DSpace/Manakin Repository

Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6055051398802396 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA , Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo A relevância desta pesquisa consiste em debater e refletir sobre a atual situação que se encontra a educação no município de Cachoeira dos Índios, diante ao isolamento social e da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e das plataformas digitais nas aulas remotas. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas e questionários para professores e alunos da escola Maria Cândido de Oliveira. O conhecimento geográfico, diante desse cenário pandêmico, permite que o aluno compreenda a dinâmica de tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, isso partindo do entendimento do local que está inserido até uma escala global. A pandemia revelou diversas discussões e problemas, que há muito tempo eram enfatizados pela geografia, seja nas universidades ou na própria escola. Esses problemas envolvem a desigualdade social, avanços e uso de tecnologias, a importância da escola para a sociedade. O ensino de Geografia nos permite relacionar a dinâmica do vírus no espaço geográfico, e como isso evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e tecnológicas, no acesso à educação. Os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, onde muitos não tinham domínio das tecnologias. Muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas no formato remoto, pois não tinham acesso à internet, isso dificultou o ensino aprendizagem destes alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract The relevance of this research is to discuss and reflect on the current situation of education in the municipality of Cachoeira dos Índios, in the face of social isolation and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), and digital platforms in remote classes . This work is based on bibliographical research, as well as interviews and questionnaires for teachers and students at the Maria Cândido de Oliveira school. Geographic knowledge, in the face of this pandemic scenario, allows the student to understand the dynamics of everything that is currently happening in the world, starting from the understanding of the place that is inserted to a global scale. The pandemic revealed several discussions and problems, which had long been emphasized by geography, whether in universities or in the school itself. These problems involve social inequality, advances and use of technologies, the importance of school for society. The teaching of Geography allows us to relate the dynamics of the virus in geographic space, and how this has further highlighted social and technological inequalities in access to education. Teachers had to adapt to this new reality, where many did not master technology. Many students were unable to follow the classes in the remote format, as they did not have access to the internet, which made teaching and learning difficult for these students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595
dc.date.accessioned 2023-05-08T23:50:06Z
dc.date.available 2023-05-08
dc.date.available 2023-05-08T23:50:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Remote Learning pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Cachoeira dos Índios - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teaching and pandemic: impacts of social isolation and the use of technologies in the city of Cacheira dos Índios-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta