DSpace/Manakin Repository

O comportamento humano e as letras nos nossos dias.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Pensar O comportamento humano e as Letras nos nossos dias é um delicioso desaio, assim como é um desaio ligar pontos, aproximar distantes. A História da Literatura está repleta de exemplos que mostram as relações entre as letras e o domínio da saúde, por exemplo. O comportamento humano, particularmente, revela-se ainda mais instigante quando tratado nas Letras, conforme se pode ver em diversas peças teatrais de Molière, um hipocondríaco confesso, que ao longo de toda a sua produção, sempre deixou claro o seu interesse em criticar o comportamento médico na Paris do século XVII. Em uma rápida leitura na produção desse importante dramaturgo da história literária, encontramos personagens como Argan, um velho hipocondríaco que utiliza de estratégias diversas para casar a sua ilha com um médico a im de poder desfrutar desses serviços sem gastos inanceiros. A busca pela cura de uma doença que nenhum médico consegue descobrir é o leitmotiv da peça que recebo título que faz jus ao seu enredo: Le malade imaginaire [O doente imaginário]. Sob o nosso olhar, essa obra do autor francês ilustra de modo bastante evidenciado uma relação que é assaz antiga, datando mesmo antes de Cristo, pois quando se lê: “Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade”, nas palavras do sábio rei Salomão, no livro de Eclesiastes, pode-se entender que a riqueza e a sabedoria do nobre não pareciam ser suicientes para dar a ele a alegria de viver. Não é difícil identiicar elementos nessa fala do rei que expressam o quanto parecia estar triste; este é um pensamento bastante discutido e admirado por sua beleza poética. A busca pelo elo entre as Letras e o comportamento humano é vista, neste livro, sob as formas mais diversas, por essa razão, a obra está divida em quatro partes, que estabelecem pontes entre domínios do conhecimento que são caros aos estudantes e demais proissionais de Letras, mas também, da área da saúde. Este O comportamento humano e as Letras nos nossos dias nasce das atividades executadas pelo PET-Letras/ UFCG no ano de 2019, ano que antecedeu a pandemia causada pelo novo coronavirus e que provocou uma situação nunca antes vivenciada por gerações. Inevitavelmente, os capítulos que compõem este livro são, de alguma forma, fruto de tudo o que a humanidade tem passado diante de um ser tão invisível quanto perigoso, que tem dizimado milhares de vidas não só no Brasil, mas, em todo o mundo. Pensar nessa temática é também uma forma de resgatar os muitos laços estabelecidos entre áreas, é fazer a trans e interdisciplinaridade, exigência primeira do Programa de Educação Tutorial (PET). Este livro conta com a contribuição de professores de universidades distintas como UnB, UEPB, UFPB, UFMA e, na sua maioria, evidentemente, da UFCG. Iniciado os diálogos, no prefácio, do professor Edmundo de Oliveira Gaudêncio: Torre de Papel: sobre blá-blá-blá, mi-mi-mi, nhe-nhe-nhém...! já se pode perceber o quanto as pontes entre os mais distintos domínios estão presentes aqui. Assim, nos capítulos que compõem a primeira parte, o leitor se deparará com os Diálogos entre as Letras e as ciências da Saúde, abordando a HOMEOPATIA: cuidado integral que visa o equilíbrio orgânico e emocional, sob a ótica de Berenice Ferreira Ramos; as Perspectivas da literatura como uma prática integrativa e complementar em saúde, sob o olhar de Saulo Rios Mariz e ainda a Saúde emocional de crianças: desaios e propostas de intervenção para o desenvolvimento de valores e realização de sentidos, segundo a experiência de Raisa Fernandes Mariz Simões. Na sequência, em Letras por Letras: relexões necessárias, o leitor encontrará contribuições de colegas professores que tratam dessa relação, a partir de seus campos de trabalho, como é o caso do capítulo Colonialismo e literatura nacional no romance togolês ‘La ille de Nana-Benz’ de autoria de João Vicente Pereira Neto e Maria da Glória Magalhães dos Reis; Sobre tradução e literatura e as formações em Letras, de Luciane Leipnitz e Daniela M. Segabinazi; As ‘Itálias’ Machadianas, de Ionara Satin; Políticas de formação de professores: discussões sobre o PIBID e a residência pedagógica na UFCG, de Márcia Candeia Rodrigues; ‘Isabel de Castilla’: o diálogo histórico/ iccional em produções literárias e audiovisuais contemporâneas, de hales Lamonier Guedes Campos e Cultura, multiculturalismo e interculturalidade: Um diálogo Brasil x Espanha, de Aline Carolina Ferreira Farias. Na quarta parte do livro, PET Letras e o comportamento humano, encontram-se os capítulos dos petianos e seus orientadores, originados das pesquisas desenvolvidas em 2019, a saber: O ‘Role Playing Game’ (RPG) como alternativa metodológica no desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, de Solaneres Laértia Nunes Sabino Nascimento, João Leonel de Farias Silva, com a professora Laura Dourado Loula Régis; Os discursos na construção do personagem masculino no conto he Yellow Wallpaper, de Charlotte Perkins Gilman, de Ana Karennina Silva Arruda, Ana Paula Herculano Barbosa, com a professora Danielle Dayse Marques de Lima ; Do navio negreiro ao canto da sala de Dona Inácia: representações sociais de infância e de sofrimento em “Negrinha”, de Monteiro Lobato, de Emanoelle Maria Brasil de Vasconcelos, Vitória Bento de Meneses e a professora Maria Angélica de Oliveira; As representações gráicas da claustrofobia e da prosopagnosia em ‘Diagnósticos’, de Diego Agrimbau e Lucas Varela, de Fábio Rodrigues da Silva com a professora Mylena de Lima Queiroz; ‘Maus’: a história de um sobrevivente: a desumanização como elemento comportamental, de Ana Beatriz Aquino da Silva e Jadna de Sousa Ferreira com a professora Patrícia Pinheiro Menegon; Sobre a produções literárias para crianças e jovens de autoras africanas de língua francesa: um olhar para o comportamento humano nas literaturas, de Luana Costa de Farias, Manuella Barreto Bitencourt e a professora Josilene Pinheiro-Mariz. Deixamos na última parte, uma discussão que nos é bastante cara, uma vez que desde 2014, na primeira edição da Jornada, promovemos a presença da Língua brasileira de sinais em uma mesa que tratava da inclusão das línguas conhecidas como “minoritárias”. Nesta edição da Jornada, o PET-Letras dá ênfase ao tema, dado o contexto de discussão da temática do ano de 2019 e, assim, na parte A graduação em Letras Libras: discussões imprescindíveis, professores da Unidade Acadêmica de Letras discutiram, temas concernentes à situação de formação do professor de Letras Libras/UFCG. Assim, o capítulo Desaios na formação de professores de Libras no curso de Letras LIBRAS/ UFCG, de autoria de Aline Risseli Florindo Silva Fernandes, Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar e José Tiago Ferreira Belo, estabelece pontes com todos os capítulos que constituem O comportamento humano e as Letras nos nossos dias. Dessa forma, temos esta obra como resultado, dos diálogos instituídos em setembro de 2019, quando o PET-Letras promoveu a IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, ao lado do grupo de pesquisa LELLC (Laboratório de estudos de letras e linguagens na contemporaneidade) e do grupo Abordagens de textos literários na escola, ambos da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande e ligados ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE). Este livro é mais do que um produto do PET-Letras/UFCG. É fruto de inquietações e relexões que nos fazem repensar o nosso lugar, enquanto agentes de transformação social, professores ou proissionais da saúde. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title O comportamento humano e as letras nos nossos dias. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623
dc.date.accessioned 2023-05-10T13:48:03Z
dc.date.available 2023-05-10
dc.date.available 2023-05-10T13:48:03Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Comportamento humano pt_BR
dc.subject Letras pt_BR
dc.subject Culturas pt_BR
dc.subject Plurilinguismo pt_BR
dc.subject Literatura como prática integrativa pt_BR
dc.subject Homeopatia pt_BR
dc.subject Saúde emocional de crianças pt_BR
dc.subject Colonialismo e literatura nacional pt_BR
dc.subject Tradução e literatura pt_BR
dc.subject Formação em letras pt_BR
dc.subject Itálias Machadianas pt_BR
dc.subject Políticas de formação de professores - UFCG pt_BR
dc.subject Programa Institucional de de Bolsas de Iniciação à Docência - UFCG pt_BR
dc.subject Multiculturalismo e interculturalidade - Brasil x Espanha pt_BR
dc.subject PET Letras UFCG pt_BR
dc.subject Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG pt_BR
dc.subject Role Playng Game - RPG pt_BR
dc.subject Charlotte Perkins Gilman - conto The yellow wallpaper pt_BR
dc.subject Monteiro Lobato - obra Negrinha pt_BR
dc.subject Formação de professores de Libras - UFCG pt_BR
dc.subject Graduação em Letras Libras - UFCG pt_BR
dc.subject Human behavior pt_BR
dc.subject Letters pt_BR
dc.subject Cultures pt_BR
dc.subject Plurilingualism pt_BR
dc.subject Literature as an integrative practice pt_BR
dc.subject Homeopathy pt_BR
dc.subject Children's emotional health pt_BR
dc.subject Colonialism and national literature pt_BR
dc.subject Translation and literature pt_BR
dc.subject Language training pt_BR
dc.subject Machadian italies pt_BR
dc.subject Teacher training policies - UFCG pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - UFCG pt_BR
dc.subject Pedagogical Residence - UFCG pt_BR
dc.subject Multiculturalism and interculturality - Brazil x Spain pt_BR
dc.subject PET Letters UFCG pt_BR
dc.subject Tutorial Education Program - Letters UFCG pt_BR
dc.subject Role Playing Game - RPG pt_BR
dc.subject Charlotte Perkins Gilman - short story The yellow wallpaper pt_BR
dc.subject Monteiro Lobato - work Negrinha pt_BR
dc.subject Libras teacher training - UFCG pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in Libras - UFCG pt_BR
dc.subject Comportement humain pt_BR
dc.subject Des lettres pt_BR
dc.subject Des cultures pt_BR
dc.subject Plurilinguisme pt_BR
dc.subject La littérature comme pratique intégrative pt_BR
dc.subject Homéopathie pt_BR
dc.subject La santé émotionnelle des enfants pt_BR
dc.subject Colonialisme et littérature nationale pt_BR
dc.subject Traduction et littérature pt_BR
dc.subject Formation linguistique pt_BR
dc.subject Machadian italies pt_BR
dc.subject Politiques de formation des enseignants - UFCG pt_BR
dc.subject Programme de bourses d'initiation à l'enseignement institutionnel - UFCG pt_BR
dc.subject Résidence pédagogique - UFCG pt_BR
dc.subject Multiculturalisme et interculturalité - Brésil x Espagne pt_BR
dc.subject Lettres PET UFCG pt_BR
dc.subject Programme de tutorat éducatif - Lettres UFCG pt_BR
dc.subject Jeu de rôle - RPG pt_BR
dc.subject Charlotte Perkins Gilman - histoire courte Le papier peint jaune pt_BR
dc.subject Monteiro Lobato - travail Negrinha pt_BR
dc.subject Formation des enseignants Balances - UFCG pt_BR
dc.subject Baccalauréat en Balance - UFCG pt_BR
dc.subject Comportamiento humano pt_BR
dc.subject Plurilingüismo pt_BR
dc.subject La literatura como práctica integradora pt_BR
dc.subject La salud emocional de los niños. pt_BR
dc.subject Colonialismo y literatura nacional pt_BR
dc.subject Traducción y literatura pt_BR
dc.subject Entrenamiento de lenguaje pt_BR
dc.subject Italia machadia pt_BR
dc.subject Políticas de formación docente - UFCG pt_BR
dc.subject Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - UFCG pt_BR
dc.subject Multiculturalismo e interculturalidad - Brasil x España pt_BR
dc.subject Juego de rol - RPG pt_BR
dc.subject Charlotte Perkins Gilman - cuento El fondo de pantalla amarillo pt_BR
dc.subject Formación de profesores Libras - UFCG pt_BR
dc.subject Licenciatura en Libras - UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.creator FARIAS, Luana Costa de Farias.
dc.creator BITENCOURT, Manuela Barreto.
dc.creator GUADÊNCIO, Edmundo.
dc.creator RAMOS, Berenice Ferreira.
dc.creator MARIZ, Saulo Rios.
dc.creator SIMÕES, Raisa Fernandes Mariz.
dc.creator PEREIRA NETO, João Vicente.
dc.creator REIS, Maria da Glória Magalhães dos.
dc.creator LEIPNTTZ, Luciane.
dc.creator SEGABINAZI, Daniela M.
dc.creator SATIN, Ionara.
dc.creator RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.creator CAMPOS, Thales Lamonier Guedes.
dc.creator FARIAS, Aline Carolina Ferreira.
dc.creator FERNANDES, Aline Risseli Florindo Silva.
dc.creator SILVA, Ana Beatriz Aquino da.
dc.creator ARRUDA, Ana Karennina Silva.
dc.creator LIMA, Danielle Dayse Marques de.
dc.creator VASCONCELOS, Emanoelle Maria Brasil de.
dc.creator SILVA, Fábio Rodrigues da.
dc.creator AGUIAR, Girlaine Felizberto de Caldas.
dc.creator FERREIRA, Jadna de Sousa.
dc.creator SILVA, João Leonel de Farias.
dc.creator BELO, José Thiago Ferreira.
dc.creator RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.creator FARIAS, Luana Costa de.
dc.creator QUEIROZ, Mylena de Lima.
dc.creator MENEGON, Patrícia Pinheiro.
dc.creator NASCIMENTO, Solaneres Laértia Nunes Sabino.
dc.creator MENESES, Vitória Bento de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Human behavior and letters in our days. pt_BR
dc.identifier.citation PINHEIRO-MARIZ, Josilene; FARIAS, Luana Costa de; BITTENCOURT, Manuella Barreto; GAUDÊNCIO, Edmundo. O comportamento humano e as letras nos nossos dias. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-26-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta