dc.description.resumo |
O percurso da literatura infantil e juvenil em nosso país é
registrado por Lajolo e Zilberman (1991) a partir da implantação
da Imprensa Régia em 1808 com o surgimento de
uma editoração nacional, embora ainda de forma descontinuada, descaracterizando
o que seria uma produção brasileira para esses leitores.
Segundo as autoras, em meados do século XIX, o modelo econômico
industrializado e a imposição do modo de vida urbano vão consolidar
a escola e exigir livros de leitura mais adequados. Comumente,
as obras eram traduções e adaptações dos clássicos estrangeiros, destacavam-
se os livros de mensagens patrióticas, ufanistas, históricas,
antologias folclóricas e temáticas. Essa produção trazia consigo, principalmente,
modelos de um Brasil moderno, de uma língua nacional
e de imagens que reforçassem o nacionalismo na literatura infantil.
Esse panorama segue, sem grandes modificações, até a edição
de A menina do Narizinho Arrebitado (1921), de Monteiro Lobato.
Temos então uma possibilidade de resolução dos problemas dentro
do universo infantil, estimulado pela fantasia e pela ação aventureira.
O molde de entrelaçar ficção e realidade dentro da própria fantasia
ficcional conduz a uma literatura infantil menos presa aos projetos
moralizantes. Mas não sem mostrar uma ideologia seja de defesa
do Brasil ou de certos padrões de comportamento. A elaboração da literatura infantil brasileira, especificamente da narrativa, segue nos
anos entre 1920 e 1945 uma escalada no aumento de obras, volume de
edições e interesse das editoras. Ao lado dessa afirmação do mercado,
permanece a produção de Lobato como solução de inventividade para
as narrativas infantis com novidades de linguagem, intertextualidade,
metalinguagem e outros recursos. Entre as décadas de 1960 e 1970,
mediante a trajetória de urbanização da sociedade e pelo aumento
de bons autores e obras, a tendência contestadora de Lobato se intensiica
e é retomada em outros veios, enveredando pela temática
da cidade, focalizando o personagem criança e dando voz a esse ser
infantil através da representação de seus conflitos e das suas soluções.
Nesse grupo de autores, identificam-se as intenções de reinvenções
do conto de fadas; alusões à marginalização e à pobreza comuns nas
décadas de 1980. Nos anos de 1990, o campo de discussões alargou-se
indo desde a ampliação do espaço dado à voz do leitor, configurada na
pressuposição que se estabelece na narrativa juvenil contemporânea
no cenário da literatura brasileira até a exploração de temas pautados
nas novas tecnologias, de cunho ecológico, e dando voz aos indivíduos
antes menos representados ou com representações preconceituosas,
como na literatura indígena e afro-brasileira que se tornaram mais
presentes nos catálogos e nas premiações. Se considerarmos, dentro desse percurso histórico, desde o fim
da década de 1970, a literatura infantil e juvenil brasileira atravessou
um extraordinário desenvolvimento para adequar-se às características
de um público que passou também por diversas mudanças. Nesse
luxo, chegamos às primeiras duas décadas do século XXI colhendo
as transformações quer sejam nos estilos narrativos, quer sejam nas
materialidades e multimodalidades que cercam o livro como objeto
cultural, é a partir desse contexto que colocamos as discussões em foco.
Em um primeiro conjunto de textos, Dos modos de ler: o livro
e suas materialidade, encontramos discussões sobre as diversas realizações
do livro infantil e juvenil. Em “A imagem no livro ilustrado: leitura e classificações”, temos as considerações de Anália Adriana da
Silva Ferreira e Márcia Tavares sobre a imagem e os lugares que esta
ocupa no livro infantil, especificamente nos casos do livro de poesia.
Reiterando essa perspectiva de leitura da ilustração do livro infantil,
Renata Junqueira de Souza e Claudia Leite Brandão nos apresentam,
em “Programa Nacional Biblioteca da Escola e primeira infância:
breves reflexões sobre o livro de imagem”, um recorte sobre a presença
desses livros no acervo do PNBE. O caminho da ilustração nacional tão
cheia de inventividade vem em seguida no texto de Sherry Morgana
Justino de Almeida, “Ziraldo & Monteiro Lobato: um diálogo sobre
ilustração na literatura brasileira”, em que pontua os traços iniciais
dessa memória ainda nos primeiros livros do percurso da nossa literatura
infantil. Compondo essa primeira parte do livro, temos quatros textos
que trazem veios bastante atuais para as investigações sobre literaturas
de representação de identidades destinadas ao jovem leitor. Em
“Protagonismos negros d’Áfricas à diáspora: Mandela, Biko e Jamela”,
Anória de Jesus Oliveira e Girlene Santos Amor Divino Bispo buscam
identiicar em que consiste a visão de África em um dos livros da série
Jamela, de autoria do professor de artes gráicas, ilustrador e escritor
sul-africano, Niki Daly. Mandela, Biko e Jamela, esta última, uma
narrativa a nos levar ao espaço social sul-africano após o apartheid.
“O romance juvenil Decifrando Ângelo de Luís Dill: um olhar, múltiplas
vozes”, de Aline Barbosa de Almeida, nos mostra as tendências
contemporâneas de narração no romance juvenil de Luís Dill, através
da análise da maneira inusitada de construção do texto literário, nos
fazendo pensar e questionar o que é a estrutura da narrativa, especificamente,
do romance juvenil. Segundo a autora, na contemporaneidade,
o que entendemos por estrutura da narrativa toma uma nova
dimensão, pois as novas mídias (redes sociais, TV, filmes, séries, etc.)
interferem diretamente na estrutura do texto. Em “Morte e interculturalidade
em O problema do pato”, Maria Valéria Rezende, Karoline Nóbrega de Almeida Galdino e Ana Lúcia Maria de Souza Neves
trazem uma reflexão cuidadosa sobre o tema da morte a partir de uma
abordagem intercultural, desvendando no texto os pontos de vista de
crianças de diferentes culturas sobre a referida temática, e despertando
no leitor o conhecimento e o respeito às diferenças de maneira lúdica
e instigante. Por fim, a literatura popular é contemplada na perspicaz
leitura de Naelza de Souza Wanderley em um estudo comparativo
que contempla os aspectos plásticos e narrativos em diversas versões
de um mesmo texto, em “Alguns ‘passeios’ do pavão misterioso: a
literatura e o dom de recontar”.
Em um segundo conjunto de textos, Dos meios de leitura: os
leitores e seus espaços, os capítulos se concentram em relatos de
recepção e projetos de leitura nos níveis da educação básica. Em “As
aventuras de Bambolina: projeto de leitura que une família e escola”,
Daniela Maria Segabinazi, Joaes Cabral de Lima e Joseany Lunguinho
G. Perinelli nos conduzem aos encontros com Bambolina em uma
sequência de primorosa formação de leitores concentrada no livro de
imagem. Em seguida, temos o texto “Um embusteiro: Pedro Malasartes
entra na escola espalhando cultura popular”, que traz a cultura
popular em uma experiência relatada por Renata Junqueira de Souza e
Silvana Ferreira de Souza Balsan. As narrativas gráficas estão presentes
nas discussões sobre práticas de leitura em “Histórias em Quadrinhos:
reflexões acerca da prática de leitura”, de autoria de Daniela Maria
Segabinazi e Rodolfo V. Rodrigues Gomes. As novas formas de ler
o literário estão em “Literatura infantil e juvenil na tela: papel da
escola na era digital?”, de Lucas Emanoel Vilarinho Miranda, em
que o autor discute, a partir dos resultados de uma investigação com
estudantes do ensino fundamental, os caminhos que podem nortear a
atuação da escola no atual contexto quanto à sua responsabilidade em
oferecer aos alunos o contato com a literatura infantil e juvenil digital
na contemporaneidade. Fechando as discussões, temos “O clássico
e a literatura de massas na formação do leitor literário na escola”, de Egberto Guillermo Lima Vital e Márcia Tavares, que investigam a
recepção dos contos de Guimarães Rosa e J. K. Rowling em contexto
de ensino médio. A experiência traz importantes conclusões para a
formação desse jovem leitor, afasta os possíveis preconceitos dos leitores
com o clássico e dos professores com a literatura de massa, além
disso, demonstra como é possível afinar a criticidade do jovem leitor
quando trazemos para a discussão uma metodologia comparativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
Literatura. |
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dc.title |
Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea. |
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dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29622 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-10T12:07:54Z |
|
dc.date.available |
2023-05-10 |
|
dc.date.available |
2023-05-10T12:07:54Z |
|
dc.type |
Livro |
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dc.subject |
Leitura |
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dc.subject |
Literatura infantil contemporânea |
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dc.subject |
Literatura juvenil contemporânea |
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dc.subject |
Literatura infanto-juvenil |
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dc.subject |
Livro infantil ilustrado |
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dc.subject |
Práticas de leitura |
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dc.subject |
Ensino de literatura |
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dc.subject |
Livro de imagem |
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dc.subject |
Programa Nacional Biblioteca da Escola |
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dc.subject |
Biblioteca da escolar - livros infantis |
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dc.subject |
Ilustração na literatura infanto-juvenil |
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dc.subject |
Ziraldo - escritor infantil |
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dc.subject |
Monteiro Lobato |
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dc.subject |
Romance juvenil |
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dc.subject |
Maria Valéria Rezende - obra O problema do pato |
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dc.subject |
Família e escola - projeto de leitura |
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dc.subject |
Formação do leitor literário na escola |
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dc.subject |
Literatura infanto juvenil em meios digitais |
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dc.subject |
Histórias em quadrinhos - leituras |
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dc.subject |
Reading |
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dc.subject |
Contemporary children's literature |
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dc.subject |
Contemporary youth literature |
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dc.subject |
Children's Literature |
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dc.subject |
Illustrated children's book |
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dc.subject |
Reading practices |
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dc.subject |
Literature teaching |
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dc.subject |
Picture book |
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dc.subject |
National School Library Program |
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dc.subject |
School library - children's books |
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dc.subject |
Illustration in children's literature |
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dc.subject |
Ziraldo - children's writer |
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dc.subject |
Youth romance |
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dc.subject |
Maria Valéria Rezende - work The problem of the duck |
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dc.subject |
Family and School - Reading Project |
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dc.subject |
Literary reader training at school |
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dc.subject |
Children's Literature in Digital Media |
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dc.subject |
Comics - readings |
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dc.subject |
En lisant |
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dc.subject |
Littérature jeunesse contemporaine |
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Littérature jeunesse |
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dc.subject |
Livre jeunesse illustré |
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Pratiques de lecture |
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Enseignement de la littérature |
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dc.subject |
Livre d'images |
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dc.subject |
Programme national de bibliothèque scolaire |
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Bibliothèque scolaire - livres pour enfants |
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Illustration dans la littérature jeunesse |
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dc.subject |
Ziraldo - écrivain pour enfants |
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dc.subject |
Roman jeunesse |
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dc.subject |
Maria Valéria Rezende - oeuvre Le problème du canard |
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dc.subject |
Famille et école - Projet de lecture |
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dc.subject |
Formation de lecteur littéraire à l'école |
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Littérature jeunesse dans les médias numériques |
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BD - lectures |
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Lectura |
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Literatura infantil contemporánea |
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Literatura juvenil contemporanea |
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Libro infantil ilustrado |
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Prácticas de lectura |
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Enseñanza de la literatura |
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Libro de fotos |
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dc.subject |
Biblioteca escolar - libros para niños |
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La ilustración en la literatura infantil |
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dc.subject |
Romance juvenil |
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Maria Valéria Rezende - obra El problema del pato |
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dc.subject |
Familia y Escuela - Proyecto Lectura |
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dc.subject |
Formación de lectores literarios en la escuela. |
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dc.subject |
Literatura infantil en medios digitales |
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dc.subject |
Historietas - lecturas |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
TAVARES, Márcia. |
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dc.creator |
SEGABINAZI, Daniela Maria. |
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dc.creator |
SOUZA, Renata Junqueira de. |
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dc.creator |
FERREIRA, Anália Adriana da Silva. |
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dc.creator |
BRANDÃO, Claudia Leite. |
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dc.creator |
ALMEIDA, Sherry Morgana Justino de. |
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dc.creator |
OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. |
|
dc.creator |
BISPO, Girlene Santos Amor Divino. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, Aline Barbosa de. |
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dc.creator |
GALDINO, Karoline Nóbrega de Almeida. |
|
dc.creator |
NEVES, Ana Lúcia Maria de Souza. |
|
dc.creator |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.creator |
GOMES, Rodolfo V. Rodrigues. |
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dc.creator |
LIMA, Joaes Cabral de. |
|
dc.creator |
PARINELLI, Joseany Lunguinho Gomes. |
|
dc.creator |
BALSAN, Silvana Ferreira de Souza. |
|
dc.creator |
VITAL, Egberto Guilhermo Lima. |
|
dc.creator |
MIRANDA, Lucas Emanoel Vilarinho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ways and means of reading contemporary children's and youth literature. |
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dc.identifier.citation |
TAVARES, Márcia; SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de (Organizadoras). Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2021. ISBN: 978-65-86302-43-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29622 |
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