-10 |
|
dc.description.abstract |
It is well known that our portuguese language, since its emergence until today, has undergone
several modifications, it originated from latin and is part of the neo-latin group of languages,
which are: Portuguese, Spanish, Catalan, Italian, French, Romanian and Romansh. The work
with lexical linguistic variation in the classroom, through the bias of sociolinguistics, which
studies the relationship between language and society, enables a greater understanding of the
phenomena existing in the language, which is the means by which ideas are communicated.
The general objective of this work is to highlight the importance of working on lexical language
variation within the classroom, showing the ability that the language has to evolve with over
time, as well as, to comprehend that words are replaced by others all the time. But, even though
they are not used in our daily life, they do not lose their meaning. If we take a text, written years
ago, we will find words that are not used frequently in our means of oral/written
communication, but which do not compromise the meaning of the text. Therefore, this work
has as specific objective, to analyse how the study of lexical variation has been work on
textbook, Se liga na língua, from the 6th grade of elementary school II, and which has as authors
Ormundo e Siniscalchi (2023). We developed after the analysis of the book, a teaching proposal
using the textual didactic sequence, and through it we propose the teaching of lexical linguistic
variation from the reading of the text. Reading the text, debating with the class, before starting
the study of lexical linguistic variation, will be a way to show the importance of studying the
language and the transformation that it has been undergoing throughout the time. To develop
this research, the following references were used: Gonsalves e Basso (2010), which works on
the history of language; Assis (2011), History of the Portuguese Language; Bagno (2007),
historical grammar; Koche (1997), fundamentals of research methodology; Schneuwly e Dolz
(2004), oral and written genders at school etc. The methodology is bibliographical in nature,
since we used previously published materials already such as books and scientific articles.
Through this research we had the opportunity to explore and learn more about the emergence
of our language, as well as the variation that it has undergone and is still undergoing throughout
all these years. Understanding how the Portuguese language was built allows us to develop new
ways of working with linguistic variation from a teaching perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29571 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-08T13:11:57Z |
|
dc.date.available |
2023-05-08 |
|
dc.date.available |
2023-05-08T13:11:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Variação lingüística lexical |
pt_BR |
dc.subject |
Léxico |
pt_BR |
dc.subject |
Latim |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Lexical Linguistic Variation |
pt_BR |
dc.subject |
Lexicon |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Reginaldo Hugo da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The study of lexical linguistic variation as a teaching tool: an analysis of the textbook of the 6th year of Elementary School II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Reginaldo Hugo da. O estudo da variação lingüística lexical como ferramenta de ensino: uma análise do livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |