DSpace/Manakin Repository

Avaliação da qualidade do serviço público prestado pelo Psicólogo do trânsito - proposta de pesquisa qualitativa.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O Exame Psicotécnico consiste em um trabalho de perícia, por meio de testes psicológicos, das principais capacidades mentais dos indivíduos, sendo obrigatório para os candidatos à obtenção, renovação (para condutores que exerçam atividade remunerada ao veículo) e adição de categorias à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A experiência de sete anos trabalhando com este público/candidato, fez surgir o interesse em analisar quantitativamente a satisfação do cliente à primeira habilitação quanto ao serviço prestado pelos profissionais credenciados. Notou-se que algumas percepções deste público eram repetidamente verbalizadas, de modo que uma investigação mais profunda sobre o assunto se mostrou necessária. Assim, este trabalho propõe a sugestão de uma pesquisa que visa quantificar a satisfação do cliente em relação ao serviço prestado pelo psicólogo, tendo como objetivo apresentar uma proposta de pesquisa com o intuito de analisar este fato, por meio da elaboração de um questionário estruturado, e fundamentado nas teorias de Representação Social e Determinantes da Qualidade na prestação de serviços. Este trabalho é, assim, uma proposta de pesquisa. A psicologia do trânsito, ainda carente em pesquisas e publicações, é sem dúvida um território fértil a ser explorado de forma responsável, tendo como foco a satisfação da população e, também, o reconhecimento dos profissionais envolvidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Avaliação da qualidade do serviço público prestado pelo Psicólogo do trânsito - proposta de pesquisa qualitativa. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The psychometric examination consists of a work of skill, through psychological tests, the main mental capacities of individuals, it is mandatory for applicants to obtain, renew (for drivers engaged in paid work to the vehicle) and adding categories to the National Driving License (CNH). The seven years' experience working with this public/applicant, gave rise in quantitatively analyze the customer satisfaction to the first qualification for the service provided by accredited professionals. It was noted that some of that public perceptions were voiced repeatedly, so that a deeper investigation on the matter proved necessary. Thus, this paper proposes the suggestion of a study aimed at measuring customer satisfaction in relation to the service provided by the psychologist, aiming to present a research proposal in order to analyze this effect, through the development of a structured questionnaire, and based on the theories of Social Representation and Determinants of Quality in service delivery. This work is thus a research proposal. The traffic psychology, still lacking in research and publications, is certainly a fertile territory to be exploited in a responsible way, focusing on the satisfaction of the population and also the recognition of professionals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29646
dc.date.accessioned 2023-05-11T11:55:30Z
dc.date.available 2023-05-11
dc.date.available 2023-05-11T11:55:30Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Psicólogo do trânsito pt_BR
dc.subject Avaliação de serviço público pt_BR
dc.subject Qualidade de serviço público pt_BR
dc.subject Avaliação da qualidade do serviço público pt_BR
dc.subject Pesquisa qualitativa pt_BR
dc.subject Exame Psicotécnico pt_BR
dc.subject Satisfação do cliente - Psicólogo do Detran pt_BR
dc.subject Representação social pt_BR
dc.subject Avaliação psicológica para o trânsito pt_BR
dc.subject Traffic psychologist pt_BR
dc.subject Public service evaluation pt_BR
dc.subject Public service quality pt_BR
dc.subject Evaluation of the quality of the public service pt_BR
dc.subject Qualitative research pt_BR
dc.subject Psychometric Examination pt_BR
dc.subject Customer Satisfaction - Detran Psychologist pt_BR
dc.subject Social representation pt_BR
dc.subject Psychological evaluation for traffic pt_BR
dc.subject Evaluación del servicio público pt_BR
dc.subject Calidad del servicio publico pt_BR
dc.subject Evaluación de la calidad del servicio público pt_BR
dc.subject Investigación cualitativa pt_BR
dc.subject Examen Psicométrico pt_BR
dc.subject Satisfacción del Cliente - Detran Psicólogo pt_BR
dc.subject Representación social pt_BR
dc.subject Evaluación psicológica para el tráfico. pt_BR
dc.subject Psychologue de la circulation pt_BR
dc.subject Évaluation de la fonction publique pt_BR
dc.subject La qualité du service public pt_BR
dc.subject Évaluation de la qualité du service public pt_BR
dc.subject Recherche qualitative pt_BR
dc.subject Examen psychométrique pt_BR
dc.subject Satisfaction client - Detran Psychologue pt_BR
dc.subject Représentation sociale pt_BR
dc.subject Évaluation psychologique de la circulation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BIANCHI, Daniela.
dc.creator PANDIM, Fábio José.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the quality of the public service provided by the Traffic Psychologist - qualitative research proposal. pt_BR
dc.identifier.citation BIANCHI, Daniela; PANDIM, Fabio José. Avaliação da qualidade do serviço público prestado pelo Psicólogo do trânsito - proposta de pesquisa qualitativa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29646 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta