dc.description.resumo |
A publicação desse livro é resultado de um trabalho colaborativo,
muitos esforços e o desejo comum de disseminar
conhecimentos cientíicos produzidos no âmbito da
Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, que integra
o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal
de Campina Grande (PPGEd/UFCG).
Organizado por docentes vinculados a essa Linha, este livro
torna público parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas
por docentes-pesquisadores que atuam na Educação Infantil, no
Ensino Fundamental e no Ensino Superior, em instituições públicas
e privadas de vários estados brasileiros. Além disso, convida
os educadores e as educadoras que atuam na Educação Básica
e no Ensino Superior a refletir e colaborar com a construção de
respostas para importantes desaios da práxis educativa na sociedade
contemporânea.
A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da
proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos,
possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação
Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto
básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência
entre o campo teórico e as práticas escolares.
Nessa direção, por meio da difusão do conhecimento produzido
por intermédio desses estudos, espera-se ampliar a interlocução
dos autores com pesquisadores e professores da Escola
Básica, buscando oferecer aportes para ampliar a compreensão
de questões que permeiam o trabalho docente, notadamente oporacerca
das atualizações teóricas e práticas docentes relativos à
linguagem, aos letramentos e à diversidade. Estes aspectos são
abordados por meio de investigações acerca dos eventos de letramento
desenvolvidos em mostras pedagógicas escolares; do papel
do professor na formação do leitor literário nos anos iniciais do
Ensino Fundamental; do letramento em língua de sinais em contextos
de ensino bilingue bimodal; dos desaios da alfabetização
e letramento de sujeitos estigmatizados pela exclusão social e escolar;
dos estudos com bebês e crianças bem pequenas acerca da
importância de resguardar e garantir atenção a suas necessidades
especíicas de convivência, expressão e construção da identidade;
da relevância da reflexão autobiográica de Paulo Freire sobre
questões relativas à diversidade e suas contribuições para a pesquisa
em Educação; do processo de luta pela terra e a conquista
da escola em uma comunidade quilombola e a problemática de
construção do currículo; assim como o estudo de gênero, sexualidade
e sexting em sala de aula, abordando a importância da Escola
contribuir para uma educação de respeito e igualitária, além de
viabilizar uma sociedade solidária e uma cultura de paz.
Assim, convidamos você, leitor(a), a construir sua trajetória
de leitura dessa obra, considerando-a prenhe de sentidos, mas
também aberta à geração de outros tantos! |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de linguagem, letramentos e diversidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-08T13:48:25Z |
|
dc.date.available |
2023-05-08 |
|
dc.date.available |
2023-05-08T13:48:25Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Língua de sinais - letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos remanescentes - alfabetização e letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Educação cuidadora - bebês |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire - aprendizagens da diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Negros do Osso - Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Pesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Osso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Language |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practices |
pt_BR |
dc.subject |
Sign language - literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Remaining students - literacy and literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Caring education - babies |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire - learning from diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Educational research |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola School |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - education |
pt_BR |
dc.subject |
Negros do Osso School - Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Negros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Pesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Community |
pt_BR |
dc.subject |
Gender and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Langue |
pt_BR |
dc.subject |
l'alphabétisation |
pt_BR |
dc.subject |
Diversité |
pt_BR |
dc.subject |
Pratiques pédagogiques |
pt_BR |
dc.subject |
Langue des signes - alphabétisation |
pt_BR |
dc.subject |
Étudiants restants - alphabétisation et alphabétisation |
pt_BR |
dc.subject |
En écrivant |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation bienveillante - bébés |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire - apprendre de la diversité |
pt_BR |
dc.subject |
Recherche éducative |
pt_BR |
dc.subject |
École Quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - éducation |
pt_BR |
dc.subject |
École Negros do Osso - Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Communauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Pesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Genre et sexualité |
pt_BR |
dc.subject |
Idioma |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidad |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Lenguaje de señas - alfabetización |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes restantes - alfabetización y alfabetización |
pt_BR |
dc.subject |
Escribiendo |
pt_BR |
dc.subject |
Educación solidaria - bebés |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire - aprendiendo de la diversidad |
pt_BR |
dc.subject |
Investigacion Educativa |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela Quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - educación |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela Negros do Osso - Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Pesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Osso |
pt_BR |
dc.subject |
Género y sexualidad |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
|
dc.creator |
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. |
|
dc.creator |
RAMOS, Fabiana. |
|
dc.creator |
REIS, Ana Gabriela Dias. |
|
dc.creator |
LIRA, André Augusto Diniz. |
|
dc.creator |
SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos. |
|
dc.creator |
SOUSA, Elaine Tayse de. |
|
dc.creator |
SILVA, João Estevão da. |
|
dc.creator |
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. |
|
dc.creator |
MENDES, Flaw. |
|
dc.creator |
LUSTOSA, Francisca Geny. |
|
dc.creator |
CAMPOS, Kátia Patrício B. |
|
dc.creator |
BÔAS, Lúcia Villas. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Márcio André de. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do. |
|
dc.creator |
LUNA, Mylena Andryelle Melo de. |
|
dc.creator |
LIMA, Niédja Maria Ferreira de. |
|
dc.creator |
LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e. |
|
dc.creator |
ROCHA, Silvia Roberta da Mota. |
|
dc.creator |
MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Language practices, literacy and diversity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Roziane Marinho; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; RAMOS, Fabiana (organizadores). Práticas de linguagem, letramento e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-72-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572 |
pt_BR |