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A economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901).

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dc.description.resumo O historiador Josemir Camilo de Melo nos apresenta a história da ferrovia inglesa he Conde D’Eu Railway Company, preenchendo várias lacunas com informações inéditas, num estudo fundamentado em pesquisas profundas e detalhadas, tanto de arquivos no Brasil, como na Inglaterra, onde o autor passou tempo examinando documentação primária na London School of Economics, na British Library e no Public Record Oice, entre outros importantes acervos. Doutor pela UFPE [2000] com a tese Modernização e mudanças: um trem inglês nos canaviais do Nordeste (1852-1902), e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano desde novembro de 2015, o professor Josemir Camilo de Melo demonstra mais uma vez a rigorosa disciplina e o cuidado com que ele trata dos fatos históricos. Dono de um currículo de publicações que o coloca na preeminência da pesquisa de aspetos econômicos, sociais e políticos da época da modernização do Nordeste do Brasil e da chegada de ferrovias, inicialmente com know-how inglês durante a segunda metade do século XIX, este historiador mostra completo domínio da história da época em pauta. Conheço e admiro o historiador Josemir Camilo de Melo há mais de vinte anos, desde que trocamos informações sobre a história da rede ferroviária he Great Western of Brazil Railway. Aproveitei muito da sua organização da valiosa coleção de documentos sobre este tema no Arquivo Público de Pernambuco, em Recife. Considero que o professor Josemir Camilo de Melo é a primeira autoridade atual nas questões históricas do desenvolvimento ferroviário no Nordeste do Brasil, levando em conta o alcance do seu trabalho impresso. Suas obras nesse tema abrangem investimentos ferroviários ingleses na região e as consequências sociais e econômicas da transição para o trabalho assalariado, em especial através do seu livro Ferrovias inglesas e mobilidade social no Nordeste: 1850-1900 (2008) e a sua mais recente publicação, A primeira ferrovia inglesa no Brasil – he Recife-São Francisco Railway (2016). Este livro trata da história da estrada de ferro he Conde D’Eu Railway na Paraíba, uma análise histórica que examina detalhadamente a empresa inglesa dentro do contexto social, político e econômico desse período. A ferrovia começa com uma concessão outorgada pela Princesa Isabel em dezembro de 1871, com o intuito de estabelecer uma estrada de ferro desde a capital provincial até Alagoa Grande, com ramais a Ingá (a sudoeste) e a Independência (ao norte). Esse decreto imperial foi reforçado com o apoio de uma lei provincial aprovada em junho de 1872, que garantiu juros anuais de 7% sobre um capital máximo de investimento de 5.000:000$000. Não despertou inicialmente nenhum interesse entre os investidores até que o governo imperial, em abril de 1874, confirmasse a oferta provincial e acrescentasse um incentivo adicional — aumentando o período exclusivo de operação da ferrovia de cinquenta para noventa anos — e depois, em agosto de 1875, concedesse uma soma adicional de 1.000:000$000. Essa medida tornou-se atrativa aos investidores na Grã-Bretanha e, em setembro de 1875, a Conde d’Eu Railway Company foi organizada em Londres expressamente para aproveitar essa concessão. Depois de vários atrasos, a construção da linha começou em agosto de 1880, e o primeiro trecho de trinta quilômetros ligando Paraíba (a capital) com Entroncamento, perto de Sapé, foi inaugurado no ano seguinte. A empresa perdurou até 1901, quando o governo republicano resolveu expropriar a companhia por 615.000 libras e arrendar a linha principal existente e os ramais à he Great Western of Brazil Company. Esses são os fatos gerais e relativamente bem conhecidos. O que o historiador Josemir Camilo de Melo oferece é um estudo minucioso do contexto histórico, começando com a primeira metade do século XIX, quando a Paraíba era uma das províncias mais pobres da nação e quase totalmente dependente de Pernambuco. Essa pobreza e marginalização continuou em relação às outras províncias. A Paraíba não desfrutou inicialmente da modernização capitalista, comandada pelo capital inglês e subsidiada pelo governo imperial, que já estava transformando o Brasil, a partir da década de 1870. Com muitas informações inéditas, baseadas em fontes primárias de grande importância, tais como relatórios de cônsules britânicos, este livro explica em detalhes como a ferrovia finalmente veio para mudar a província da Paraíba. Achei especialmente reveladora a terceira parte do livro, que trata da questão da presença inglesa na Paraíba e o porquê do interesse dos investidores britânicos nesta província —como disse o historiador — a Paraíba para inglês ver! Ao longo de todo o livro, o autor apoia suas informações e opiniões com descrições pormenorizadas, tabelas de dados (muitas vezes, inéditos) e finaliza com apêndices importantes, incluindo uma cronologia da ferrovia, dados de receitas e balanços da ferrovia por ano, lucros comparativos de ferrovias inglesas no Brasil e detalhes das estações da ferrovia Conde D’Eu. Recomendo sem reserva aos historiadores e estudantes interessados em conhecer mais sobre o desenvolvimento da Paraíba no século XIX, em particular, as contribuições das estradas de ferro; e apresenao público em geral que queira saber mais sobre a formação social, política e econômica da Paraíba. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História da Paraíba pt_BR
dc.title A economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901). pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29882
dc.date.accessioned 2023-05-19T21:31:58Z
dc.date.available 2023-05-19
dc.date.available 2023-05-19T21:31:58Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Economia paraibana - século XIX
dc.subject História do Brasil
dc.subject Brasil império
dc.subject História da Paraíba - Economia
dc.subject Quebra-quilos
dc.subject Paraíba oitocentista - meios de transporte
dc.subject Meios de transporte - Paraíba oitocentista
dc.subject Porto da Paraíba - Sanhauá / Varadouro
dc.subject Sanhauá / Varadouro - porto da Paraíba
dc.subject Ingleses na Paraíba
dc.subject Ferrovias na Paraíba
dc.subject Paraíba no processo ferroviário
dc.subject Processo ferroviário - Paraíba
dc.subject Engenhos - Paraíba oitocentista
dc.subject Algodão - Paraíba oitocentista
dc.subject Ferrovia inglesa na Paraíba
dc.subject The Conde D’Eu Railway Company - Paraíba - Brasil - 1875-1901
dc.subject Economy of Paraíba - 19th century
dc.subject History of Brazil
dc.subject Brazil empire
dc.subject History of Paraíba - Economy
dc.subject Weight breakers
dc.subject Nineteenth-century Paraíba - means of transport
dc.subject Means of transport - 19th century Paraíba
dc.subject Port of Paraíba - Sanhauá / Varadouro
dc.subject Sanhauá / Varadouro - port of Paraíba
dc.subject British in Paraíba
dc.subject Railroads in Paraíba
dc.subject Paraíba in the rail process
dc.subject Railway process - Paraíba
dc.subject Engenhos - 19th century Paraíba
dc.subject Cotton - 19th century Paraíba
dc.subject English railway in Paraíba
dc.subject The Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brazil - 1875-1901
dc.subject Economía de Paraíba - Siglo XIX
dc.subject Historia de Brasil
dc.subject Imperio brasil
dc.subject Historia de Paraíba - Economía
dc.subject Interruptores de peso
dc.subject Paraíba del siglo XIX - medio de transporte
dc.subject Medios de transporte - Paraíba del siglo XIX
dc.subject Puerto de Paraíba - Sanhauá / Varadouro
dc.subject Sanhauá / Varadouro - puerto de Paraíba
dc.subject Británicos en Paraíba
dc.subject Ferrocarriles en Paraíba
dc.subject Paraíba en el proceso ferroviario
dc.subject Proceso ferroviario - Paraíba
dc.subject Engenhos - Paraíba del siglo XIX
dc.subject Algodón - Paraíba del siglo XIX
dc.subject Ferrocarril Inglés en Paraíba
dc.subject La Compañía Ferroviaria Conde D'Eu - Paraíba - Brasil - 1875-1901
dc.subject Économie de Paraíba - XIXe siècle
dc.subject Histoire du Brésil
dc.subject Empire du brésil
dc.subject Histoire de Paraíba - Economie
dc.subject Briseurs de poids
dc.subject Paraíba du XIXe siècle - moyen de transport
dc.subject Moyens de transport - Paraíba du XIXe siècle
dc.subject Port de Paraíba - Sanhauá / Varadouro
dc.subject Sanhauá / Varadouro - port de Paraíba
dc.subject Britannique à Paraíba
dc.subject Gares à Paraíba
dc.subject Paraíba dans le processus ferroviaire
dc.subject Processus ferroviaire - Paraíba
dc.subject Engenhos - Paraíba du XIXe siècle
dc.subject Coton - Paraíba du XIXe siècle
dc.subject Chemin de fer anglais à Paraíba
dc.subject The Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brésil - 1875-1901
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Josemir Camilo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The economy of Paraíba in the 19th century and English capital: The Conde D'Eu Railway (1875-1901). pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Josemir Camilo de. A economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901). Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-85-8001-275-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29882 pt_BR


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