DSpace/Manakin Repository

A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA JÚNIOR, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3118087026280455 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARRETO, Maria Irisdene Batista
dc.contributor.referee2 NOVIKOFF, Cristina
dc.description.resumo O desenvolvimento do hábito da leitura é de suma importância na vida do aluno, sendo ela peça fundamental para a construção de seres críticos e atentos ao processo de globalização e mudanças pertinentes na sociedade. A dificuldade de desenvolver uma leitura crítica e coesa interfere no processo de construção de conhecimentos. A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, reflete sobre a ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar, a prática da leitura e a formação de leitores críticos dentro da sociedade, destacando o papel do professor e sua formação continuada, como peça fundamental desse processo. Busca, ainda, através da proposta de intervenção, evidenciar o lugar ocupado pela instituição escolar no incentivo ao desenvolvimento de leitores críticos e enfatizar a relevância de um planejamento que leve em consideração as necessidades do educando a fim de facilitar o processo de formação de leitores. O objetivo é mostrar as dificuldades que os alunos têm em fazer uma leitura e como as instituições escolares deixam a desejar nesse quesito, focando ainda a importância da formação do professor. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Back (1987), Cagliari (1989 e 1994), Freire (1996), Almeida (1997), Soares (1998), Antunes (2003) dentre outros autores que abordam a temática da leitura e da formação de bons leitores capazes de interpretar o mundo e a sociedade em que vivem e dela são sujeitos de transformação. No entanto, procurou-se chamar a atenção dos profissionais da educação, mediadores do saber ler dos alunos, em relação à necessidade de estratégias e recursos adequados para a prática leitora destes, haja vista o desprovimento de criticidade e entendimento, na grande maioria dos leitores, e as várias formas incorretas de se praticá-la. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The development of the habit of reading is of paramount importance in the life of the student, being a fundamental piece for the construction of critical beings and attentive to the process of globalization and pertinent changes in society. The difficulty of developing a critical and cohesive reading interferes with the process of knowledge construction. The present bibliographical research reflects on the re - signification of reading practices in the perspective of the activity of meaningful learning to the daily school life, the practice of reading and the formation of critical readers within the society, highlighting the role of the teacher and its continuing education , as a fundamental part of this process. It also seeks, through the intervention proposal, to highlight the place occupied by the school institution in encouraging the development of critical readers and to emphasize the relevance of a planning that takes into account the needs of the learner in order to facilitate the process of training of readers. The objective is to show the difficulties that the students have in reading and how the school institutions fail to wish in this respect, focusing also on the importance of teacher training. As theoretical support, this work is based on the considerations of Back (1987), Cagliari (1989 and 1994), Freire (1996), Almeida (1997), Soares (1998), Antunes (2003) among other authors that approach the theme of reading and the formation of good readers capable of interpreting the world and the society in which they live and of them are subjects of transformation. However, we sought to draw the attention of educational professionals, mediators of students' reading skills, regarding the need for adequate strategies and resources for the reading practice of these students, given the lack of criticality and understanding, in the vast majority of readers , and the various incorrect ways of practicing it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2973
dc.date.accessioned 2019-02-27T16:59:06Z
dc.date.available 2019-02-27
dc.date.available 2019-02-27T16:59:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Leitura crítica pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Critical reading pt_BR
dc.subject Training of readers pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Continuing Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reframing of reading practices from the perspective of meaningful learning activity in everyday school life. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa. A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta