dc.contributor.advisor1 |
BRAZ, Rafael Francisco. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRAZ, R. F |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5028169626414644 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VASCONCELOS , Clara Mayara de Almeida. |
|
dc.contributor.referee2 |
BATISTA , Francisco Pereira. |
|
dc.description.resumo |
Atualmente, a Internet é o maior campo de pesquisa, investigação e comunicação
da sociedade hipermoderna. Sendo assim, as condições de textos e contextos
expostos são associadas ao uso das tecnologias na prática docente. Desse modo, o
presente trabalho foi desenvolvido por meio de processamento de linguagens,
especificamente fazendo uso do estudo dos gêneros textuais, partindo da
necessidade de analisar os elementos constitutivos do gênero, tendo como proposta
expor por via específica do estudo dos dados estruturados dos gêneros em geral
seja um gênero lírico como o poema que será analisado neste trabalho, ou outro tipo
de leitura correspondente, proporcionar a conscientização sobre a importância da
inclusão da multimodalidade no meio educacional, ressaltar os avanços das
tecnologias e como elas podem contribuir para que haja um melhor desempenho na
construção do saber, além de relatar a produção de uma sequência didática. Nesse
contexto, o Instagram como rede social surge como objeto de grande poder e
expansão de conteúdo tornando-se bastante eficaz na publicidade e disseminação
do saber. Assim sendo, proponho neste trabalho, uma análise dessa rede social,
levando em conta seus benefícios, procurando descrever e categorizar suas
ferramentas em favor da prática docente, visando em especial às proporções e o
alcance das suas linhas de transmissão das informações através dele fornecidas,
impulsionando dessa forma o seguimento do conteúdo, gerando como resultado
construção de identidade discursiva que permite questionamentos sobre aquilo que
é dito, de maneira construtiva, abrindo espaços para opiniões e compartilhamentos,
entre essa e outras redes sociais, através da publicação no meu Instagram pessoal,
@tatianagomesm. O postulado das informações descritas aqui é de que o gênero
como unidade de interação linguística, está quase sempre implícito em diversas
situações e contextos que lhes são constitutivos. Ao mesmo tempo esses discursos
digitais se envolvem, sendo necessária a compreensão desta análise e das
diretrizes utilizadas nessas modalidades trabalhadas. A importância deste presente
trabalho está ancorada ao uso cotidiano da plataforma Instagram e como os gêneros
podem se comportar neste meio. Salientando o aumento das interações virtuais nas
últimas décadas, especificamente nos últimos anos em que um maior número de
pessoas precisou fazer uso das tecnologias de maneira mais necessitada,
motivadas pela pandemia Mundial do Covid-19, proporcionando assim uma abertura
de espaço para expandir os gêneros. Os resultados demonstram como a
representação dos elementos constituintes do gênero pode condensar as
informações ofertadas de maneira hierarquizada e dinâmica. A metodologia utilizada
foi de cunho quanti-qualitativo de caráter bibliográfico - descritivo através da coleta
de dados. Ao final da pesquisa, entende-se ser necessário que aconteçam mais
pesquisas nesse mesmo seguimento que possam assumir o papel de aproximar a
ciência da linguagem como encanto dos gêneros e hipergêneros com os tempos e
tecnologias atuais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Os gêneros hipermodais e o uso das tecnologias na prática docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-04-15 |
|
dc.description.abstract |
Currently, the internet is the greatest field of research, investigation and
communication in the hypermodern society. Therefore, its conditions of texts and
exposed contexts are associated with the use of technologies in teaching practice.
Thus, the present academic work was developed through language processing,
specifically making use of the study of textual genres, starting from the need to
analyze the constituent elements of the genre, with the proposal to expose through a
specific study of integrated data of the general genres, a literary genre as the poem
that will be analyzed on this academic work or another corresponding reading, to
raise awareness about the importance of multimodality inclusion in the educational
system, emphasize the technological advances and how its can contribute to a better
performance in the construction of knowledge, in addition to reporting the production
of a teaching sequence. In this context, Instagram as a social media arises as an
object of great power and matter expansion, becoming quite effective in the
advertising and dissemination of knowledge. Therefore, this paper aims to analyze
this social media, considering its benefits, trying to describe and categorize its
features in favor of teaching practice, looking in particular at the measures and scope
of its transmission lines of information provided through it, thus boosting the
continuation of the content, generating as a result the construction of a discursive
identity that allows questions about what is said, in a constructive way, opening
spaces for opinions and sharing, between this and other social media, by posting on
my personal Instagram account, @tatianagomesm. The postulate of the information
described here is that the genre, as a unit of linguistic interaction, is almost always
implicit in different situations and contexts that are constitutive of them. At the same
time, these digital discourses are involved, being necessary to understand this
analysis and the guidelines used in the modalities generated. The importance of this
academic work is based in the daily use of the Instagram Platform and how genres
can behave in this ambient. Emphasizing the increase of virtual interactions in recent
decades, specifically in the last years when a greater number of people needed to
use technologies in a more necessary way, motivated by the global pandemic of
Covid-19, consequently providing an open space to expand genres. The results
demonstrate how the representation of the constituent elements of the genre can
synthesize the information offered in a hierarchical and dynamic way. The
methodology used was a quanti-qualitative approach of bibliographical research -
descriptive through data collection. At the end of the research, it is understood that it
is necessary to conduct more research in this same segment that can assume the
role of approaching the science of language as the charm of genres and hyper
genres with the times and current technologies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29868 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-19T15:00:39Z |
|
dc.date.available |
2023-05-19 |
|
dc.date.available |
2023-05-19T15:00:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero Textual |
pt_BR |
dc.subject |
Hipergênero |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros Hipermodais |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Docente - Tecnologias - Instagram |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Genre |
pt_BR |
dc.subject |
hypergender |
pt_BR |
dc.subject |
Hypermodal Genres |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice - Technologies - Instagram |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Tatiana da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hypermodal genres and the use of technologies in teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Tatiana da Silva. Os gêneros hipermodais e o uso das tecnologias na prática docente. 2023. 38f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |