dc.description.resumo |
O historiador Josemir Camilo de Melo nos apresenta
a história da ferrovia inglesa he Conde D’Eu
Railway Company, preenchendo várias lacunas
com informações inéditas, num estudo fundamentado em pesquisas
profundas e detalhadas, tanto de arquivos no Brasil, como na
Inglaterra, onde o autor passou tempo examinando documentação
primária na London School of Economics, na British Library e no
Public Record Oice, entre outros importantes acervos.
Doutor pela UFPE [2000] com a tese Modernização e mudanças:
um trem inglês nos canaviais do Nordeste (1852-1902), e
sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano desde
novembro de 2015, o professor Josemir Camilo de Melo demonstra
mais uma vez a rigorosa disciplina e o cuidado com que ele trata
dos fatos históricos. Dono de um currículo de publicações que o
coloca na preeminência da pesquisa de aspetos econômicos, sociais
e políticos da época da modernização do Nordeste do Brasil e da
chegada de ferrovias, inicialmente com know-how inglês durante a
segunda metade do século XIX, este historiador mostra completo
domínio da história da época em pauta.
Conheço e admiro o historiador Josemir Camilo de Melo há
mais de vinte anos, desde que trocamos informações sobre a história
da rede ferroviária he Great Western of Brazil Railway. Aproveitei
muito da sua organização da valiosa coleção de documentos sobre
este tema no Arquivo Público de Pernambuco, em Recife. Considero
que o professor Josemir Camilo de Melo é a primeira autoridade
atual nas questões históricas do desenvolvimento ferroviário no Nordeste do Brasil, levando em conta o alcance do seu trabalho
impresso. Suas obras nesse tema abrangem investimentos ferroviários
ingleses na região e as consequências sociais e econômicas da
transição para o trabalho assalariado, em especial através do seu
livro Ferrovias inglesas e mobilidade social no Nordeste: 1850-1900
(2008) e a sua mais recente publicação, A primeira ferrovia inglesa
no Brasil – he Recife-São Francisco Railway (2016).
Este livro trata da história da estrada de ferro he Conde
D’Eu Railway na Paraíba, uma análise histórica que examina detalhadamente
a empresa inglesa dentro do contexto social, político
e econômico desse período. A ferrovia começa com uma concessão
outorgada pela Princesa Isabel em dezembro de 1871, com o intuito
de estabelecer uma estrada de ferro desde a capital provincial até
Alagoa Grande, com ramais a Ingá (a sudoeste) e a Independência
(ao norte). Esse decreto imperial foi reforçado com o apoio de uma
lei provincial aprovada em junho de 1872, que garantiu juros anuais
de 7% sobre um capital máximo de investimento de 5.000:000$000.
Não despertou inicialmente nenhum interesse entre os investidores
até que o governo imperial, em abril de 1874, confirmasse a oferta
provincial e acrescentasse um incentivo adicional — aumentando
o período exclusivo de operação da ferrovia de cinquenta para noventa
anos — e depois, em agosto de 1875, concedesse uma soma
adicional de 1.000:000$000. Essa medida tornou-se atrativa aos
investidores na Grã-Bretanha e, em setembro de 1875, a Conde d’Eu
Railway Company foi organizada em Londres expressamente para
aproveitar essa concessão. Depois de vários atrasos, a construção da
linha começou em agosto de 1880, e o primeiro trecho de trinta
quilômetros ligando Paraíba (a capital) com Entroncamento, perto
de Sapé, foi inaugurado no ano seguinte. A empresa perdurou até 1901, quando o governo republicano resolveu expropriar a companhia
por 615.000 libras e arrendar a linha principal existente e
os ramais à he Great Western of Brazil Company.
Esses são os fatos gerais e relativamente bem conhecidos.
O que o historiador Josemir Camilo de Melo oferece é um estudo
minucioso do contexto histórico, começando com a primeira metade
do século XIX, quando a Paraíba era uma das províncias mais pobres
da nação e quase totalmente dependente de Pernambuco. Essa
pobreza e marginalização continuou em relação às outras províncias.
A Paraíba não desfrutou inicialmente da modernização capitalista,
comandada pelo capital inglês e subsidiada pelo governo imperial,
que já estava transformando o Brasil, a partir da década de 1870.
Com muitas informações inéditas, baseadas em fontes primárias
de grande importância, tais como relatórios de cônsules britânicos,
este livro explica em detalhes como a ferrovia finalmente veio para
mudar a província da Paraíba. Achei especialmente reveladora a
terceira parte do livro, que trata da questão da presença inglesa na
Paraíba e o porquê do interesse dos investidores britânicos nesta
província —como disse o historiador — a Paraíba para inglês ver!
Ao longo de todo o livro, o autor apoia suas informações e
opiniões com descrições pormenorizadas, tabelas de dados (muitas
vezes, inéditos) e finaliza com apêndices importantes, incluindo uma
cronologia da ferrovia, dados de receitas e balanços da ferrovia por
ano, lucros comparativos de ferrovias inglesas no Brasil e detalhes
das estações da ferrovia Conde D’Eu.
Recomendo sem reserva aos historiadores e estudantes interessados
em conhecer mais sobre o desenvolvimento da Paraíba no
século XIX, em particular, as contribuições das estradas de ferro; e apresenao
público em geral que queira saber mais sobre a formação social,
política e econômica da Paraíba. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História da Paraíba |
pt_BR |
dc.title |
A economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29882 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-19T21:31:58Z |
|
dc.date.available |
2023-05-19 |
|
dc.date.available |
2023-05-19T21:31:58Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Economia paraibana - século XIX |
|
dc.subject |
História do Brasil |
|
dc.subject |
Brasil império |
|
dc.subject |
História da Paraíba - Economia |
|
dc.subject |
Quebra-quilos |
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dc.subject |
Paraíba oitocentista - meios de transporte |
|
dc.subject |
Meios de transporte - Paraíba oitocentista |
|
dc.subject |
Porto da Paraíba - Sanhauá / Varadouro |
|
dc.subject |
Sanhauá / Varadouro - porto da Paraíba |
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dc.subject |
Ingleses na Paraíba |
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dc.subject |
Ferrovias na Paraíba |
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dc.subject |
Paraíba no processo ferroviário |
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dc.subject |
Processo ferroviário - Paraíba |
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dc.subject |
Engenhos - Paraíba oitocentista |
|
dc.subject |
Algodão - Paraíba oitocentista |
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dc.subject |
Ferrovia inglesa na Paraíba |
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dc.subject |
The Conde D’Eu Railway Company - Paraíba - Brasil - 1875-1901 |
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dc.subject |
Economy of Paraíba - 19th century |
|
dc.subject |
History of Brazil |
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dc.subject |
Brazil empire |
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dc.subject |
History of Paraíba - Economy |
|
dc.subject |
Weight breakers |
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dc.subject |
Nineteenth-century Paraíba - means of transport |
|
dc.subject |
Means of transport - 19th century Paraíba |
|
dc.subject |
Port of Paraíba - Sanhauá / Varadouro |
|
dc.subject |
Sanhauá / Varadouro - port of Paraíba |
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dc.subject |
British in Paraíba |
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dc.subject |
Railroads in Paraíba |
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dc.subject |
Paraíba in the rail process |
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dc.subject |
Railway process - Paraíba |
|
dc.subject |
Engenhos - 19th century Paraíba |
|
dc.subject |
Cotton - 19th century Paraíba |
|
dc.subject |
English railway in Paraíba |
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dc.subject |
The Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brazil - 1875-1901 |
|
dc.subject |
Economía de Paraíba - Siglo XIX |
|
dc.subject |
Historia de Brasil |
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dc.subject |
Imperio brasil |
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dc.subject |
Historia de Paraíba - Economía |
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dc.subject |
Interruptores de peso |
|
dc.subject |
Paraíba del siglo XIX - medio de transporte |
|
dc.subject |
Medios de transporte - Paraíba del siglo XIX |
|
dc.subject |
Puerto de Paraíba - Sanhauá / Varadouro |
|
dc.subject |
Sanhauá / Varadouro - puerto de Paraíba |
|
dc.subject |
Británicos en Paraíba |
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dc.subject |
Ferrocarriles en Paraíba |
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dc.subject |
Paraíba en el proceso ferroviario |
|
dc.subject |
Proceso ferroviario - Paraíba |
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dc.subject |
Engenhos - Paraíba del siglo XIX |
|
dc.subject |
Algodón - Paraíba del siglo XIX |
|
dc.subject |
Ferrocarril Inglés en Paraíba |
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dc.subject |
La Compañía Ferroviaria Conde D'Eu - Paraíba - Brasil - 1875-1901 |
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dc.subject |
Économie de Paraíba - XIXe siècle |
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dc.subject |
Histoire du Brésil |
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dc.subject |
Empire du brésil |
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dc.subject |
Histoire de Paraíba - Economie |
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dc.subject |
Briseurs de poids |
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dc.subject |
Paraíba du XIXe siècle - moyen de transport |
|
dc.subject |
Moyens de transport - Paraíba du XIXe siècle |
|
dc.subject |
Port de Paraíba - Sanhauá / Varadouro |
|
dc.subject |
Sanhauá / Varadouro - port de Paraíba |
|
dc.subject |
Britannique à Paraíba |
|
dc.subject |
Gares à Paraíba |
|
dc.subject |
Paraíba dans le processus ferroviaire |
|
dc.subject |
Processus ferroviaire - Paraíba |
|
dc.subject |
Engenhos - Paraíba du XIXe siècle |
|
dc.subject |
Coton - Paraíba du XIXe siècle |
|
dc.subject |
Chemin de fer anglais à Paraíba |
|
dc.subject |
The Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brésil - 1875-1901 |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Josemir Camilo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The economy of Paraíba in the 19th century and English capital: The Conde D'Eu Railway (1875-1901). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Josemir Camilo de. A economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901). Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-85-8001-275-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29882 |
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