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Esta é a segunda e dição, ampliada e atualizada, d o livro
Análise linguística: afinal a que se refere?, publicado em 2013
pela Editora Cortez, com apresentação das professoras Beth
Marcuschi e Maria Angélica Furtado da Cunha, a qual podemos
ler nas páginas que seguem.
Nosso intuito, ao escrever este livro, foi o de tentar esclarecer,
principalmente, a estudantes de Letras e a professores do
Ensino Fundamental e Médio, o conceito de análise linguística e
sua prática. Em outras palavras: o que é e o que se faz quando
se pratica análise linguística?
Considerando nosso trabalho de formadoras de professores
da Educação Básica, esse conceito nos chama a atenção, pois,
se até a década de 1980, aproximadamente, ele se restringia,
sobretudo, às pesquisas no âmbito universitário, a partir do
final dos anos 1990 passou a ser eixo de ensino no nível fundamental
e médio da nossa escola. Assim, não basta saber o
que é análise linguística, mas também como se pratica em sala
de aula e como se orienta professores a se apropriarem de tal
prática. Além disso, com a aprovação da BNCC (Base Nacional
Comum Curricular), em 2018, esse eixo de ensino se ampliou,
voltando-se não apenas para unidades linguísticas, mas também
para linguagens múltiplas, o que provocou a necessidade de inclusão de estudos semióticos nas propostas curriculares das
escolas brasileiras. Agora, não se trata mais de estudos voltados
para a Língua Portuguesa, mas, e principalmente, para outras
modalidades de linguagem, tais como, a digital, a pictórica, a
sonora, a teatral etc.
A pesquisa documental que realizamos nos proporcionou
um conjunto de conhecimentos que sistematizamos neste livro.
Incluímos aqui, além de conceitos e descrições de pesquisas
sobre tal tema, explorações de livros didáticos de português e
propostas de como praticar essa análise em sala de aula de ensino
fundamental e médio. Com isso, demonstramos um pouco
como elaborar e desenvolver análises linguísticas, com algumas
incursões em análises semióticas. |
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