dc.creator.ID |
DIAS, G. D. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
SOUZA,M. C. A. |
|
dc.creator.ID |
GADELHA, R. F. A. |
|
dc.creator.ID |
MOTA, S. C. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3554182974497936 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4889085823140949 |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4641817101576421 |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5668848420023789 |
|
dc.contributor.advisor1 |
BESERRA JUNIOR, Ivo Marquis. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BESERRA JUNIOR, I. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8532462593651371 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MARQUIS, Valéria Wanderley Pinto Brandão. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
MARQUIS, V. W. P. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2492914655159604 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Gilvan de Melo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6804856806310214 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRANDAO, Rogério Wanderley Pinto. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRANDAO, R. W. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9284775470254828 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O sono é uma das necessidades biológicas mais importantes do nosso corpo. Ele exerce
influência significativa no processo de aprendizagem e na consolidação da memória.
Perturbações do sono podem trazer consequências sérias para o bem estar físico e mental,
comprometendo a qualidade de vida, aspectos da cognição, da personalidade, consolidação da
memória e o processo de aprendizado. O objetivo da nossa pesquisa foi avaliar a qualidade do
sono de estudantes de medicina, através da pontuação obtida no Índice de Qualidade de Sono
de Pittsburgh (IQSP) e na Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Verificar se a pontuação
obtida nestes questionários e o Índice de Massa Corpórea (IMC) exercem influência no
desempenho acadêmico dos alunos. Foram aplicados questionários aos acadêmicos de
Medicina da Universidade Federal de Campina Grande em duas etapas, início (etapa 1) e final
(etapa 2) do semestre 2013.1. Apenas alunos do primeiro ao oitavo período participaram,
totalizando 153 discentes. Alunos do nono ao décimo segundo período, assim como os que
não responderam à etapa 1, foram excluídos da pesquisa. Foi realizada uma análise descritiva
dos resultados obtidos. Encontramos que houve aumento significativo na mediana do IQSP
entre etapa 1 e 2, o que demonstra uma pior qualidade do sono no final do semestre. Os
alunos que demoraram mais tempo para adormecer apresentaram pior IQSP. O aumento do
IMC levou à piora na qualidade do sono entre os alunos da primeira etapa, entretanto, não
houve relação entre o IMC e o desempenho acadêmico. Verificou-se que o aumento da
pontuação na ESE levou à piora no desempenho acadêmico para o segundo e o terceiro
período. No entanto, no quinto período, o aumento na ESE levou a um melhor desempenho.
Em relação ao IQSP, verificou-se que o aumento em sua pontuação levou à melhora do
desempenho acadêmico para o segundo e o quinto período. O sétimo período apresentou um
efeito marginal para o IQSP, demonstrando um pior desempenho com o aumento da
pontuação no IQSP. Concluímos então que a ESE e o IQSP podem exercer influência no
desempenho acadêmico dos estudantes, no entanto, outras variáveis podem interferem nessa
relação. É possível que grandes demandas acadêmicas favoreçam os estudantes a adotarem
um comportamento de privação do sono e, dessa forma, eles conseguem melhorar seu
rendimento, apesar da piora na qualidade do sono. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Medicina |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação dos hábitos e qualidade de sono e seus efeitos na performance acadêmica em estudantes de medicina. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-06-11 |
|
dc.description.abstract |
Sleep is one of the most important biological needs for our body. It is responsible for a
significant influence in the process of learning and memory consolidation. Sleep disturbances
can result in serious consequences to both physical and mental well being, compromising
quality of life, cognition and personality aspects, memory consolidation and learning process.
The main object of this research was to evaluate sleep quality in medicine students, through
the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) and Epworth Sleepiness Scale (ESS). To verify if
these questionnaires score and the body mass index (BMI) influence students’ academic
performance. Questionnaires were applied to the students in the Federal University of
Campina Grande in two occasions, the beginning (stage 1) and the end of the 2013.1 semester
(stage 2). Students between the first and eighth semester were included, in a total of 153
participants. Students from the ninth to the twelfth semester, as well as the ones who didn ́t
participate in the stage 1 were excluded. A descriptive analysis was performed with the
results. There was a significant increase in the PSQI median between stage 1 and 2, which
demonstrates a worse sleep quality and the end of the semester when compared to the
beginning. Students who took longer to fall asleep revealed a worse PSQI. An increase in
the BMI led to a worsening in the students ́ sleep quality in the first stage; however, there was
no relation between BMI and academic outcome. An increase in the ESS score resulted in a
worsening in academic performance for the second and third semester students. In the fifth
semester, an increase in the ESS resulted in a better academic performance. When analyzing
the PSQI, an increase in the score resulted in a better academic performance among the
second and fifth semester students. He seventh semester presented a marginal effect for the
PSQI, revealing a worse performance with the increase of the PSQI score. In conclusion, ESS
and PSQI can influence academic performance, however, other variables may interfere in this
relation. It is possible that a great academic demand favor students to adopt a sleep
deprivation behavior, and improve performance, despite a worsening in sleep quality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29584 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-08T17:43:48Z |
|
dc.date.available |
2023-05-08 |
|
dc.date.available |
2023-05-08T17:43:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de sono |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Sonolência |
pt_BR |
dc.subject |
Sleep quality |
pt_BR |
dc.subject |
Academic achievement |
pt_BR |
dc.subject |
Academics |
pt_BR |
dc.subject |
Somnolence |
pt_BR |
dc.subject |
Calidad de sueño |
pt_BR |
dc.subject |
Logro académico |
pt_BR |
dc.subject |
Académica |
pt_BR |
dc.subject |
Somnolencia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Gustavo Dantas. |
|
dc.creator |
SOUZA, Maria Clara Aires de. |
|
dc.creator |
GADELHA, Rachel Frota Aguiar. |
|
dc.creator |
MOTA, Sissi Cláudio. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of sleep habits and quality and its effects on academic performance in medical students. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluación de los hábitos y la calidad del sueño y sus efectos sobre el rendimiento académico en estudiantes de medicina. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Gustavo Dantas.SOUZA, Maria Clara Aires de. GADELHA, Rachel Frota Aguiar. MOTA, Sissi Cláudio. Avaliação dos hábitos e qualidade de sono e seus efeitos na performance acadêmica em estudantes de medicina. 2014. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29584 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El sueño es una de las necesidades biológicas más importantes de nuestro cuerpo. el ejercita
influencia significativa en el proceso de aprendizaje y consolidación de la memoria.
Las alteraciones del sueño pueden tener graves consecuencias para el bienestar físico y mental,
comprometiendo la calidad de vida, aspectos de cognición, personalidad, consolidación de
la memoria y el proceso de aprendizaje. El objetivo de nuestra investigación fue evaluar la calidad de
sueño de estudiantes de medicina, a través de la puntuación obtenida en el Índice de Calidad del Sueño
de Pittsburgh (IQSP) y la Escala de Somnolencia de Epworth (ESS). Compruebe si la puntuación
obtenidos en estos cuestionarios y el Índice de Masa Corporal (IMC) influyen en la
rendimiento académico de los estudiantes. Se aplicaron cuestionarios a académicos de
Medicina en la Universidad Federal de Campina Grande en dos etapas, inicial (etapa 1) y final
(etapa 2) del semestre 2013.1. Participaron únicamente los alumnos del primer al octavo período,
totalizando 153 alumnos. Los estudiantes del noveno al duodécimo período, así como aquellos que
no respondieron al paso 1, fueron excluidos de la encuesta. Se llevó a cabo un análisis descriptivo
de los resultados obtenidos. Encontramos que hubo un aumento significativo en la mediana del IQSP
entre la etapa 1 y 2, lo que demuestra una peor calidad del sueño al final del semestre. Tú
los estudiantes que tardaron más en conciliar el sueño tuvieron peor IQSP. El aumento en
El IMC condujo a una peor calidad del sueño entre los estudiantes de la primera etapa, sin embargo, no
hubo una relación entre el IMC y el rendimiento académico. Se encontró que el aumento de
Los puntajes de ESE llevaron a un peor rendimiento académico para segundo y tercer
período. Sin embargo, en el quinto período, el aumento de ESE llevó a un mejor desempeño.
En cuanto al IQSP, se encontró que el aumento en su puntuación condujo a una mejora en la
rendimiento académico para el segundo y quinto período. El séptimo período presentó una
efecto marginal para el IQSP, demostrando un peor desempeño con el aumento de
puntuación IQSP. Entonces concluimos que el ESE y el IQSP pueden influir en la
rendimiento académico de los estudiantes, sin embargo, otras variables pueden interferir en este
relación. Es posible que las grandes exigencias académicas favorezcan a los estudiantes a adoptar
una conducta de privación del sueño y, de esta forma, consiguen mejorar su
rendimiento, a pesar del empeoramiento de la calidad del sueño. |
pt_BR |