dc.creator.ID |
MOREIRA, M. R. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1554286042363904 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RABBANI, Soheil Rahnemay. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RABBANI, S. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8087783521324545 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
OLIVEIRA, César Cavalcanti de. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
OLIVEIRA, C. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7788245101571602 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GOMES, L. F. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DOURADO, A. B. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As cidades brasileiras, de um modo geral, enfrentam sérias deficiências
com relação às frotas de ônibus que atendem às suas populações. Em
termos quantitativos, as frotas de ônibus são insuficientes, com desconforta
veis excessos de lotação em padrões inaceitáveis. A situação será agravada
até o ano 2000, caso o problema não seja encarado com a importância devida ,
% demanda diária de transporte por ônibus no ano de 1990 nas principais
áreas urbanas brasileiras, serão incorporados mais 11,5 milhões de passageiros
por dia até o ano 2000. Qualitativamente, a idade dos veículos responde,
juntamente com uma manutenção precária, por uma significativa parcela da má
qualidade do serviço prestado.
Em termos da sua capacidade produtiva» a indústria brasileira de
Ônibus tem condições de atender ao mercado interno, porém é necessário melhorar
o padrão de qualidade dos veículos, especialmente os itens relacionados
ao conforto e à segurança dos usuários. Por outro lado, o elevado preço do
ônibus novo tem sido um dos principais empecilhos para a renovação e a ampliação
das frotas.
A regra geral prevalecente nas cidades brasileiras é a inexistên
cia de políticas de renovação e ampliação das frotas de ônibus. Uma análise
histórica sobre a Região Metropolitana do Recife, área piloto escolhida para
a pesquisa, revelou progressos satisfatórios, em decorrência, principalmente,
da existência de linhas de financiamento e da ocorrência de um razoável equi
líbrio financeiro do sistema de transporte público de passageiros.
No entanto, para que os efeitos sejam duradouros, a política a
ser implantada deveria incluir mecanismos institucionais (já recentemente in
troduzidos) e um aumento no controle sobre a parcela de depreciação dos veí
los. Seria necessário ainda analisar, mais detidamente, a metodologia de
cálculo da depreciação dos veículos e desvincular, do preço do Ônibus novo,
alguns itens da planilha de custos utilizada para fins tarifários.
Medidas adicionais deveriam contemplar a coordenação de todo o
processo pelo órgão local de gerência e uma maior atenção com a manutenção
dos veículos. A nível federal< as ações deveriam envolver o fortalecimento
das linhas de financiamento para o setor e um controle mais efetivo sobre
os preços praticados pela indústria nacional de ônibus. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia civil |
|
dc.title |
Estudo dos mecanismos e políticas de renovação e ampliação de frotas de ônibus urbanos no Brasil: caso da região metropolitana do Recife. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1993-04 |
|
dc.description.abstract |
Brazilian cities/ generally speaking, face serious deficiencies
with regard to the bus fleets that serve their populations. In quantitative
terms, the fleets are insufficient, presenting unacceptable patterns of
overcrowding. This situation w i l l continue to worsen until the year 2000
unless the problem is tackled with the priority due to i t . The daily demand
for bus transportation in 1990 in Brazil's main urban areas w i l l have
increased by another 11. 5 million passengers per day by the turn of the
century. Qualitatively, the age of the vehicles, together with their
precarious maintenance, accounts for a significant part of the poor service
provided.
In terms of i t s productive capacity, the Brazilian bus industry
is in a position to meet the demand of the internal market; i t needs ,
however, to improve the standards of quality of the vehicles, especially
the items relating to the comfort and safety of the users. Moreover, the
high price of new buses has been one of the chief constraints on the
renewal and expansion of the fleet.
The general rule prevailing in Brazilian cities is the
nonexistence of policies for the renewal and expansion of the fleet of
buses. A historical analysis of the Recife Metropolitan Region, the pilot
area chosen for the present research, nonetheless revealed some
satisfactory progress, resulting largely from the existence of lines of
finance and the reasonable financial equilibrium of the local public
system of passenger transportation.
Nevertheless, in order that the effects of the aforementioned
factors may be lasting, the policy to be implemented should include institu
tional mechanisms, recently introduced in fact, and an increased control
over the destination of the monetary value corresponding to the depreciation
of vehicles. I t w i l l also be necessary to undertake a more thorough
analysis of the method of calculating the depreciation of vehicles and to
unlink a number of items in the cost analysis used for fare calculation
purposes from the price of a new bus.
Additional measures should provide for the coordination of the
whole process by the local transportation authority and a greater emphasis
on vehicle maintenance. At the federal level, measures should include the
strengthening of the lines of credit to the sector and a more effective
control of the prices charged by Brazilian bus manufacturers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2972 |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-27T16:54:40Z |
|
dc.date.available |
2019-02-27 |
|
dc.date.available |
2019-02-27T16:54:40Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ônibus Urbano |
|
dc.subject |
City Bus |
|
dc.subject |
Política de Transporte Urbano |
|
dc.subject |
Urban Transport Policy |
|
dc.subject |
Renovação de Frota |
|
dc.subject |
Fleet Renewal |
|
dc.subject |
Transporte Urbano |
|
dc.subject |
Urban Transport |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOREIRA, Mauricio Renato Pina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of mechanisms and policies for renewal and expansion of urban bus fleets in Brazil in the metropolitan region of Recife. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Mauricio Renato Pina. Estudo dos mecanismos e políticas de renovação e ampliação de frotas de ônibus urbanos no Brasil: caso da região metropolitana do Recife. 1993. 189f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1993. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2972 |
pt_BR |