Dépôt DSpace/Manakin

Experiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O argumento do livro Experiências formativas não escolares: história & teoria da educação, organizado por Matheus da Cruz e Zica, diz sobre o espaço de experiência em que o sujeito pode se “ocupar dele mesmo, averiguar suas feridas, prospectar alternativas”. Um caminho em que os sujeitos constroem a sua dignidade à medida de seu desejo. Desejo de um discurso próprio para a elaboração de suas vontades. Educar por espaço de experiência talvez não seja a mesma coisa que educar “sem mestres externos”. Entende-se aqui o cerne do que é ser civilizado na estrutura da mente do sujeito. Sim! Qualquer sujeito, um ente que incorpora a cultura, para que ele mesmo a tome e a construa, seria uma abstração se não estivesse em harmonia ou contradição, em jogo de equilíbrio, com as suas próprias configurações, sejam elas referendadas ou não; muradas ou abertas; importantes, certificadas ou do mundo da experiência no comum. O livro fala da experiência comum. Podemos pensar na condição do patrimônio comum que a história dos saberes certificados obliterou, por dois séculos, em nome do sapere aude. O controle e o abrilhantamento da condição racional ampliaram as fronteiras entre os espaços de construção da razão e da racionalidade, deste outro mundo que parece inóspito, escondido, desorganizado, que é o mundo comum. Estamos diante de textos que apresentam um patrimônio comum que não se encontra na mediação de instrumentos construídos, na condição das hipóteses recortadas, não está no cânone dos especialistas, dos produtores de saber referendados, reformadores da educação. Falando melhor, um patrimônio comum que existe, hoje e antes, mas que, na imensa maioria das vezes, é visto como “espaço para melhorias”. São patrimônios construídos por comunidades, colocadas em contextos históricos variados e apresentadas como conhecimento produzido nos seus movimentos, ordinários, espetaculares, curiosos, tenebrosos, silenciados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. História pt_BR
dc.title Experiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606
dc.date.accessioned 2023-05-09T18:26:20Z
dc.date.available 2023-05-09
dc.date.available 2023-05-09T18:26:20Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Educação não escolar
dc.subject Experiências formativas
dc.subject Teoria da educação
dc.subject História da Educação
dc.subject Espiritualidade e formação
dc.subject Casa do Estudante da Paraíba
dc.subject José Américo de Almeida - Memórias
dc.subject Ancestralidade
dc.subject Educação no Ilê Axé Omilodé
dc.subject Ilê Axé Omilodé
dc.subject Formação pelo cotidiano
dc.subject Peste bubônica em Campina Grande - PB
dc.subject Primo Levi e Miklós Nyszli
dc.subject Auschwitz - Campo de Concentração Nazista
dc.subject Non-school education
dc.subject Formative experiences
dc.subject Education theory
dc.subject History of Education
dc.subject Spirituality and formation
dc.subject Paraíba Student House
dc.subject José Américo de Almeida - Memories
dc.subject Ancestry
dc.subject Education at Ilê Axé Omilode
dc.subject Training through everyday life
dc.subject Bubonic plague in Campina Grande - PB
dc.subject Primo Levi and Miklós Nyszli
dc.subject Auschwitz - Nazi Concentration Camp
dc.subject Éducation non scolaire
dc.subject Expériences formatrices
dc.subject Théorie de l'éducation
dc.subject Histoire de l'éducation
dc.subject Spiritualité et formation
dc.subject Maison des étudiants Paraíba
dc.subject José Américo de Almeida - Souvenirs
dc.subject Ascendance
dc.subject Formation à Ilê Axé Omilode
dc.subject Se former au quotidien
dc.subject Peste bubonique à Campina Grande - PB
dc.subject Primo Levi et Miklós Nyszli
dc.subject Auschwitz - Camp de concentration nazi
dc.subject Educación no escolar
dc.subject Experiencias formativas
dc.subject Teoría de la educación
dc.subject Historia de la Educación
dc.subject Espiritualidad y formación
dc.subject Casa de Estudiantes de Paraíba
dc.subject José Américo de Almeida - Memorias
dc.subject Educación en Ilê Axé Omilode
dc.subject Formación a través de la vida cotidiana.
dc.subject Peste bubónica en Campina Grande - PB
dc.subject Primo Levi y Miklós Nyszli
dc.subject Auschwitz - campo de concentración nazi
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ZICA, Matheus da Cruz e.
dc.creator BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim.
dc.creator OLIVEIRA, Thiago Rafael.
dc.creator OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.creator SOUSA, Débora da Silva.
dc.creator OLIVEIRA FILHO, Roberto Viana de.
dc.creator LOSS, Dulce Edite Soares.
dc.creator BEZERRA, Francisco Chaves.
dc.creator LOPES, Carlos André Martins.
dc.creator TABOSA, Mariana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Non-school formative experiences: History and Theory of Education. pt_BR
dc.identifier.citation ZICA, Matheus da Cruz e. Experiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2021. ISBN: 978-65-86302-48-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte