dc.description.resumo |
Pensar O comportamento humano e as Letras nos nossos
dias é um delicioso desaio, assim como é um desaio ligar
pontos, aproximar distantes. A História da Literatura está repleta de
exemplos que mostram as relações entre as letras e o domínio da saúde,
por exemplo. O comportamento humano, particularmente, revela-se
ainda mais instigante quando tratado nas Letras, conforme se pode ver
em diversas peças teatrais de Molière, um hipocondríaco confesso, que
ao longo de toda a sua produção, sempre deixou claro o seu interesse
em criticar o comportamento médico na Paris do século XVII. Em
uma rápida leitura na produção desse importante dramaturgo da
história literária, encontramos personagens como Argan, um velho
hipocondríaco que utiliza de estratégias diversas para casar a sua ilha
com um médico a im de poder desfrutar desses serviços sem gastos
inanceiros. A busca pela cura de uma doença que nenhum médico
consegue descobrir é o leitmotiv da peça que recebo título que faz jus
ao seu enredo: Le malade imaginaire [O doente imaginário].
Sob o nosso olhar, essa obra do autor francês ilustra de modo
bastante evidenciado uma relação que é assaz antiga, datando mesmo
antes de Cristo, pois quando se lê: “Vaidade de vaidades! Tudo é
vaidade”, nas palavras do sábio rei Salomão, no livro de Eclesiastes,
pode-se entender que a riqueza e a sabedoria do nobre não pareciam
ser suicientes para dar a ele a alegria de viver. Não é difícil identiicar
elementos nessa fala do rei que expressam o quanto parecia estar
triste; este é um pensamento bastante discutido e admirado por sua
beleza poética. A busca pelo elo entre as Letras e o comportamento humano é vista,
neste livro, sob as formas mais diversas, por essa razão, a obra está divida
em quatro partes, que estabelecem pontes entre domínios do conhecimento
que são caros aos estudantes e demais proissionais de Letras,
mas também, da área da saúde. Este O comportamento humano e as
Letras nos nossos dias nasce das atividades executadas pelo PET-Letras/
UFCG no ano de 2019, ano que antecedeu a pandemia causada pelo
novo coronavirus e que provocou uma situação nunca antes vivenciada
por gerações. Inevitavelmente, os capítulos que compõem este livro são,
de alguma forma, fruto de tudo o que a humanidade tem passado diante
de um ser tão invisível quanto perigoso, que tem dizimado milhares de
vidas não só no Brasil, mas, em todo o mundo.
Pensar nessa temática é também uma forma de resgatar os muitos
laços estabelecidos entre áreas, é fazer a trans e interdisciplinaridade,
exigência primeira do Programa de Educação Tutorial (PET). Este
livro conta com a contribuição de professores de universidades distintas
como UnB, UEPB, UFPB, UFMA e, na sua maioria, evidentemente,
da UFCG. Iniciado os diálogos, no prefácio, do professor Edmundo
de Oliveira Gaudêncio: Torre de Papel: sobre blá-blá-blá, mi-mi-mi,
nhe-nhe-nhém...! já se pode perceber o quanto as pontes entre os
mais distintos domínios estão presentes aqui.
Assim, nos capítulos que compõem a primeira parte, o leitor se
deparará com os Diálogos entre as Letras e as ciências da Saúde,
abordando a HOMEOPATIA: cuidado integral que visa o equilíbrio
orgânico e emocional, sob a ótica de Berenice Ferreira Ramos; as
Perspectivas da literatura como uma prática integrativa e complementar
em saúde, sob o olhar de Saulo Rios Mariz e ainda a Saúde
emocional de crianças: desaios e propostas de intervenção para
o desenvolvimento de valores e realização de sentidos, segundo a
experiência de Raisa Fernandes Mariz Simões.
Na sequência, em Letras por Letras: relexões necessárias, o
leitor encontrará contribuições de colegas professores que tratam dessa relação, a partir de seus campos de trabalho, como é o caso do capítulo
Colonialismo e literatura nacional no romance togolês ‘La ille de
Nana-Benz’ de autoria de João Vicente Pereira Neto e Maria da Glória
Magalhães dos Reis; Sobre tradução e literatura e as formações em
Letras, de Luciane Leipnitz e Daniela M. Segabinazi; As ‘Itálias’
Machadianas, de Ionara Satin; Políticas de formação de professores:
discussões sobre o PIBID e a residência pedagógica na UFCG, de
Márcia Candeia Rodrigues; ‘Isabel de Castilla’: o diálogo histórico/
iccional em produções literárias e audiovisuais contemporâneas,
de hales Lamonier Guedes Campos e Cultura, multiculturalismo e
interculturalidade: Um diálogo Brasil x Espanha, de Aline Carolina
Ferreira Farias.
Na quarta parte do livro, PET Letras e o comportamento
humano, encontram-se os capítulos dos petianos e seus orientadores,
originados das pesquisas desenvolvidas em 2019, a saber: O
‘Role Playing Game’ (RPG) como alternativa metodológica no
desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e
socioemocionais, de Solaneres Laértia Nunes Sabino Nascimento,
João Leonel de Farias Silva, com a professora Laura Dourado Loula
Régis; Os discursos na construção do personagem masculino no
conto he Yellow Wallpaper, de Charlotte Perkins Gilman, de
Ana Karennina Silva Arruda, Ana Paula Herculano Barbosa, com a
professora Danielle Dayse Marques de Lima ; Do navio negreiro ao
canto da sala de Dona Inácia: representações sociais de infância e de
sofrimento em “Negrinha”, de Monteiro Lobato, de Emanoelle Maria
Brasil de Vasconcelos, Vitória Bento de Meneses e a professora Maria
Angélica de Oliveira; As representações gráicas da claustrofobia e
da prosopagnosia em ‘Diagnósticos’, de Diego Agrimbau e Lucas
Varela, de Fábio Rodrigues da Silva com a professora Mylena de Lima
Queiroz; ‘Maus’: a história de um sobrevivente: a desumanização
como elemento comportamental, de Ana Beatriz Aquino da Silva e
Jadna de Sousa Ferreira com a professora Patrícia Pinheiro Menegon; Sobre a produções literárias para crianças e jovens de autoras
africanas de língua francesa: um olhar para o comportamento
humano nas literaturas, de Luana Costa de Farias, Manuella Barreto
Bitencourt e a professora Josilene Pinheiro-Mariz.
Deixamos na última parte, uma discussão que nos é bastante cara,
uma vez que desde 2014, na primeira edição da Jornada, promovemos
a presença da Língua brasileira de sinais em uma mesa que tratava da
inclusão das línguas conhecidas como “minoritárias”. Nesta edição da
Jornada, o PET-Letras dá ênfase ao tema, dado o contexto de discussão
da temática do ano de 2019 e, assim, na parte A graduação em Letras
Libras: discussões imprescindíveis, professores da Unidade Acadêmica
de Letras discutiram, temas concernentes à situação de formação
do professor de Letras Libras/UFCG. Assim, o capítulo Desaios na
formação de professores de Libras no curso de Letras LIBRAS/
UFCG, de autoria de Aline Risseli Florindo Silva Fernandes, Girlaine
Felisberto de Caldas Aguiar e José Tiago Ferreira Belo, estabelece
pontes com todos os capítulos que constituem O comportamento
humano e as Letras nos nossos dias. Dessa forma, temos esta obra
como resultado, dos diálogos instituídos em setembro de 2019, quando
o PET-Letras promoveu a IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens,
ao lado do grupo de pesquisa LELLC (Laboratório de estudos de
letras e linguagens na contemporaneidade) e do grupo Abordagens
de textos literários na escola, ambos da Unidade Acadêmica de Letras
da Universidade Federal de Campina Grande e ligados ao Programa
de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE).
Este livro é mais do que um produto do PET-Letras/UFCG. É
fruto de inquietações e relexões que nos fazem repensar o nosso lugar,
enquanto agentes de transformação social, professores ou proissionais
da saúde. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
O comportamento humano e as letras nos nossos dias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-10T13:48:03Z |
|
dc.date.available |
2023-05-10 |
|
dc.date.available |
2023-05-10T13:48:03Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento humano |
pt_BR |
dc.subject |
Letras |
pt_BR |
dc.subject |
Culturas |
pt_BR |
dc.subject |
Plurilinguismo |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura como prática integrativa |
pt_BR |
dc.subject |
Homeopatia |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde emocional de crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialismo e literatura nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação em letras |
pt_BR |
dc.subject |
Itálias Machadianas |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de formação de professores - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de de Bolsas de Iniciação à Docência - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Multiculturalismo e interculturalidade - Brasil x Espanha |
pt_BR |
dc.subject |
PET Letras UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Role Playng Game - RPG |
pt_BR |
dc.subject |
Charlotte Perkins Gilman - conto The yellow wallpaper |
pt_BR |
dc.subject |
Monteiro Lobato - obra Negrinha |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de Libras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Graduação em Letras Libras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Human behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Letters |
pt_BR |
dc.subject |
Cultures |
pt_BR |
dc.subject |
Plurilingualism |
pt_BR |
dc.subject |
Literature as an integrative practice |
pt_BR |
dc.subject |
Homeopathy |
pt_BR |
dc.subject |
Children's emotional health |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialism and national literature |
pt_BR |
dc.subject |
Translation and literature |
pt_BR |
dc.subject |
Language training |
pt_BR |
dc.subject |
Machadian italies |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training policies - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Residence - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Multiculturalism and interculturality - Brazil x Spain |
pt_BR |
dc.subject |
PET Letters UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Tutorial Education Program - Letters UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Role Playing Game - RPG |
pt_BR |
dc.subject |
Charlotte Perkins Gilman - short story The yellow wallpaper |
pt_BR |
dc.subject |
Monteiro Lobato - work Negrinha |
pt_BR |
dc.subject |
Libras teacher training - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in Libras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Comportement humain |
pt_BR |
dc.subject |
Des lettres |
pt_BR |
dc.subject |
Des cultures |
pt_BR |
dc.subject |
Plurilinguisme |
pt_BR |
dc.subject |
La littérature comme pratique intégrative |
pt_BR |
dc.subject |
Homéopathie |
pt_BR |
dc.subject |
La santé émotionnelle des enfants |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialisme et littérature nationale |
pt_BR |
dc.subject |
Traduction et littérature |
pt_BR |
dc.subject |
Formation linguistique |
pt_BR |
dc.subject |
Machadian italies |
pt_BR |
dc.subject |
Politiques de formation des enseignants - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programme de bourses d'initiation à l'enseignement institutionnel - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Résidence pédagogique - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Multiculturalisme et interculturalité - Brésil x Espagne |
pt_BR |
dc.subject |
Lettres PET UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programme de tutorat éducatif - Lettres UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Jeu de rôle - RPG |
pt_BR |
dc.subject |
Charlotte Perkins Gilman - histoire courte Le papier peint jaune |
pt_BR |
dc.subject |
Monteiro Lobato - travail Negrinha |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants Balances - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Baccalauréat en Balance - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamiento humano |
pt_BR |
dc.subject |
Plurilingüismo |
pt_BR |
dc.subject |
La literatura como práctica integradora |
pt_BR |
dc.subject |
La salud emocional de los niños. |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialismo y literatura nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Traducción y literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Entrenamiento de lenguaje |
pt_BR |
dc.subject |
Italia machadia |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de formación docente - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Multiculturalismo e interculturalidad - Brasil x España |
pt_BR |
dc.subject |
Juego de rol - RPG |
pt_BR |
dc.subject |
Charlotte Perkins Gilman - cuento El fondo de pantalla amarillo |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores Libras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura en Libras - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. |
|
dc.creator |
FARIAS, Luana Costa de Farias. |
|
dc.creator |
BITENCOURT, Manuela Barreto. |
|
dc.creator |
GUADÊNCIO, Edmundo. |
|
dc.creator |
RAMOS, Berenice Ferreira. |
|
dc.creator |
MARIZ, Saulo Rios. |
|
dc.creator |
SIMÕES, Raisa Fernandes Mariz. |
|
dc.creator |
PEREIRA NETO, João Vicente. |
|
dc.creator |
REIS, Maria da Glória Magalhães dos. |
|
dc.creator |
LEIPNTTZ, Luciane. |
|
dc.creator |
SEGABINAZI, Daniela M. |
|
dc.creator |
SATIN, Ionara. |
|
dc.creator |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.creator |
CAMPOS, Thales Lamonier Guedes. |
|
dc.creator |
FARIAS, Aline Carolina Ferreira. |
|
dc.creator |
FERNANDES, Aline Risseli Florindo Silva. |
|
dc.creator |
SILVA, Ana Beatriz Aquino da. |
|
dc.creator |
ARRUDA, Ana Karennina Silva. |
|
dc.creator |
LIMA, Danielle Dayse Marques de. |
|
dc.creator |
VASCONCELOS, Emanoelle Maria Brasil de. |
|
dc.creator |
SILVA, Fábio Rodrigues da. |
|
dc.creator |
AGUIAR, Girlaine Felizberto de Caldas. |
|
dc.creator |
FERREIRA, Jadna de Sousa. |
|
dc.creator |
SILVA, João Leonel de Farias. |
|
dc.creator |
BELO, José Thiago Ferreira. |
|
dc.creator |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.creator |
FARIAS, Luana Costa de. |
|
dc.creator |
QUEIROZ, Mylena de Lima. |
|
dc.creator |
MENEGON, Patrícia Pinheiro. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Solaneres Laértia Nunes Sabino. |
|
dc.creator |
MENESES, Vitória Bento de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Human behavior and letters in our days. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene; FARIAS, Luana Costa de; BITTENCOURT, Manuella Barreto; GAUDÊNCIO, Edmundo. O comportamento humano e as letras nos nossos dias. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-26-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623 |
pt_BR |