DSpace/Manakin Repository

Gênero, sexualidade e suas interfaces com a socioeducação : Um estudo na Unidade Rita Gadelha em João Pessoas­ - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, J. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6664780423040091 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FÉLIX, Maria da Conceição.
dc.contributor.advisor1ID FÉLIX, M.C, pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3917422275913441 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
dc.contributor.referee1ID COSTA, C. M. O. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 RIBEIRO, Waleska Ramalho.
dc.contributor.referee2Lattes RIBEIRO, W. R. pt_BR
dc.description.resumo Essa pesquisa analisa a partir dos relatórios de gestão da socioeducação da Paraíba dos anos de 2019 e 2020, assim como dos principais documentos que estruturam e regulamentam o sistema socioeducativo, tendo como centralidade investigar e refletir a importância dada por esses documentos no que concerne às práticas pedagógicas de atendimento socioeducativo sobre as questões de gênero e sexualidade no âmbito da Unidade Socioeducativa Rita Gadelha/PB. Tratou­se de um estudo de metodologia qualitativa exploratória realizada por meio de estudo bibliográfico e documental, onde foram consultados o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Resolução n.119/2006 CONANDA, a Lei Sinase sob n. 12.594/2012, bem como o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Rita Gadelha - PB e os relatórios de Gestão da FUNDAC dos anos de 2019 e 2020. Desse modo, essa pesquisa foi realizada considerando que nas últimas décadas teve um avanço importante na elaboração de leis, resoluções, parâmetros e planos que objetivam melhorias no atendimento socioeducativo. Contudo, é estabelecido de forma introdutória a implementação que envolva um diálogo que vincule a dimensão da categoria gênero às práticas pedagógicas de atendimento socioeducativo. Considerando-se que a interlocução existente nos preceitos de tais documentos não contemplam apropriadamente as questões de gênero­-sexualidade, resultando em equívocos ou silenciamento, além de produzir flexibilidade para as práticas dos serviços socioeducacionais acerca dessa abordagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas pt_BR
dc.title Gênero, sexualidade e suas interfaces com a socioeducação : Um estudo na Unidade Rita Gadelha em João Pessoas­ - PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-08
dc.description.abstract This research proposes to analyze from the socio­education management reports of Paraíba from the years 2019 and 2020, as well as the main documents that structure and regulate the socio­educational system, with the centrality of investigating and reflecting on the importance given by these documents in what it concerns the pedagogical practices of socio­educational assistance on gender and sexuality issues within the scope of the Socio­Educational Unit Rita Gadelha/PB. It was a study of exploratory qualitative methodology carried out through a bibliographical and documentary study, where the Statute of the Child and Adolescent (ECA), Resolution n.119/2006 CONANDA, the Sinase Law under n. 12,594/2012, as well as the National Socio­Educational Assistance Plan, the Political Pedagogical Project (PPP) of the Rita Gadelha-PB Unit and the FUNDAC Management reports for the years 2019 and 2020. Thus, this research was carried out considering that in recent decades there has been an important advance in the elaboration of laws, resolutions, parameters and plans that aim at improvements in socio­educational care. However, it is established in an introductory way the implementation that involves a dialogue that links the dimension of the gender category to the pedagogical practices of socio­educational assistance. Considering that the existing interlocution in the precepts of such documents do not properly address gendersexuality issues, resulting in misunderstandings or silencing, in addition to producing flexibility for the practices of socio­educational services regarding this approach. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29717
dc.date.accessioned 2023-05-15T12:12:56Z
dc.date.available 2023-05-15
dc.date.available 2023-05-15T12:12:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Medidas Socioeducativas pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Socio­educational Measures pt_BR
dc.subject Managemen pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Teenagers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Juliana de Lourdes Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender, sexuality and their interfaces with socio-education: A study at the Rita Gadelha Unit in João Pessoa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Juliana de Lourdes Silva. Gênero, sexualidade e suas interfaces com a socioeducação: Um estudo na Unidade Rita Gadelha em João Pessoa­-PB. 72fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta