DSpace/Manakin Repository

Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A publicação desse livro é resultado de um trabalho colaborativo, muitos esforços e o desejo comum de disseminar conhecimentos cientíicos produzidos no âmbito da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, que integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Organizado por docentes vinculados a essa Linha, este livro torna público parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes-pesquisadores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Superior, em instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros. Além disso, convida os educadores e as educadoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior a refletir e colaborar com a construção de respostas para importantes desaios da práxis educativa na sociedade contemporânea. A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares. Nessa direção, por meio da difusão do conhecimento produzido por intermédio desses estudos, espera-se ampliar a interlocução dos autores com pesquisadores e professores da Escola Básica, buscando oferecer aportes para ampliar a compreensão de questões que permeiam o trabalho docente, notadamente oporacerca das atualizações teóricas e práticas docentes relativos à linguagem, aos letramentos e à diversidade. Estes aspectos são abordados por meio de investigações acerca dos eventos de letramento desenvolvidos em mostras pedagógicas escolares; do papel do professor na formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental; do letramento em língua de sinais em contextos de ensino bilingue bimodal; dos desaios da alfabetização e letramento de sujeitos estigmatizados pela exclusão social e escolar; dos estudos com bebês e crianças bem pequenas acerca da importância de resguardar e garantir atenção a suas necessidades especíicas de convivência, expressão e construção da identidade; da relevância da reflexão autobiográica de Paulo Freire sobre questões relativas à diversidade e suas contribuições para a pesquisa em Educação; do processo de luta pela terra e a conquista da escola em uma comunidade quilombola e a problemática de construção do currículo; assim como o estudo de gênero, sexualidade e sexting em sala de aula, abordando a importância da Escola contribuir para uma educação de respeito e igualitária, além de viabilizar uma sociedade solidária e uma cultura de paz. Assim, convidamos você, leitor(a), a construir sua trajetória de leitura dessa obra, considerando-a prenhe de sentidos, mas também aberta à geração de outros tantos! pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Práticas de linguagem, letramentos e diversidade. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
dc.date.accessioned 2023-05-08T13:48:25Z
dc.date.available 2023-05-08
dc.date.available 2023-05-08T13:48:25Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Língua de sinais - letramento pt_BR
dc.subject Alunos remanescentes - alfabetização e letramento pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Educação cuidadora - bebês pt_BR
dc.subject Paulo Freire - aprendizagens da diversidade pt_BR
dc.subject Pesquisa educacional pt_BR
dc.subject Escola Quilombola pt_BR
dc.subject Quilombolas - educação pt_BR
dc.subject Escola Negros do Osso - Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject Pesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Osso pt_BR
dc.subject Gênero e sexualidade pt_BR
dc.subject Language pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Sign language - literacy pt_BR
dc.subject Remaining students - literacy and literacy pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Caring education - babies pt_BR
dc.subject Paulo Freire - learning from diversity pt_BR
dc.subject Educational research pt_BR
dc.subject Quilombola School pt_BR
dc.subject Quilombolas - education pt_BR
dc.subject Negros do Osso School - Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject Negros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject Pesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Community pt_BR
dc.subject Gender and sexuality pt_BR
dc.subject Langue pt_BR
dc.subject l'alphabétisation pt_BR
dc.subject Diversité pt_BR
dc.subject Pratiques pédagogiques pt_BR
dc.subject Langue des signes - alphabétisation pt_BR
dc.subject Étudiants restants - alphabétisation et alphabétisation pt_BR
dc.subject En écrivant pt_BR
dc.subject Éducation bienveillante - bébés pt_BR
dc.subject Paulo Freire - apprendre de la diversité pt_BR
dc.subject Recherche éducative pt_BR
dc.subject École Quilombola pt_BR
dc.subject Quilombolas - éducation pt_BR
dc.subject École Negros do Osso - Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject Communauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject Pesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombola pt_BR
dc.subject Genre et sexualité pt_BR
dc.subject Idioma pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Diversidad pt_BR
dc.subject Prácticas educativas pt_BR
dc.subject Lenguaje de señas - alfabetización pt_BR
dc.subject Estudiantes restantes - alfabetización y alfabetización pt_BR
dc.subject Escribiendo pt_BR
dc.subject Educación solidaria - bebés pt_BR
dc.subject Paulo Freire - aprendiendo de la diversidad pt_BR
dc.subject Investigacion Educativa pt_BR
dc.subject Escuela Quilombola pt_BR
dc.subject Quilombolas - educación pt_BR
dc.subject Escuela Negros do Osso - Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject Comunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject Pesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Osso pt_BR
dc.subject Género y sexualidad pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.creator SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
dc.creator RAMOS, Fabiana.
dc.creator REIS, Ana Gabriela Dias.
dc.creator LIRA, André Augusto Diniz.
dc.creator SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos.
dc.creator SOUSA, Elaine Tayse de.
dc.creator SILVA, João Estevão da.
dc.creator LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
dc.creator MENDES, Flaw.
dc.creator LUSTOSA, Francisca Geny.
dc.creator CAMPOS, Kátia Patrício B.
dc.creator BÔAS, Lúcia Villas.
dc.creator ANDRADE, Márcio André de.
dc.creator NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do.
dc.creator LUNA, Mylena Andryelle Melo de.
dc.creator LIMA, Niédja Maria Ferreira de.
dc.creator LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
dc.creator ROCHA, Silvia Roberta da Mota.
dc.creator MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Language practices, literacy and diversity. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Roziane Marinho; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; RAMOS, Fabiana (organizadores). Práticas de linguagem, letramento e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-72-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta