DSpace/Manakin Repository

Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABRANTES, N. N. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8613729195526518 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo O presente artigo constitui-se na atividade final do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento Escolar da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. Tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da gestão democrática evidenciando, sobretudo o papel da coordenação pedagógica e da gestão. A gestão democrática faz-se presente como uma nova postura diante da sociedade, e por isso, a visão dessa gestão tem sido ampliada, porem, ainda não esta acontecendo em todas as instancias da educação, o que se configura como eixo fulcral nas discussões e reflexões deste trabalho e ao longo do curso. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma entrevista estruturada contendo dez perguntas sobre o tema, um levantamento bibliográfico e coleta de dados pautada na abordagem qualitativa. A entrevista foi aplicada a gestora de uma escola publica da cidade de Sousa/PB. A analise dos dados obtidos neste trabalho levou-nos a reafirmar que a gestão escolar democrática e um desafio, e que a atuação do gestor e fundamental para conhecer a realidade escolar, dimensionar os problemas encontrados e descentralizar atividades para a execução de um trabalho coletivo. A coordenação pedagógica vivencia também esse contexto de desafios. E da coordenação pedagógica a ação de acolher e se responsabilizar pela formação docente, bem como, o estimulo para estabelecer uma gestão democrática com elos de autonomia e participação que pode mudar significativamente os rumos que a escola e a educação dos sujeitos tomam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão escolar. pt_BR
dc.title Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This article constitutes the final activity of the Graduate Course in Management and School Planning at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. It aims to make some considerations about democratic management, highlighting, above all, the role of pedagogical coordination and management. Democratic management is present as a new attitude towards society, and therefore, the vision of this management has been expanded, however, it is not yet happening in all instances of education, which is configured as a central axis in the discussions and reflections of this work and throughout the course. From the methodological point of view, a structured interview was carried out containing ten questions on the subject, a bibliographic survey and data collection based on a qualitative approach. The interview was applied to the manager of a public school in the city of Sousa/PB. The analysis of the data obtained in this work led us to reaffirm that democratic school management is a challenge, and that the manager's performance is fundamental to know the school reality, measure the problems encountered and decentralize activities for the execution of a collective work. Pedagogical coordination also experiences this context of challenges. And from the pedagogical coordination, the action of welcoming and taking responsibility for teacher training, as well as the stimulus to establish a democratic management with links of autonomy and participation that can significantly change the directions that the school and the education of the subjects take. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855
dc.date.accessioned 2023-05-19T00:17:25Z
dc.date.available 2023-05-18
dc.date.available 2023-05-19T00:17:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Coordenação pedagógica pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Democratic management pt_BR
dc.subject Pedagogical coordination pt_BR
dc.subject Participation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Democratic school management: weaving reflections. pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar democrática: tecendo reflexões Projeto político. 2016. 17f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta