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Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea.

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dc.description.resumo O percurso da literatura infantil e juvenil em nosso país é registrado por Lajolo e Zilberman (1991) a partir da implantação da Imprensa Régia em 1808 com o surgimento de uma editoração nacional, embora ainda de forma descontinuada, descaracterizando o que seria uma produção brasileira para esses leitores. Segundo as autoras, em meados do século XIX, o modelo econômico industrializado e a imposição do modo de vida urbano vão consolidar a escola e exigir livros de leitura mais adequados. Comumente, as obras eram traduções e adaptações dos clássicos estrangeiros, destacavam- se os livros de mensagens patrióticas, ufanistas, históricas, antologias folclóricas e temáticas. Essa produção trazia consigo, principalmente, modelos de um Brasil moderno, de uma língua nacional e de imagens que reforçassem o nacionalismo na literatura infantil. Esse panorama segue, sem grandes modificações, até a edição de A menina do Narizinho Arrebitado (1921), de Monteiro Lobato. Temos então uma possibilidade de resolução dos problemas dentro do universo infantil, estimulado pela fantasia e pela ação aventureira. O molde de entrelaçar ficção e realidade dentro da própria fantasia ficcional conduz a uma literatura infantil menos presa aos projetos moralizantes. Mas não sem mostrar uma ideologia seja de defesa do Brasil ou de certos padrões de comportamento. A elaboração da literatura infantil brasileira, especificamente da narrativa, segue nos anos entre 1920 e 1945 uma escalada no aumento de obras, volume de edições e interesse das editoras. Ao lado dessa afirmação do mercado, permanece a produção de Lobato como solução de inventividade para as narrativas infantis com novidades de linguagem, intertextualidade, metalinguagem e outros recursos. Entre as décadas de 1960 e 1970, mediante a trajetória de urbanização da sociedade e pelo aumento de bons autores e obras, a tendência contestadora de Lobato se intensiica e é retomada em outros veios, enveredando pela temática da cidade, focalizando o personagem criança e dando voz a esse ser infantil através da representação de seus conflitos e das suas soluções. Nesse grupo de autores, identificam-se as intenções de reinvenções do conto de fadas; alusões à marginalização e à pobreza comuns nas décadas de 1980. Nos anos de 1990, o campo de discussões alargou-se indo desde a ampliação do espaço dado à voz do leitor, configurada na pressuposição que se estabelece na narrativa juvenil contemporânea no cenário da literatura brasileira até a exploração de temas pautados nas novas tecnologias, de cunho ecológico, e dando voz aos indivíduos antes menos representados ou com representações preconceituosas, como na literatura indígena e afro-brasileira que se tornaram mais presentes nos catálogos e nas premiações. Se considerarmos, dentro desse percurso histórico, desde o fim da década de 1970, a literatura infantil e juvenil brasileira atravessou um extraordinário desenvolvimento para adequar-se às características de um público que passou também por diversas mudanças. Nesse luxo, chegamos às primeiras duas décadas do século XXI colhendo as transformações quer sejam nos estilos narrativos, quer sejam nas materialidades e multimodalidades que cercam o livro como objeto cultural, é a partir desse contexto que colocamos as discussões em foco. Em um primeiro conjunto de textos, Dos modos de ler: o livro e suas materialidade, encontramos discussões sobre as diversas realizações do livro infantil e juvenil. Em “A imagem no livro ilustrado: leitura e classificações”, temos as considerações de Anália Adriana da Silva Ferreira e Márcia Tavares sobre a imagem e os lugares que esta ocupa no livro infantil, especificamente nos casos do livro de poesia. Reiterando essa perspectiva de leitura da ilustração do livro infantil, Renata Junqueira de Souza e Claudia Leite Brandão nos apresentam, em “Programa Nacional Biblioteca da Escola e primeira infância: breves reflexões sobre o livro de imagem”, um recorte sobre a presença desses livros no acervo do PNBE. O caminho da ilustração nacional tão cheia de inventividade vem em seguida no texto de Sherry Morgana Justino de Almeida, “Ziraldo & Monteiro Lobato: um diálogo sobre ilustração na literatura brasileira”, em que pontua os traços iniciais dessa memória ainda nos primeiros livros do percurso da nossa literatura infantil. Compondo essa primeira parte do livro, temos quatros textos que trazem veios bastante atuais para as investigações sobre literaturas de representação de identidades destinadas ao jovem leitor. Em “Protagonismos negros d’Áfricas à diáspora: Mandela, Biko e Jamela”, Anória de Jesus Oliveira e Girlene Santos Amor Divino Bispo buscam identiicar em que consiste a visão de África em um dos livros da série Jamela, de autoria do professor de artes gráicas, ilustrador e escritor sul-africano, Niki Daly. Mandela, Biko e Jamela, esta última, uma narrativa a nos levar ao espaço social sul-africano após o apartheid. “O romance juvenil Decifrando Ângelo de Luís Dill: um olhar, múltiplas vozes”, de Aline Barbosa de Almeida, nos mostra as tendências contemporâneas de narração no romance juvenil de Luís Dill, através da análise da maneira inusitada de construção do texto literário, nos fazendo pensar e questionar o que é a estrutura da narrativa, especificamente, do romance juvenil. Segundo a autora, na contemporaneidade, o que entendemos por estrutura da narrativa toma uma nova dimensão, pois as novas mídias (redes sociais, TV, filmes, séries, etc.) interferem diretamente na estrutura do texto. Em “Morte e interculturalidade em O problema do pato”, Maria Valéria Rezende, Karoline Nóbrega de Almeida Galdino e Ana Lúcia Maria de Souza Neves trazem uma reflexão cuidadosa sobre o tema da morte a partir de uma abordagem intercultural, desvendando no texto os pontos de vista de crianças de diferentes culturas sobre a referida temática, e despertando no leitor o conhecimento e o respeito às diferenças de maneira lúdica e instigante. Por fim, a literatura popular é contemplada na perspicaz leitura de Naelza de Souza Wanderley em um estudo comparativo que contempla os aspectos plásticos e narrativos em diversas versões de um mesmo texto, em “Alguns ‘passeios’ do pavão misterioso: a literatura e o dom de recontar”. Em um segundo conjunto de textos, Dos meios de leitura: os leitores e seus espaços, os capítulos se concentram em relatos de recepção e projetos de leitura nos níveis da educação básica. Em “As aventuras de Bambolina: projeto de leitura que une família e escola”, Daniela Maria Segabinazi, Joaes Cabral de Lima e Joseany Lunguinho G. Perinelli nos conduzem aos encontros com Bambolina em uma sequência de primorosa formação de leitores concentrada no livro de imagem. Em seguida, temos o texto “Um embusteiro: Pedro Malasartes entra na escola espalhando cultura popular”, que traz a cultura popular em uma experiência relatada por Renata Junqueira de Souza e Silvana Ferreira de Souza Balsan. As narrativas gráficas estão presentes nas discussões sobre práticas de leitura em “Histórias em Quadrinhos: reflexões acerca da prática de leitura”, de autoria de Daniela Maria Segabinazi e Rodolfo V. Rodrigues Gomes. As novas formas de ler o literário estão em “Literatura infantil e juvenil na tela: papel da escola na era digital?”, de Lucas Emanoel Vilarinho Miranda, em que o autor discute, a partir dos resultados de uma investigação com estudantes do ensino fundamental, os caminhos que podem nortear a atuação da escola no atual contexto quanto à sua responsabilidade em oferecer aos alunos o contato com a literatura infantil e juvenil digital na contemporaneidade. Fechando as discussões, temos “O clássico e a literatura de massas na formação do leitor literário na escola”, de Egberto Guillermo Lima Vital e Márcia Tavares, que investigam a recepção dos contos de Guimarães Rosa e J. K. Rowling em contexto de ensino médio. A experiência traz importantes conclusões para a formação desse jovem leitor, afasta os possíveis preconceitos dos leitores com o clássico e dos professores com a literatura de massa, além disso, demonstra como é possível afinar a criticidade do jovem leitor quando trazemos para a discussão uma metodologia comparativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.title Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29622
dc.date.accessioned 2023-05-10T12:07:54Z
dc.date.available 2023-05-10
dc.date.available 2023-05-10T12:07:54Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura infantil contemporânea pt_BR
dc.subject Literatura juvenil contemporânea pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Livro infantil ilustrado pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Livro de imagem pt_BR
dc.subject Programa Nacional Biblioteca da Escola pt_BR
dc.subject Biblioteca da escolar - livros infantis pt_BR
dc.subject Ilustração na literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Ziraldo - escritor infantil pt_BR
dc.subject Monteiro Lobato pt_BR
dc.subject Romance juvenil pt_BR
dc.subject Maria Valéria Rezende - obra O problema do pato pt_BR
dc.subject Família e escola - projeto de leitura pt_BR
dc.subject Formação do leitor literário na escola pt_BR
dc.subject Literatura infanto juvenil em meios digitais pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos - leituras pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Contemporary children's literature pt_BR
dc.subject Contemporary youth literature pt_BR
dc.subject Children's Literature pt_BR
dc.subject Illustrated children's book pt_BR
dc.subject Reading practices pt_BR
dc.subject Literature teaching pt_BR
dc.subject Picture book pt_BR
dc.subject National School Library Program pt_BR
dc.subject School library - children's books pt_BR
dc.subject Illustration in children's literature pt_BR
dc.subject Ziraldo - children's writer pt_BR
dc.subject Youth romance pt_BR
dc.subject Maria Valéria Rezende - work The problem of the duck pt_BR
dc.subject Family and School - Reading Project pt_BR
dc.subject Literary reader training at school pt_BR
dc.subject Children's Literature in Digital Media pt_BR
dc.subject Comics - readings pt_BR
dc.subject En lisant pt_BR
dc.subject Littérature jeunesse contemporaine pt_BR
dc.subject Littérature jeunesse pt_BR
dc.subject Livre jeunesse illustré pt_BR
dc.subject Pratiques de lecture pt_BR
dc.subject Enseignement de la littérature pt_BR
dc.subject Livre d'images pt_BR
dc.subject Programme national de bibliothèque scolaire pt_BR
dc.subject Bibliothèque scolaire - livres pour enfants pt_BR
dc.subject Illustration dans la littérature jeunesse pt_BR
dc.subject Ziraldo - écrivain pour enfants pt_BR
dc.subject Roman jeunesse pt_BR
dc.subject Maria Valéria Rezende - oeuvre Le problème du canard pt_BR
dc.subject Famille et école - Projet de lecture pt_BR
dc.subject Formation de lecteur littéraire à l'école pt_BR
dc.subject Littérature jeunesse dans les médias numériques pt_BR
dc.subject BD - lectures pt_BR
dc.subject Lectura pt_BR
dc.subject Literatura infantil contemporánea pt_BR
dc.subject Literatura juvenil contemporanea pt_BR
dc.subject Libro infantil ilustrado pt_BR
dc.subject Prácticas de lectura pt_BR
dc.subject Enseñanza de la literatura pt_BR
dc.subject Libro de fotos pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar - libros para niños pt_BR
dc.subject La ilustración en la literatura infantil pt_BR
dc.subject Romance juvenil pt_BR
dc.subject Maria Valéria Rezende - obra El problema del pato pt_BR
dc.subject Familia y Escuela - Proyecto Lectura pt_BR
dc.subject Formación de lectores literarios en la escuela. pt_BR
dc.subject Literatura infantil en medios digitales pt_BR
dc.subject Historietas - lecturas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAVARES, Márcia.
dc.creator SEGABINAZI, Daniela Maria.
dc.creator SOUZA, Renata Junqueira de.
dc.creator FERREIRA, Anália Adriana da Silva.
dc.creator BRANDÃO, Claudia Leite.
dc.creator ALMEIDA, Sherry Morgana Justino de.
dc.creator OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus.
dc.creator BISPO, Girlene Santos Amor Divino.
dc.creator ALMEIDA, Aline Barbosa de.
dc.creator GALDINO, Karoline Nóbrega de Almeida.
dc.creator NEVES, Ana Lúcia Maria de Souza.
dc.creator WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.creator GOMES, Rodolfo V. Rodrigues.
dc.creator LIMA, Joaes Cabral de.
dc.creator PARINELLI, Joseany Lunguinho Gomes.
dc.creator BALSAN, Silvana Ferreira de Souza.
dc.creator VITAL, Egberto Guilhermo Lima.
dc.creator MIRANDA, Lucas Emanoel Vilarinho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ways and means of reading contemporary children's and youth literature. pt_BR
dc.identifier.citation TAVARES, Márcia; SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de (Organizadoras). Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2021. ISBN: 978-65-86302-43-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29622 pt_BR


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