dc.description.resumo |
O Exame Psicotécnico consiste em um trabalho de perícia, por meio de testes psicológicos,
das principais capacidades mentais dos indivíduos, sendo obrigatório para os candidatos à
obtenção, renovação (para condutores que exerçam atividade remunerada ao veículo) e adição
de categorias à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A experiência de sete anos
trabalhando com este público/candidato, fez surgir o interesse em analisar quantitativamente a
satisfação do cliente à primeira habilitação quanto ao serviço prestado pelos profissionais
credenciados. Notou-se que algumas percepções deste público eram repetidamente
verbalizadas, de modo que uma investigação mais profunda sobre o assunto se mostrou
necessária. Assim, este trabalho propõe a sugestão de uma pesquisa que visa quantificar a
satisfação do cliente em relação ao serviço prestado pelo psicólogo, tendo como objetivo
apresentar uma proposta de pesquisa com o intuito de analisar este fato, por meio da
elaboração de um questionário estruturado, e fundamentado nas teorias de Representação
Social e Determinantes da Qualidade na prestação de serviços. Este trabalho é, assim, uma
proposta de pesquisa. A psicologia do trânsito, ainda carente em pesquisas e publicações, é
sem dúvida um território fértil a ser explorado de forma responsável, tendo como foco a
satisfação da população e, também, o reconhecimento dos profissionais envolvidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da qualidade do serviço público prestado pelo Psicólogo do trânsito - proposta de pesquisa qualitativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The psychometric examination consists of a work of skill, through psychological tests, the
main mental capacities of individuals, it is mandatory for applicants to obtain, renew (for
drivers engaged in paid work to the vehicle) and adding categories to the National Driving
License (CNH). The seven years' experience working with this public/applicant, gave rise in
quantitatively analyze the customer satisfaction to the first qualification for the service
provided by accredited professionals. It was noted that some of that public perceptions were
voiced repeatedly, so that a deeper investigation on the matter proved necessary. Thus, this paper proposes the suggestion of a study aimed at measuring customer satisfaction in relation
to the service provided by the psychologist, aiming to present a research proposal in order to
analyze this effect, through the development of a structured questionnaire, and based on the
theories of Social Representation and Determinants of Quality in service delivery. This work
is thus a research proposal. The traffic psychology, still lacking in research and publications,
is certainly a fertile territory to be exploited in a responsible way, focusing on the satisfaction
of the population and also the recognition of professionals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29646 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-11T11:55:30Z |
|
dc.date.available |
2023-05-11 |
|
dc.date.available |
2023-05-11T11:55:30Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Psicólogo do trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de serviço público |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de serviço público |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da qualidade do serviço público |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa qualitativa |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Psicotécnico |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação do cliente - Psicólogo do Detran |
pt_BR |
dc.subject |
Representação social |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação psicológica para o trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic psychologist |
pt_BR |
dc.subject |
Public service evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Public service quality |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation of the quality of the public service |
pt_BR |
dc.subject |
Qualitative research |
pt_BR |
dc.subject |
Psychometric Examination |
pt_BR |
dc.subject |
Customer Satisfaction - Detran Psychologist |
pt_BR |
dc.subject |
Social representation |
pt_BR |
dc.subject |
Psychological evaluation for traffic |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación del servicio público |
pt_BR |
dc.subject |
Calidad del servicio publico |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación de la calidad del servicio público |
pt_BR |
dc.subject |
Investigación cualitativa |
pt_BR |
dc.subject |
Examen Psicométrico |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfacción del Cliente - Detran Psicólogo |
pt_BR |
dc.subject |
Representación social |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación psicológica para el tráfico. |
pt_BR |
dc.subject |
Psychologue de la circulation |
pt_BR |
dc.subject |
Évaluation de la fonction publique |
pt_BR |
dc.subject |
La qualité du service public |
pt_BR |
dc.subject |
Évaluation de la qualité du service public |
pt_BR |
dc.subject |
Recherche qualitative |
pt_BR |
dc.subject |
Examen psychométrique |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction client - Detran Psychologue |
pt_BR |
dc.subject |
Représentation sociale |
pt_BR |
dc.subject |
Évaluation psychologique de la circulation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BIANCHI, Daniela. |
|
dc.creator |
PANDIM, Fábio José. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of the quality of the public service provided by the Traffic Psychologist - qualitative research proposal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BIANCHI, Daniela; PANDIM, Fabio José. Avaliação da qualidade do serviço público prestado pelo Psicólogo do trânsito - proposta de pesquisa qualitativa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29646 |
pt_BR |