dc.description.resumo |
Hoje o mercado de mineração no Brasil está aquecido em razão dos grandes eventos que irão
ocorrer no País. Outro mercado, não tão diferente deste, é a reciclagem de material
proveniente de construção civil que hoje está em alta devido às novas exigências em relação
ao meio ambiente, portanto as organizações fornecedoras desses mercados devem estar
atentas. Para uma organização manter-se em qualquer mercado, além da qualidade dos
produtos, ela deve apresentar um preço de venda competitivo perante seus concorrentes.
Porém, isso não significa uma redução nos lucros, o que faria com que a empresa perdesse
dinheiro. Para alcançar o objetivo de preços competitivos a empresa pode adotar técnicas de
redução de despesas e principalmente custo, tanto em seus produtos como em seus processos.
Isto se resume em adotar estratégias de manufatura alinhadas com a Gestão Estratégica da
organização, a qual preza pelo lucro, pela sua existência da empresa no mercado e pelo
reconhecimento como inovadora. Uma boa análise de produto com uma equipe
multidisciplinar auxilia no levantamento de pontos críticos que aumentam o custo e podem
ser alterados a fim de reduzi-lo e mesmo assim atender aos requisitos do produto em
operação. Para tal feito pode ser levado em consideração o sistema Kaizen de redução de
custo onde busca a melhoria continua e suas análises propostas em relação ao processo de
manufatura e ao produto em si, a Engenharia Reversa e Desing For Manufacturing and
Assembly para o re-projeto e remodelamento do produto testando e comparando-o com outros
já existentes, alinhados juntos às informações colhidas e a estrutura fabril da organização para
redução do custo a fim de se praticar um preço de venda mais competitivo. Outra forma
adotada foi o uso da terceirização como estratégia competitiva. Neste presente trabalho,
realizado em uma empresa fabricante de equipamento, demonstra uma simples análise para
redução de custo em uma parte dos transportadores de correias, onde podemos obter uma redução de até R$5.000,00 no preço de venda praticado, tornando-o mais competitivo sem reduzir os lucros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Estudo e análise dos processos de manufatura para redução de custos: estudo de caso em um fabricante de equipamentos para mineração. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
Today the mining market in Brazil is hot seen big events that will occur in the country.
Another market, not so different from this, is the recycling of material from construction,
today is high because of the new requirements in relation to the environment, therefore
organizations providers of these markets should be aware. For an organization to keep in any
market, beyond product quality, it must present a sales price competitive against their
competitors. But that does not mean a reduction in profits, which would cause the company to
lose money. To achieve the goal of competitive prices the company can adopt techniques to
reduce expenses and especially cost both in their products and in their process. This
summarizes in adopting manufacturing strategies aligned with the Strategic Management of
the organization, which values the profit, the existence of the company in the market and the
company recognition as an innovator. A good product review with a multidisciplinary team
assists in raising critical points which increase the cost and can be changed to reduce the cost
and still meet the requirements of the product in operation. For such a feat can be take into
consideration the Kaizen system cost reduction which quest continuous improvement and
their analyzes proposed in relation to the manufacturing process and the product itself,
Reverse Engineering and Desing For Manufacturing and Assembly to re-design remodeling
and product testing and comparing it with other existing products, aligned the information
collected and the industrial structure of the organization to reduce costs in order to practice a
more competitive selling price. Another means was the use of outsourcing as a competitive
strategy. In this present work in a company equipment manufacturer for these markets,
demonstrates a analysis for cost reduction in one part of the conveyor belts, where we get a
reduction of up to R$5,000.00 in selling price, making it more competitive without reducing
profits. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29677 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-11T18:14:14Z |
|
dc.date.available |
2023-05-11 |
|
dc.date.available |
2023-05-11T18:14:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Processos de manufatura |
pt_BR |
dc.subject |
Manufatura |
pt_BR |
dc.subject |
Redução de custos - manufatura |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricante de equipamentos para mineração |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia reversa |
pt_BR |
dc.subject |
Mineração - fabricante de equipamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema Kaizen de redução de custo |
pt_BR |
dc.subject |
Design for manufacturing and assembly |
pt_BR |
dc.subject |
Terceirização como estratégia competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Produto - manufatura |
pt_BR |
dc.subject |
Manufacturing processes |
pt_BR |
dc.subject |
Manufacturing |
pt_BR |
dc.subject |
Cost reduction - manufacturing |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Mining equipment manufacturer |
pt_BR |
dc.subject |
reverse engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Mining - equipment manufacturer |
pt_BR |
dc.subject |
Kaizen cost reduction system |
pt_BR |
dc.subject |
Design for manufacturing and assembly |
pt_BR |
dc.subject |
Outsourcing as a competitive strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Product - manufacturing |
pt_BR |
dc.subject |
Procesos de manufactura |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricación |
pt_BR |
dc.subject |
Reducción de costes - fabricación |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de caso |
pt_BR |
dc.subject |
fabricante de equipos de mineria |
pt_BR |
dc.subject |
Ingeniería inversa |
pt_BR |
dc.subject |
Minería - fabricante de equipos |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de reducción de costos Kaizen |
pt_BR |
dc.subject |
Diseño para fabricación y montaje. |
pt_BR |
dc.subject |
La externalización como estrategia competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Producto - fabricación |
pt_BR |
dc.subject |
Processus de manufacture |
pt_BR |
dc.subject |
Fabrication |
pt_BR |
dc.subject |
Réduction des coûts - fabrication |
pt_BR |
dc.subject |
Étude de cas |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricant d'équipement minier |
pt_BR |
dc.subject |
Rétro-ingénierie |
pt_BR |
dc.subject |
Exploitation minière - équipementier |
pt_BR |
dc.subject |
Système de réduction des coûts Kaizen |
pt_BR |
dc.subject |
Conception pour la fabrication et l'assemblage |
pt_BR |
dc.subject |
L'externalisation comme stratégie concurrentielle |
pt_BR |
dc.subject |
Produit - fabrication |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CORRER, Ivan. |
|
dc.creator |
SILVA, Matheus Pereira da. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Ricardo José de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study and analysis of manufacturing processes to reduce costs: case study in a mining equipment manufacturer. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CORRER, Ivan; SILVA, Matheus Pereira da; OLIVEIRA, Ricardo José de. Estudo e análise dos processos de manufatura para redução de custos: estudo de caso em um fabricante de equipamentos para mineração. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29677 |
pt_BR |