DSpace/Manakin Repository

Análise da gestão ambiental no ramo varejista como fator gerador de vantagem competitiva.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A preocupação ambiental já chegou ao varejo, e já está construindo uma nova relação de comércio baseada em preocupações ambientalistas focada na continuidade dos negócios. Essa estratégia está sendo, e é demandada por um novo tipo de consumidor que se mostra mais preocupado com o futuro do planeta e deseja se sentir participante. Portanto, o presente estudo tem o objetivo de analisar práticas ambientais desenvolvidas pelo comércio varejista da cidade de Sumé-PB, identificando e demonstrando a importância e as vantagens competitivas que podem ser obtidas através da adoção de uma gestão ambiental voltada para o setor supermercadista Para tal foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, que teve como escopo investigar como as medias e pequenas empresas do varejo no setor supermercadistas da cidade, estão lidando com os resíduos gerados e com práticas de conscientização da população. Conclui-se que, todo o setor supermercadista, apresenta deficiências quanto ao descarte dos resíduos, enfatizando mais ao reaproveitamento do papelão e que as empresas não apresentam nenhum tipo de preocupação com práticas ambientais de conscientização e incentivo ao consumo ecológico. Os empresários necessitam se adaptar perante as oportunidades de negócios ecológicos, levando em consideração que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente com criatividade e consciência sustentável para transformar ameaças ambientais em oportunidades de negócios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Análise da gestão ambiental no ramo varejista como fator gerador de vantagem competitiva. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Environmental concern has reached the retail, and is already building a new trade relationship based on environmental concerns focused on business continuity. This strategy is being and is demanded by a new type of consumer who shows more concerned about the future of the planet and want to feel participant. Therefore, this study aims to analyze environmental practices developed by the retail trade in the city of Sumé in the state of Paraiba, identifying and demonstrating the importance and the competitive advantages that can be obtained through the adoption of an environmental management focused on the supermarket sector It is the result of a qualitative, exploratory and descriptive, which had the scope to investigate the medium and small retail businesses in the supermarket sector of the city, are dealing with the waste generated and public awareness practices. In conclusion, companies have shortcomings as well as waste disposal, emphasizing more the reuse of cardboard and that all companies do not have any concern with environmental practices of awareness and encouraging environmentally friendly consumption. Entrepreneurs need to adapt before the green business opportunities, taking into account that it is possible to make money and protect the environment with creativity and ecological awareness to turn environmental threats into business opportunities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29743
dc.date.accessioned 2023-05-15T18:50:16Z
dc.date.available 2023-05-15
dc.date.available 2023-05-15T18:50:16Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Gestão ambiental pt_BR
dc.subject Ramo varejista - gestão ambiental pt_BR
dc.subject Varejo - gestão ambiental pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.subject Responsabilidade ambiental pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Práticas ambientais - comércio varejista pt_BR
dc.subject Comércio varejista - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Sumé - PB - comércio varejista pt_BR
dc.subject Supermercados - Sumé - PB - práticas ambientais pt_BR
dc.subject Environmental management pt_BR
dc.subject Retail branch - environmental management pt_BR
dc.subject Retail - environmental management pt_BR
dc.subject Competitive advantage pt_BR
dc.subject Competitiveness pt_BR
dc.subject Environmental responsibility pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Environmental practices - retail trade pt_BR
dc.subject Retail trade - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Sumé - PB - retail trade pt_BR
dc.subject Supermarkets - Sumé - PB - environmental practices pt_BR
dc.subject Gestión ambiental pt_BR
dc.subject Sucursal minorista - gestión ambiental pt_BR
dc.subject Retail - gestión ambiental pt_BR
dc.subject Ventaja competitiva pt_BR
dc.subject Competitividad pt_BR
dc.subject Responsabilidad ambiental pt_BR
dc.subject Sostenibilidad pt_BR
dc.subject Prácticas ambientales - comercio minorista pt_BR
dc.subject Comercio al por menor - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Sumé - PB - comercio al por menor pt_BR
dc.subject Supermercados - Sumé - PB - prácticas ambientales pt_BR
dc.subject Gestion de l'environnement pt_BR
dc.subject Branche de détail - gestion environnementale pt_BR
dc.subject Commerce de détail - gestion environnementale pt_BR
dc.subject Avantage compétitif pt_BR
dc.subject Compétitivité pt_BR
dc.subject Responsabilité environnementale pt_BR
dc.subject Durabilité pt_BR
dc.subject Pratiques environnementales - commerce de détail pt_BR
dc.subject Commerce de détail - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Sumé - PB - commerce de détail pt_BR
dc.subject Supermarchés - Sumé - PB - pratiques environnementales pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Juliane Vasconcelos da.
dc.creator PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.
dc.creator SANTOS, Joelma Sales dos.
dc.creator OLIVEIRA, Adriano Matos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of environmental management in the retail sector as a factor that generates competitive advantage. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Juliane Vasconcelos da; PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto; SANTOS, Joelma Sales dos; OLIVEIRA, Adriano Matos de. Análise da gestão ambiental no ramo varejista como fator gerador de vantagem competitiva. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental e biogeografia. Itaituba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29743 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta